Pular para o conteúdo principal

Programa Municipal de Qualificação Profissional (SUAS-BH)

Imagem gráfica com fundo laranja claro e o texto: Programa de Qualificação Profissional SUAS-BH, em referência ao Sistema Único de Assistência Social. Há quatro pequenos livros compondo a imagem.
criado em - atualizado em

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS/BH) desenvolve ações de qualificação profissional do Programa Municipal de Qualificação Emprego e Renda (PMQER) que é focado na oferta de cursos (nível básico e aperfeiçoamento), com o objetivo de desenvolver conhecimentos, habilidades, atitudes e a qualificação necessária para a obtenção de melhores condições de ingresso no mundo do trabalho.
 

O Programa se constitui como uma retaguarda de mais proteção social para os membros das famílias acompanhadas pelas equipes de referência dos serviços socioassistenciais. As equipes são responsáveis pela identificação do público prioritário e encaminhamentos para a inserção nos cursos, mas a procura direta dos usuários também é acolhida no processo de inscrição, ou seja, é possível que os próprios usuários solicitem o acesso aos cursos.
 

A Prefeitura de Belo Horizonte conta com Organizações da Sociedade Civil (OSCs) parceiras para a execução do Programa. No SUAS-BH, são 5 OSCs que integram a rede socioassistencial: 

  • Ação Social Técnica
  • Associação das Obras Pavonianas de Assistência
  • Associação Frei José Renato
  • Grupo de Apoio à Criança e ao Adolescente da Cabana e Região
  • Grupo de Desenvolvimento Comunitário 

 

A organização e execução dos cursos são planejados anualmente junto às OSCs parceiras, podendo ser alterado de acordo com o cenário de cada ano.
 

Em 2023 foram disponibilizados os seguintes cursos:Metrologia, Desenho Mecânico, Torneiro Mecânico, Programador Manual de Torno CNC, Eletricista Instalador Predial, Pintor de Parede , Bombeiro Hidráulico/Encanador, Drywall, Manicure e Pedicure, Cabeleireiro Básico, Barbeiro, Estética Facial e Corporal, Depilação, Designer de Sobrancelhas, Trancista, Atendente e Auxiliar e Drogaria, Cuidador de Idosos, Assistente de Condomínio e Portaria, Corte e Costura, Confeitaria, Assistente Administrativo, Assistente Departamento Pessoal,  Recepcionista em Serviços de Saúde, Assistente de Logística, Low Code e Informática Básica.

 


Conheça as OSCs parcerias e saiba como entrar em contato:

 

OSC

Informações e contatos

Logo da Associação das Obras Pavonianas de Assistência. Letras AOPA em cores no centro da imagem. Acima, 4 pessoas em formato de desenho. 
Associação das Obras Pavonianas de Assistência

Endereço:  Rua Dias de Toledo, 99 Bairro Vila Paris - Belo Horizonte

Telefone: (31) 2517-1950/3344-1800

E-mail: aopabh@pavonianos.org.br

Site: www.obraspavonianas.org.br

Redes sociais:

Instagram: @obrassociaispavonianas

Facebook: obrassociaispavonianas

 

Logo da Ação Social Técnica. Formas geométricas coloridas formam as letras AST.
Ação Social Técnica

A Ação Social Técnica (AST) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) integrada à rede Socioassistencial. Tem como principal objetivo a oferta de cursos de Qualificação Profissional a jovens e adultos em situação de risco social para potencializar sua inserção no mercado de trabalho, para minimizar as vulnerabilidades sociais. Além disso, promove ações e atividades para o desenvolvimento em sociedade, meio ambiente e justiça social.

 

Endereço: Avenida Flor de Seda, 957, Bairro Lindéia -  Belo Horizonte

Telefone: (31) 3385-2277

E-mail: secretaria03@ast.org.br

Site: www.ast.org.br

Redes sociais:  

Instagram: @tio_beijo_oficial

Facebook: acaosocialtecnica  

Logo do Grupo de Desenvolvimento Comunitário. Imagem nas cores amarela e azul com crinças pulando. 
Grupo de Desenvolvimento Comunitário

O Grupo de Desenvolvimento Comunitário GDECOM, fundado em 1980, é uma organização da sociedade civil que tem como objetivo a promoção social e humana do indivíduo e sua família, apoiar o desenvolvimento das que se encontram em situação de privação, exclusão e vulnerabilidade, preservar o respeito e o valor do indivíduo e defender a diversidade de pensamento e a experiências individuais. 
 

Endereço: Rua Cajui,100 – CEP  31 260 480 - Bairro Suzana -  Belo Horizonte MG

Telefone: (31) 3497-7255

E-mail: gdecom.org@gmail.com

Redes sociais:  

Instagram: @gdecom

Facebook: GDECOM

Logo da Associação Frei José Renato, na cor preta. Silhueta de uma árvore. 
Associação Frei José Renato

Instituição parceira e com mais de 30 anos de atividade, a Associação Frei José Renato  está localizada na região norte de Belo Horizonte  e  oferece  os seguintes cursos de qualificação profissional: Assistente Administrativo, Auxiliar de Departamento Pessoal, Eletricista de baixa tensão, Drywall, Pintor de paredes, Auxiliar de Contabilidade, Recepcionista/secretária e Informática básica. E ainda como complementação a qualificação: NR10, Mastermaq e E-social.

 

Endereço: Rua Guilherme Soares, 167 – Aarão Reis 

Telefone: (31) 3437 8902 

E-mail: csfjoserenato@gmail.com

Redes Sociais:

Instagram: @freijoserenato

Facebook: freijoserenato

Logo do Grupo de Apoio à Criança e ao Adolescente da Cabana e Região.
Grupo de Apoio à Criança e ao
Adolescente da Cabana e Região

O Grupo de Apoio à Criança e ao Adolescente da Cabana e Região, fundada em 18 de novembro de 1991, pessoa jurídica, de direito privado, de caráter educacional, cultural, de assistência e de promoção da criança e de suas famílias e uma instituição filantrópica e sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover a inclusão social, a capacitação profissional e o resgate da cidadania de nossos assistidos, por meio de educação, cultura, esporte, lazer e formação profissional.
 

Para atender o objetivo da formação profissional contamos com a parceria do município junto à Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social/PBH, realizando ações de qualificação social e profissional, em nível de Formação Inicial Básica e Atualização/Aperfeiçoamento, executando os seguintes cursos: 

Presencial: Cabeleireiro Básico, Manicure/Pedicure e Informática Básica.   

On-Line: Auxiliar de Departamento de Pessoal, Cuidador de Idosos, Marketing Digital, Recepcionista em Serviço de Saúde.

 

Endereço: Rua Sete de Setembro, 405 – Cabana

Telefone: 31 3386 1247 (whatsapp)

E-mail: cabanagrupodeapoiocabana@gmail.com

Redes Sociais: 

Instagram: @grupodeapoiocabana