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Dia da literatura

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#paratodosverem: Fotografia colorida de estudantes mostrando os livros oferecidos pelo Kit Literário. Dezessete crianças sentadas ao chão olham para a câmera e seguram em suas mãos uma obra literária e um crachá de identificação.
Foto: Acervo SMED

 

Dia da Literatura Brasileira: a leitura como  pilar na  formação  integral dos(as) estudantes 

 

No dia 1º de maio é comemorado o Dia da Literatura Brasileira, momento relevante não só para rememorar a importância do incentivo e do acesso à leitura, como também da valorização das produções literárias nacionais. A data em questão faz referência ao nascimento de um dos grandes escritores brasileiros: o romancista cearense José de Alencar, nascido no mesmo dia, em 1829, e autor de obras como “O Guarani” (1857), “Iracema” (1865) e “Senhora” (1875).

 

Comemorar uma data que reforça a relevância desse tema é fundamental, e a implementação da prática literária é um pilar da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH), em que diversos projetos e ações são implementados durante todo o ano letivo para promover a leitura das produções escritas nacionais. Nesse sentido, a  literatura é vista como uma fonte de conhecimento, imaginação e compreensão do mundo, tendo fundamental importância na formação integral dos(as) estudantes.

 

#paratodosverem: Fotografia colorida de crianças reunidas em uma sala para ler. Dezoito crianças divididas em quatro conjuntos de mesas hexagonais coloridas reúnem alunos, cada um com algum livro na mão.

Foto por: Acervo Smed

Estudantes da rede pública usufruindo do Kit Literário

 

Como exemplo, o Programa Leituras em Conexão, criado em 2017, foi estabelecido com o intuito de incentivar a leitura nas escolas da RME-BH e da rede parceira. A concepção de leitura disseminada pelo programa transcende a ideia do ato de ler como mera decodificação de palavras, defendendo que ler e escrever são ações fundamentais na vida de qualquer indivíduo no mundo contemporâneo. Assim, o programa busca criar novas propostas e aperfeiçoar as experiências pedagógicas já existentes.

 

Sob a orientação da gerente de bibliotecas da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, Socorro Lages, a Smed tem trabalhado para favorecer a compreensão de que a leitura é parte de um processo mais amplo e complexo. Assim, o programa abraça todas as iniciativas das escolas da rede, promovendo a articulação entre oralidade, leitura e escrita. A proposta é construir, expressar e compartilhar significados sobre uma variedade de textos verbais e não-verbais. Nesse sentido, o programa propõe temas mensais que norteiam as abordagens das atividades a serem realizadas nas escolas, com a promoção de discussões coletivas.

 

#paratodosverem: Fotografia colorida de estudantes reunidos para ler. Cerca de duas dezenas de crianças estão reunidas em um lugar identificado por uma placa como “Cantinho da Leitura Saudável”, composto por tapetes e bancos coloridos embaixo de uma estrutura de madeira. Algumas estão sentadas e outras deitadas, mas todas possuem algum livro em mãos.

Foto por: Acervo Smed

Estudantes da rede pública participando do “Cantinho da leitura saudável”

 

Para garantir a continuidade de políticas públicas que promovam a literatura visando à formação humana, o ano de 2024 marca uma importante conquista da Rede Municipal de Educação de BH: a celebração dos os 20 anos do Kit Literário, um programa que representa um marco no enriquecimento da experiência educacional dos(das) estudantes.

 

Além disso, a RME-BH possui bibliotecas em 100% das escolas municipais de Ensino Fundamental e 86% das escolas de Educação Infantil. No entanto, é fundamental atender essa demanda em sua totalidade, de modo que todos(as) os(as) estudantes se beneficiem do contato com a leitura desde os primeiros anos de sua educação escolar. Assim, têm sido realizados esforços para fornecer recursos adequados para todas as bibliotecas escolares. Ainda, outro passo significativo foi a nomeação de novos bibliotecários para fomentar e promover a literatura junto aos(às) professores(as) e coordenadores(as) das escolas, visando fortalecer ainda mais a cultura da leitura na comunidade escolar.

 

Em suma, a literatura desempenha um papel fundamental na formação dos(das)  estudantes, capacitando-os(as) a serem cidadãos(ãs) críticos(as), criativos(as) e engajados(as). O Programa Leituras em Conexão, o Kit Literário e demais projetos continuarão sendo fontes de inspiração e apoio nessa jornada de descoberta e aprendizado, tendo em vista que a literatura é uma luz que ilumina o caminho rumo ao conhecimento e ao desenvolvimento humano.