crianças e adolescentes, violência sexual, proteção
A Campanha Maio Laranja é uma ação nacional, realizada dia 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil - que tem como objetivo dar visibilidade e conscientizar a população sobre o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual infantil.
A violência em todas as suas formas, especialmente a sexual, afetam o crescimento saudável e, em países em desenvolvimento com o Brasil, com problemas econômicos, sociais e de direitos humanos, a situação é mais agravante. Nesse sentido, a responsabilidade pelo enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é de toda a saúde, família, comunidade, escola e estado.
Nossas ações são realizadas em parceria com o Conselho Municipal de Direitos das Crianças e Adolescentes – CMDCA-BH.
Para o ano de 2024 a campanha revisita as nossas possibilidades e desafios diante das práticas de atendimento, os passos para a realização das denúncias, bem como a importância da ampliação do diálogo com a população sobre a rede de proteção e atendimento e sobre a sensibilização da temática na nossa capital. Essas temáticas serão articuladas em pautas técnicas de capacitação e formação para os profissionais da rede, ações de mobilização e sensibilização da população e em audiências públicas.
PROGRAMAÇÃO 2024
*em atualização
2/5 - 9h - Seminário de Abertura das Ações afirmativas Maio Laranja 2024
Apresentação e troca de experiências sobre ações de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes inspiradas no uso do livro Não me Toca seu Boboca. Contaremos como mediadora das experiências a autora do livro Andrea Taubam. (formato virtual)
Inscreva-se: Acesse o formulário de inscrição aqui
1º/5 a 31/5- 14h - Campanha | "Se você não entende, não vê!" Faça bonito, se informe, fique por dentro e denuncie!
Nesta campanha serão veiculadas informações escritas e verbais através da comunicação visual nas dependências do CRAS e da tratativa do tema em todas as atividades coletivas executadas pelo PAIF durante o mês de maio.
Local: CRAS Confisco
2/5 - 15h - Cortejo/caminhada
Caminhada pela avenida Silviano Brandão conscientizando sobre a campanha do Maio Laranja.
Local: DRAS Leste
13/5 - 9h - Atividade Coletiva | QUEM SABE, PROTEGE!
Circuito de atividades com as crianças e adolescentes do SCFV - CIAME Piandorama (Curta metragem, contação de história, atividades lúdicas, roda de conversa)
Local: CRAS Coqueiral
13/5 e 14/5 - 14h - Oficina | Maio Laranja : estratégias dos serviços públicos para a proteção de nossas crianças e adolescentes no combate ao abuso e exploração sexual
Será realizada oficinas nos dias 13/05 e 14/05 com o publico do PAIF inserido nos SCFV do CRAS com o tema: Estratégias dos serviços públicos para a proteção de nossas crianças e adolescentes no combate ao abuso e exploração sexual. A proposta é de forma lúdica propiciar o debate referente ao tema trazendo informações, esclarecimentos de dúvidas. Informar para proteger.
Local: CRAS Vila Antena
13/5 a 17/5 - 14h - Oficina | Semana do Enfrentamento à Violência e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Atividades diversas na semana do dia 13/05 a 17/05, feita em parceria do PAIF com o SCFV 15-17 anos (Projovem), em que será trabalhado o tema do Enfrentamento à Violência e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Local: CRAS Graça Sabóia - Morro das Pedras
14/5 - 9h - Blitz Praça Sete | Campanha Maio Laranja - Bloco percussão da proteção/ Guarda-chuva da proteção
Blitz na Praça Sete com a percussão PopRua, painel interativo, Guarda-Chuvas da Proteção e distribuição de material informativo. O objetivo é chamar a atenção para as ações que estarão acontecendo simultaneamente (panfletagens, intervenções arte-educativas e diálogo com a população).
Equipe de apoio: CREAS Centro-Sul | SEAS Centro-Sul - Arte-Educação | SEAS AEPETI | Centro Pop Miguilim
Local: Praça Sete
14/5 - 14h - Oficina de reflexão: combate da exploração sexual infantojuvenil
Será realizada uma oficina de reflexão a respeito da temática do combate à exploração sexual infantojuvenil em conjunto com os idosos SCFV, por meio de uma dinâmica, onde serão explorados os limites do nosso corpo com relação a presença do outro e vice-versa.
Local: CRAS Mariano de Abreu
14/5 - 14h - Teatro Mobs: O medo e a Coragem
A partir da apresentação da esquete O medo e a coragem, a equipe PAIF fará uma reflexão com as crianças e adolescentes acerca da proteção contra o abuso e exploração sexual e será realizado em parceria com o SCFV a confecção da flor gérbera, tema da Campanha Maio Laranja, para que possam ser plantadas pelas crianças, simbolicamente no jardim do CRAS.
Local: CRAS Mantiqueira
14/5 - 15h - Atividade Coletiva | Diálogo: caminho da proteção
Roda de conversa para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar os usuários a participarem da luta em defesa dos direitos sexuais das crianças e adolescentes, a fim de garantir a toda criança e adolescente, o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
Local: CRAS Vila São José
15/5 - 9h - Atividade Coletiva | Hora do Conto: "Não me Toca seu boboca!"
Leitura comentada do livro "Não me Toca seu Boboca" para crianças matriculadas na EMEI Vila Senhor dos Passos
Local: CRAS Vila Senhor dos Passos
15/5 - 10h - Blitz no Território | Bloco percussão da proteção/ Guarda-chuva da proteção
O objetivo é chamar a atenção para as ações que estarão acontecendo simultaneamente (panfletagens, intervenções arte-educativas e diálogo com a população).
Local: CREAS Venda Nova
15/5 - 14h30 - Apresentação da Peça: Meu Jardim - Direitos das Crianças
Através de uma apresentação lúdica, dinâmica, poética e criativa, pretende-se abordar o tema do abuso sexual contra crianças e adolescentes e fazer uma grande reflexão sobre os direitos desse público e do papel dos pais e toda a sociedade de proteger e cuidar da infância.
Local: CRAS Petrópolis
15/5 - 15h - Atividade Coletiva | Diálogo: o caminho da prevenção
Roda de conversa a fim de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar os usuários a participarem da luta em defesa dos direitos sexuais das crianças e adolescentes, no intuito de garantir a toda criança e adolescente, o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
Local: CRAS Vila São José
15/5 - 15h - Oficina | Faça bonito: proteja nossas crianças e adolescentes do abuso e exploração sexual
Participação no grupo de crianças, juntamente com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com a encenação do livro: "Não me toca, seu boboca" e bate papo ao final, relacionado à prevenção e conscientização do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, o "semáforo do toque" e enfatizando os canais de denúncia.
Local: CRAS Novo Aarão Reis
16/5 - 13h30 - Atividade Coletiva | Diálogo: o caminho da prevenção
Roda de conversa para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar os usuários a participarem da luta em defesa dos direitos sexuais das crianças e adolescentes, a fim de garantir a toda criança e adolescente, o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
Local: CRAS Vila São José
16/5 - 14h - Cine Proteção | Juntos na luta contra o abuso e exploração sexual
Exibição de um filme sobre a temática e momento de reflexão e roda de conversa com as/os participantes sobre as situações de abuso e exploração sexual, as redes de proteção e estratégias coletivas de enfrentamento.
Local: CRAS Santa Rosa
16/5 - 14h - Oficina | Roda de Conversa Cuidar da Infância - Rede de Proteção às Criannças e Adolescentes
Roda de conversa sobre os papés da família, da comunidade e do Estado na rede de proteção às crianças e adolescentes.
Local: CRAS Vila Senhor dos Passos
16/5 - 14h - Oficina | Jardim da Proteção - Reflexão sobre o Maio Laranja
A dinâmica Jardim da Proteção foi pensada como uma forma lúdica para trabalhar a segurança de convívio afiançada pelo PAIF, proporcionando a vivência e o fortalecimento dos laços comunitários, visto que a convivência torna-se fundamental para o desenvolvimento de habilidades do senso crítico, da capacidade de identificar situações de violações de direitos e estimular o compartilhamento de vivências, cooperação e empatia, competências estas, que são de suprema importância para o fortalecimento da rede protetiva. Serão construídas flores e um grande jardim que tem como objetivo sensibilizar de todo o público que acessa o CRAS, na perspectiva de apresentar as medidas protetivas que possam prevenir e impedir situações de Exploração e/ou Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes.
Local: CRAS Petrópolis
16/5 - 15h - Atividade Coletiva | Diálogo: caminho da prevenção!
