O Programa Mala de Recursos Lúdicos consiste em atenção social no domicílio, que utiliza a linguagem lúdica como tecnologia para o fortalecimento de vínculos familiares, sociais e comunitários com o objetivo de qualificar o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para as Pessoas com Deficiência.
As atividades são ofertadas no domicílio, na comunidade e na cidade, possibilitando o acesso a espaços públicos de cultura, esporte, lazer, entre outros. No atendimento, os educadores sociais do Programa usam uma mala customizada, que contém materiais diversos, o que abre a possibilidade da novidade, da magia e do convite ao lúdico, por meio do fortalecimento de vínculos e do envolvimento da família em torno da pessoa com deficiência.
Dentro da mala encontra-se de tudo. Ela contém livros, outras vezes está repleta de papéis e tecidos coloridos que vão virar personagens e cenários. Brinquedos, músicas, flores, sementes, cheiros contidos em pequenos frascos e até coisas que não cabem nela, que estão na imaginação de quem a carrega e de quem a recebe. A mala não é somente um objeto lúdico, representa o trabalho de um Programa que busca contribuir para assegurar o convívio e autonomia de usuários e suas famílias.
A Oficina Lúdica é uma modalidade de atendimento do Programa que consiste na realização de encontros previamente planejados e organizados em conjunto com o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência. É desenvolvida com as famílias acompanhadas, realizada fora do âmbito domiciliar, em praças, parques, museus, zoológico, espaços culturais, dentre outros, favorecendo encontros geracionais e intergeracionais, a convivência e a inclusão social.
O Programa é executado em parceria com a Organização da Sociedade Civil - ADRA Brasil e está vinculado à Diretoria de Proteção Social Básica da Subsecretaria de Assistência Social / Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania.