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Compromisso Nacional Criança Alfabetizada em BH

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Professores em roda participam da formação do LEEI

Profissionais da Educação Infantil recebem formação para aperfeiçoar o ensino da alfabetização

Em junho de 2023, a Secretaria Municipal de Educação aderiu ao programa do governo federal Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, para a melhoria dos processos de apropriação da leitura e da escrita pelas crianças da Educação Infantil e para assegurar a alfabetização na idade certa, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Um dos eixos do programa visa oferecer formação para os(as) profissionais da área da educação, por meio de estudo, discussão e reflexão sobre práticas e possibilidades de atuação em que o(a) estudante seja protagonista do seu processo de desenvolvimento e aprendizagem.

Na pré-escola, o projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) é a proposta de formação apresentada pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com universidades federais, para os(as) professores(as) e coordenadores(as) que atuam com turmas de crianças de quatro e cinco anos. A formação está organizada em encontros presenciais e virtuais, além de atividades em plataforma.

Como contrapartida e na perspectiva de valorizar a formação continuada, foi promulgada a  Lei Municipal nº 11.679, no dia 2 de abril de 2024, que concede bolsa de formação para os(as) professores(as) participantes, no intuito de valorizar o corpo docente da Rede Municipal de Educação de BH. A iniciativa tem se constituído como exemplo para outras cidades, com um investimento de R$ 22.224.000,00. Toda a Região Sudeste iniciou sua formação no dia 9 de abril, com um seminário virtual. O grupo de educadores(as),  composto por 2.552 cursistas, distribuídos em 66 turmas, participou da primeira atividade presencial no último sábado, dia 27 de abril.

A formação aconteceu em 17 escolas municipais distribuídas nas nove regionais administrativas. Ao longo de todo o dia, as professoras trocaram experiências, discutiram e refletiram sobre as boas práticas pedagógicas para fomentar a apropriação da leitura e da escrita pelas crianças.
 

Relatos do primeiro encontro presencial do LEEI

Formação LEEI, 27/04, E. M. Antônio Aleixo, regional Barreiro

 

A professora e formadora do curso Ana Francisca Gonçalves de Oliveira Xavier ponderou sobre os futuros impactos positivos do LEEI na vida dos alunos, “[...] as minhas expectativas são que essa formação faça total diferença na vida das crianças,  que elas tenham cada vez mais acesso à cultura do escrito e que seus direitos de aprendizado sejam cada vez mais preservados”, em depoimento para a Smed.
 

Foi um encontro cheio de contemplações e discussões. Uma das cursistas e professora da Escola Municipal de Educação Infantil Jatobá IV, Lúcia Helena Timóteo, relatou que os(as) profissionais da educação sempre precisam de momentos de reflexão e aprendizado como o promovido pelo LEEI, para renovar as metodologias que têm se tornando obsoletas no dia a dia escolar. A professora também aponta que o projeto possibilita a aproximação e a criação de laços dentro de uma proposta significativa tanto para os(as) educadores(as) quanto para as crianças.
 

Formação LEEI, 27/04, E. M.Ana Alves Teixeira, regional Barreiro

Em outros depoimentos de cursistas e formadores presentes no evento, houve diversos agradecimentos pela oportunidade de adquirir cultura e conhecimento para formar crianças leitoras a partir do projeto.

 


 Formação LEEI, 27/04, E. M. Hugo Werneck, regional Oeste.