Roda de conversa para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar os usuários a participarem da luta em defesa dos direitos sexuais das crianças e adolescentes, a fim de garantir a toda criança e adolescente, o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
Local: CRAS Vila São José
17 a 19/5 - Iluminação do prédio da PBH e outros monumentos com a cor laranja em homenagem à Campanha.
17/5 - 8h30 - Cortejo | Combatendo a exploração sexual e abuso sexual infantil
Cortejo de divulgação e conscientização contra a exploração sexual e abuso infantil
Local: CRAS Havaí/Ventosa
17/5 - 14h - Teatro | Não me toca, seu boboca!
Teatro do livro Não me toca, seu boboca! que retrata o tema do abuso infantil
Local: CRAS Havaí/Ventosa
17/5 - 14h - Teatro | O Medo e a coragem
Apresentação da Esquete baseada no livro “ O medo e a coragem”, de Janaína Starling, que aborda a temática do abuso sexual infantil. Será feito a apresentação para os alunos da Escola Municipal Presidente Itamar Franco e após, será feito uma discussão e uma roda de conversa sobre a temática.
Local: CRAS Petrópolis
17/5 - 15h - Atividade Coletiva | CREAS, AEPETI e Del Rey Unidos contra o Trabalho Infantil
Combate à exploração do trabalho infantil levando em consideração o direito de crianças e adolescentes a momentos de lazer adequados para a sua faixa etária.
Local: CREAS Noroeste
20/5 - 14h - Oficina de reflexão: combate da exploração sexual infantojuvenil
Será realizada uma oficina de reflexão a respeito da temática do combate à exploração sexual infantojuvenil em conjunto com os idosos SCFV, por meio de uma dinâmica, onde serão explorados os limites do nosso corpo com relação a presença do outro e vice-versa.
Local: CRAS Mariano de Abreu
20/5 e 21/5 - 13h30 - Oficina |Contação de histórias
Atividade PAIF/SCFV utilizando facilitador de oficinas para contação de histórias. Dia 20 de maio com crianças e adolescentes e no dia 21 com o grupo de idosos.
Local: CRAS Providência
20/5 e 22/5 - 14h - Atividade Coletiva |Todos juntos contra a exploração sexual e abuso de crianças e adolescentes
Reflexão sobre a Campanha do Maio Laranja e a importância dela, no sentido preventivo, para a proteção das crianças e adolescentes. Nesta atividade haverá a produção de telas com os participantes do ciclo de vida 60+
Local: CRAS Confisco
21/5 - 8h30 - Atividade Coletiva |Todos juntos contra a exploração sexual e abuso de crianças e adolescentes
A partir da contação de histórias do livro: "Não me toca seu boboca" promover uma reflexão sobre a Campanha do Maio Laranja e a importância dela, no sentido preventivo, de proteção das crianças e adolescentes. Nesta atividade haverá a produção de pintura em tela com os participantes do ciclo de vida 6 a 14
Local: CRAS Vila Cemig
21/5 - 9h - Oficina |Cantando na Praça - Edição Campanha contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Os grupos de convivência do CRAS Vila CEMIG se reúnem para uma atividade de muita música e cantoria! Os grupos se apresentarão na praça em frente ao CRAS e decorarão o ambiente mobilizando toda a população da comunidade para se comprometerem com a proteção de crianças e adolescentes. Nas semanas anteriores, os grupos se reunirão para ensaiarem e produzirem os materiais de campanha que serão utilizados no dia da apresentação para conscientizar a todos sobre a importância do engajamento do território na proteção da infância e da adolescência.
Local: CRAS Vila Cemig
21/5 - 14h - Atividade Coletiva |Todos juntos contra a exploração sexual e abuso de crianças e adolescentes
A partir da contação de histórias do livro: "Não me toca seu boboca" promover uma reflexão sobre a Campanha do Maio Laranja e a importância dela, no sentido preventivo, de proteção das crianças e adolescentes. Nesta atividade haverá a produção de pintura em tela com os participantes do ciclo de vida 0 a 6
Local: CRAS Confisco
21/5 - 14h - Atividade Coletiva |Todos juntos contra a exploração sexual e abuso de crianças e adolescentes
A partir da contação de histórias do livro: "Não me toca seu boboca" promover uma reflexão sobre a Campanha do Maio Laranja e a importância dela, no sentido preventivo, de proteção das crianças e adolescentes. Nesta atividade haverá a produção de pintura em tela com os participantes do ciclo de vida 6 a 14
Local: CRAS Confisco
21/5 - 14h - Oficina | Maio Laranja: faça bonito e proteja nossas crianças e adolescentes do abuso e exploração sexual
Participação no grupo de idosos, juntamente com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV, com a encenação do livro: "Não me toca, seu boboca" e bate papo ao final, relacionado à prevenção e conscientização do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, o "semáforo do toque" e enfatizando os canais de denúncia.
Local: CRAS Novo Aarão Reis
21/5 - 14h - Atividade Coletiva | Maio Laranja Proteção no território
Apresentação de peça teatral inspirada no livro "Não me toque, seu Boboca!", para as famílias do território do CRAS
Local: CRAS Vila Biquinhas
21/5 - 15h - Atividade Coletiva | Construção do jogo da memória da proteção
Construção de um jogo da memória da proteção para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar os usuários a participarem da luta em defesa dos direitos sexuais das crianças e adolescentes, a fim de garantir a toda criança e adolescente, o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
Local: CRAS Vila São José
21/5 - 9h - Cortejo/caminhada | Maio Laranja
Cortejo pelo bairro com pafletagem e sensibilização dos moradores em relação ao tema.
Local: CRAS Lagoa
22/5 - 9h - Oficina de reflexão: combate da exploração sexual infantojuvenil
Oficina de reflexão a respeito da temática do combate à exploração sexual infantojuvenil em conjunto com as crianças do SCFV, por meio de uma dinâmica, onde serão explorados os limites do nosso corpo com relação a presença do outro.
Local: CRAS Mariano de Abreu
22/5 - 9h - Atividade Coletiva | Contação de historias nas Escolas do território.
Contação de historia baseada no livro Não me toca, seu boboca! - Andrea Viviana Taubman, .nas escolas do territorio,
Local: CRAS Sumaré
22/5 - 11h - Blitz no Território | Campanha de prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Intervenção na porta da escola às 11h20, durante a saída dos alunos do turno da manhã e repetição às 13h, durante a entrada dos alunos do turno da tarde. Na oportunidade, faremos panfletagem acerca da campanha "Maio Laranja", referente ao combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, enfatizando os canais de denúncia e alcançando as crianças e seus responsáveis, além de também as pessoas que estejam aguardando atendimento na UBS Novo Aarão Reis, localizada em frente à escola.
Local: CRAS Novo Aarão Reis
22/5 - 15h - Tenda de informações | Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Atividade no território onde acontece o Ponto Fixo, de modo que teremos uma tenda onde serão fornecidas informações que corroborem para o Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Local: CREAS Leste
22/5 - 15h - Atividade Coletiva | Construção do jogo da memória da proteção
Construção de um jogo da memória para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar os usuários a participarem da luta em defesa dos direitos sexuais das crianças e adolescentes, a fim de garantir a toda criança e adolescente, o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
Local: CRAS Vila São José
22/5 - 15h- Blitz no Território | Bloco percussão da proteção/ Guarda-chuva da proteção
O objetivo é chamar a atenção para as ações que estarão acontecendo simultaneamente (panfletagens, intervenções arte-educativas e diálogo com a população).
Local: CREAS Leste
22/5 - 16h - Cortejo/Caminhada | XÔ Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no território
Cortejo pelo território do CRAS, com músicas sobre o tema e distribuição de material informativo.
Local: CRAS Vila Biquinhas
22/5 - 16h 30- Blitz no Território | Bloco percussão da proteção/ Guarda-chuva da proteção
O objetivo é chamar a atenção para as ações que estarão acontecendo simultaneamente (panfletagens, intervenções arte-educativas e diálogo com a população).
Local: CREAS Norte
23/5 - 10h - Blitz no Território | Maio Laranja da Escola
Campanha na Escola Estadual Clóvis Salgado. Conversa e reflexão com alunos, pais e funcionários da escola sobre o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes (Equipe PAIF e SCFV).
Local: CRAS Califórnia | Escola Estadual Clóvis Salgado
23/5 - Oficina Técnica | Jogando e aprendendo sobre estratégias de enfrentamento do abuso e exploração sexual
Público alvo: Profissionais que atuam nos serviços de saúde, educação, assistência social e OSCs inscritas no CMDCA.
23/5 - 13h30 - Atividade Coletiva | Construção do jogo da memória da proteção
Construção de um jogo da memória para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar os usuários a participarem da luta em defesa dos direitos sexuais das crianças e adolescentes, a fim de garantir a toda criança e adolescente, o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
Local: CRAS Vila São José
23/5 - 14h - Atividade Coletiva | Grande Espetáculo
Será realizado um grande espetáculo no CRJ em parceria com o SCFV com apresentações artísticas produzidas pelos usuários dos serviços da regional leste, durante o mês de maio, a partir das reflexões elaboradas a respeito do combate da exploração sexual infantojuvenil.
Local: CRAS Mariano de Abreu/ CRJ
23/5 - 14h - Oficina | Roda de Conversa Cuidando da Infância - Rede de Proteção às crianças e adolescentes
Roda de conversa sobre os papéis da família, comunidade e Estado na proteção às crianças e adolescentes.
Local: CRAS Vila Senhor dos Passos
23/5 - 15h - Atividade Coletiva | Construção do jogo da memória da proteção
Construção de um jogo da memória para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar os usuários a participarem da luta em defesa dos direitos sexuais das crianças e adolescentes, a fim de garantir a toda criança e adolescente, o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
Local: CRAS Vila São José
24/5 - 14h - Atividade coletiva | Não me toca, seu boboca!
Apresentação de Esquete teatral inspirada em livro de mesmo nome, à crianças de 5 e 6 anos de duas escolas do território. Posteriormente, abertura ao diálogo com as crianças.
Local: Coordenação de Proteção Social e Cidadania Noroeste
29/5 - 14h - Atividade coletiva | O medo e a coragem
Apresentação da esquete O medo e a coragem
Local: CRAS Vila Biquinhas
29/5 - 14h - Atividade Coletiva |O que você consegue ver?
Nesta atividade integrada PAIF e SCFV a partir da reflexão sobre a temática do Maio Laranja estimulará os adolescentes a produzirem estojos com latas spray vazias onde serão retratadas, através do olhar de cada articpante, formas de combate a exploração sexual de crianças e adolescentes.
Local: CRAS Confisco
29/5 - 14h - Cortejo/caminhada | Maio Laranja - Campanha de prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Cortejo com paradas estratégicas em portas de cada equipamento/serviço parceiro, pafletagem e manifestações artísticas. Seguiremos uma rota pré-definida.
Local: CRAS Lagoa
29/5 - 14h - Atividade coletiva | O que é possível ver?
Atividade será realizada com o SCFV na qual a partir da reflexão acerca do combate exploração sexual infanto-juvenil serão produzidos estojos com latas spray vazias onde serão retratadas a partir de imagens e palavras pelo olhar de cada participante formas de combate a exploração sexual de crianças e adolescentes.
24/5 - 16h- Blitz no Território | Bloco percussão da proteção/ Guarda-chuva da proteção
O objetivo é chamar a atenção para as ações que estarão acontecendo simultaneamente (panfletagens, intervenções arte-educativas e diálogo com a população).
Local: CREAS Pampulha
7/6 - 16h- Blitz no Território | Bloco percussão da proteção/ Guarda-chuva da proteção
O objetivo é chamar a atenção para as ações que estarão acontecendo simultaneamente (panfletagens, intervenções arte-educativas e diálogo com a população).
Local: CREAS Nordeste
- Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes
O que é Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes?
É uma violação dos direitos sexuais que pode ocorrer pelo abuso e/ou exploração do corpo e da sexualidade de crianças e adolescentes - seja pela força, persuasão ou ameaça - ao envolver meninas e meninos em atividades sexuais, impróprias para a sua idade cronológica ou para seu desenvolvimento físico, psicológico e social.
De acordo com as leis brasileiras, configura violência sexual atos praticados com pessoas de idade inferior a 14 anos. A alegação de consentimento por parte da criança ou do adolescente em atividades sexuais pela lei deve sempre ser questionada, uma vez que crianças e adolescentes são considerados seres humanos em condição peculiar de desenvolvimento, cuja capacidade de autonomia para consentir ou não está ainda em processo de construção.
A violência sexual contra crianças e adolescente pode ocorrer de duas formas: pelo abuso e pela exploração sexual.
A diferença está no fato de que na exploração sexual, além do abuso está presente também a utilização sexual de crianças e adolescentes com fins comerciais e lucrativos.
O Abuso Sexual é um ato praticado por uma pessoa independente do sexo, pode ser um homem ou uma mulher, que utiliza a sexualidade de uma criança ou adolescente para a prática de qualquer ato de natureza sexual.
É geralmente praticado por uma pessoa com quem a criança ou o adolescente possui uma relação de confiança, e que participa de seu convívio. Essa violência pode se manifestar dentro do ambiente doméstico (dentro da família) ou fora dele (fora da família), podendo se expressar de diversas formas, com contatos físicos (tocar, beijar, acariciar)ou sem contatos físicos (propostas de relações sexuais, mostrar ou exibir os órgãos genitais, fotografar e filmar crianças e adolescentes nus ou em posturas eróticas, mostrar material pornográfico como fotos e filmes á criança e ao adolescente).
A exploração sexual é a utilização de crianças e adolescentes para fins sexuais mediada por lucro, objetos de valor ou outros elementos de troca. A exploração sexual ocorre de quatro formas:
- para fins sexuais com o objetivo de obter lucro, objetos de valor ou outros elementos de troca,
- na pornografia,
- nas redes de tráfico e
- no turismo com motivação sexual.Nesses casos estão cometendo o crime tanto o cliente, que paga pelos serviços ou materiais, quanto o intermediador, que liga a criança ou o adolescente explorado a seu explorador.
Saiba mais sobre as políticas municipais para Crianças e Adolescentes em Belo Horizonte.
Conheça a campanha Pode Ser Abuso, acesse: podeserabuso.org.br
COMO DENUNCIAR:
ACIONE O CONSELHO TUTELAR
O Conselho Tutelar é acionado por meio de denúncias de violação de direitos de crianças e adolescentes. E atua também em ações de prevenção à violência sexual. Em Belo Horizonte funcionam nove Conselhos Tutelares, um em cada Regional da cidade.
Acesse para mais informações: Conselhos Tutelares
DISQUE 100
Denúncias anônimas podem ser feitas também pelo DISQUE 100, que funciona 24 horas – inclusive nos fins de semana e feriados.
DISQUE 190
Está presenciando ou escutando alguma situação que possa se configurar como violação dos direitos de uma criança ou de um adolescente? É possível interromper a situação naquele momento? Em caso afirmativo, acione a
Polícia Militar imediatamente pelo telefone 190!
SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS
O município conta com 34 CRAS, presentes nos territórios que apresentam elevados índices de vulnerabilidades e riscos sociais na cidade. O CRAS é uma unidade pública da política de assistência social responsável por desenvolver ações que contribuam com a prevenção da ocorrência de situações de violação de direitos.
Saiba onde encontrar um CRAS próximo de você: pbh.gov.br/cras
Também conta com 9 CREAS no município, sendo um em cada regional. O CREAS é uma Unidade pública que oferta apoio e acompanhamento especializado a famílias e indivíduos em situação de risco social ou que tiveram seus direitos violados.
Confira o endereço do CREAS de sua regional: pbh.gov.br/creas
O município conta, ainda, com o Centro Pop Miguilim, unidade de referência para o atendimento de crianças e adolescentes que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência oferecendo atividades socioeducativas, espaços de guarda de pertences, higiene pessoal, alimentação e provisão de documentação bem como, endereço institucional para utilização do usuário como referência.
Conheça o Centro Pop Miguilim: pbh.gov.br/miguilim
Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente - DEPCA
Av. Nossa Senhora de Fátima, 2.175 – Carlos Prates
156 - Ouvidoria do Município
MAIO LARANJA - UMA CAMPANHA NACIONAL
18 de Maio é Dia Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970, de 2000. A data foi escolhida em alusão ao "Caso Araceli", a menina que aos 8 anos foi raptada, drogada e violentada física e sexualmente por vários dias, antes de ser morta, ter seu corpo desfigurado por ácido e abandonado em um terreno baldio em Vitória no Espírito Santo em um crime que permanece impune.
Material de Apoio e Divulgação
CARTAZ - FAÇA BONITO Proteja nossa Crianças e Adolescentes
CARTILHA - FAÇA BONITO Proteja nossa Crianças e Adolescentes
- Campanha 2023
Confira as ações 2023
2/5
14h - Lançamento da Campanha Maio Laranja
Local: Auditório do Centro de Referência das Juventudes - CRJ
14h - Contação de histórias baseado no livro "Não me toca seu boboca"
Sensibilização junto à comunidade quanto ao compromisso coletivo de cuidar e proteger crianças e adolescentes de qualquer forma de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Também, durante todo o mês de maio será realizadas comunicação visual sobre a campanha nos espaços do CRAS e prevenção proativa: sensibilização dos usuários sobre o mês temático em todas as atividades coletivas realizadas.
Local: CRAS CONFISCO5/5
Roda de conversa com as famílias do território
Local: CRAS Graça Saboia/Morro das Pedras
4/5
9h - Campanha de Proteção e prevenção à exploração sexual infantil e juvenil
Campanha de sensibilização junto aos alunos da Escola Estadual Clóvis Salgado sobre a prevenção e proteção à exploração sexual infantil e juvenil. Através de apresentações artísticas vamos abordar o tema de forma lúdica e de fácil compreensão. Haverá ainda distribuição de material informativo sobre o tema.
Local: CRAS Califórnia9/5
9h30 - Infância protegida e o direito de ser criança
A Roda de conversa tem como objetivo promover reflexões acerca das situações de violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes, bem como ofertar orientações sobre os direitos, o enfrentamento dessas situações e a rede de proteção. Contaremos com a apresentação da esquete "O medo e a coragem" do Teatro Mobs.
Local: CRAS Santa Rosa10/5
14h - Paletra sobre Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Palestra com a Conselheira Tutelar da Regional Oeste
Local: CRAS Havaí/Ventosa11/5
14h - 18 de Maio - Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Atividade Coletiva para informar e mobilizar os usuários quanto aos sinais de abuso, fatores de risco e disque denúncia.
Local: CRAS Vila Senhor dos Passos19h às 20h30 - Ação Maio Laranja no território da Centro-Sul
Atividade de orientação e mobilização sobre o tema com entrega de material informativo, faixas e cartazes. Bloco Percussão da Proteção.
Atores envolvidos na ação - SEAS, Centro Pop Miguilim e equipe AEPETI
Local: Feirinha da Savassi - Rua Tomé de Souza - Savassi12/5
14h - Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes
Esquete "O Medo e a Coragem" do Teatro MOBS, com discussão sobre exploração e abuso sexual, após apresentação
Local: CRAS Mantiqueira19h às 20h30 - Ação Maio Laranja no território da Nordeste
Atividade de orientação e mobilização sobre o tema com entrega de material informativo nos comércios, cartazes e faixas. Bloco Percussão da Proteção; Guarda Chuva da Proteção - Intervenção arte-educativa; Tenda com informes na porta do CREAS NE
Atores envolvidos na ação - CREAS (SEAS e Paefi), Centro Pop Miguilim e equipe AEPETI
Local: Rua Alberto Cintra - União15/5
8h30 às 12h - Ação Maio Laranja no território Venda Nova
Seminário Maio Laranja: A Proteção das Crianças e dos Adolescentes Vítimas de Violência Sexual
Atores envolvidos na ação - CREAS (SEAS e demais serviços), rede de Venda Nova e equipe AEPETI
Local: Centro Universitário Estácio Venda Nova - Rua Padre Pedro Pinto, 628 Venda Nova8h30 - Seminário Maio Laranja: "A Proteção das Crianças e dos Adolescentes Vítimas de Violência Sexual"
Abordagem sobre o trabalho desenvolvido por diferentes instituições ( DEPCA, Rede Infância Protegida e AEPETI), voltado a proteção da Criança e do Adolescente Vítima de Violência Sexual.
Local: CREAS Venda Nova9h - Atividade baseada no livro: "Não me toca seu boboca"
Leitura do livro: discussão e reflexão sobre o tema da violência sexual, discussão sobre identificação de possíveis situações de abuso e prevenção. Confecção de mural sobre o tema.
Local: CRAS Novo Ouro Preto15h - Campanha contra a exploração de crianças e adolescentes
A ação propõe discutir com os adolescentes e crianças sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes que passa por ações de diversas áreas, devido à diversidade de situações nas quais essa prática pode se manifestar.
Local: CRAS PetrópolisCafé da tarde de conscientização sobre o Maio Laranja - Famílias atendidas no PAIF
Local: CRAS Graça Saboia/Morro das Pedras
16/5
9h - Campanha contra a exploração de crianças e adolescentes
A ação propõe discutir com os idosos sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes que passa por ações de diversas áreas, devido à diversidade de situações nas quais essa prática pode se manifestar.
Local: CRAS Petrópolis
10h - Maio Laranja no território da regional NoroesteLocal: Praça do Peixe
10h às 12h - Ação Maio Laranja no território da regional NoroesteAtividade de orientação e mobilização sobre o tema com entrega de material informativo para população, cartazes e faixas. Bloco Percussão da Proteção; Guarda Chuva da Proteção - Intervenção arte-educativa; Tenda com informes.
Atores envolvidos na ação - CREAS (SEAS e demais serviços), Centro Pop Miguilim, Centro Pop Lagoinha e equipe AEPETI
Local: Imediações do Shopping Del Rey
14h - Entre o medo e a coragem - Apresentação do teatro MOBsOficina com famílias, utilizando a apresentação da esquete "Entre o Medo e a coragem" do teatro MOBS para facilitar a abordagem do assunto.
Local: CRAS Independência14h - Campanha contra a exploração de crianças e adolescentes
A ação propõe discutir com os adolescentes e crianças sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes que passa por ações de diversas áreas, devido à diversidade de situações nas quais essa prática pode se manifestar.
Local: CRAS Petrópolis15h - Leitura Comentada
Leitura comentada sobre o livro "Não me toca seu boboca" e em seguida a construção de um painel usando a flor Gérbera que é símbolo da Campanha do Maio Laranja.
Local: CRAS Vila São José17/5
10h às 12h - Ação Maio Laranja no território da regional Leste
Atividade de orientação e mobilização sobre o tema em três pontos com as seguintes atividades:
Bloco percussão da Proteção e orientação e entrega de material informativo à população. Local: Apoio Mineiro - Av. Silviano Brandão, 3001 - Horto Florestal Guarda Chuva da Proteção - Intervenção arte-educativa e orientação e entrega de material informativo à população.
Local: Andradas, 3000. Shopping Boulevard. Painel interativo - Intervenção arte-educativa e orientação e entrega de material informativo à população.
Local: nas imediações da Momo Confeitaria, bairro Floresta.
Atores envolvidos na ação - CREAS (SEAS e Paefi), Centro Pop Miguilim e equipes AEPETIFomentar a proteção de Crianças e Adolescentes no território, vamos receber a participação do Teatro Mobs na ação, com a enquete Crianças na Pista
Local: CRAS Vista Alegre14h - Comunidade unida, crianças e adolescentes protegidos!
Durante o Maio Laranja a proteção e o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes serão temas centrais nas Rodas de Conversa do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Idosos, Adultos e Adolescentes no CRAS Vila Cemig. Um teatro e uma oficina de reflexão acontecerão na Escola do território. Todas essas atividades culminarão em um grande cortejo na comunidade.
Local: CRAS Vila Cemig18/5
9h às 12h - Ação Maio Laranja no território da regional Centro-Sul
Atividade de orientação e mobilização sobre o tema com entrega de material informativo para população, cartazes e faixas. Bloco Percussão da Proteção; Guarda Chuva da Proteção - Intervenção arte-educativa; Tenda com informes; Painel interativo - Intervenção arte-educativa; Jogos interativos.
Atores envolvidos na ação - CREAS (SEAS e demais serviços), Centro Pop Miguilim, Centro Pop Lagoinha, equipe AEPETI e demais atores.
Local: Praça Sete, Centro10h às 12h - Ação Maio Laranja no território da regional Venda Nova
Atividade de orientação e mobilização sobre o tema com entrega de material informativo para população, cartazes e faixas. Tenda com informes.
Atores envolvidos na ação - CREAS (SEAS e demais serviços), rede de Venda Nova
Local: Praça Amintas de Barros, Venda Nova.10h - Blitz de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Blitz de combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Panfletagem em pontos estratégicos da Regional
Local: CREAS Leste10h - Ação de sensibilização Praça Amintas de Barros
Sensibilização da população, com apresentação de música e entrega de folheto da campanha Maio Laranja
Local: CREAS Venda Nova14h - Leitura Comentada
Leitura comentada sobre o livro "Não me toca seu boboca" e em seguida a construção de um painel usando a flor Gérbera que é símbolo da Campanha do Maio Laranja.
Local: CRAS Vila São José14h - Cuidando das nossas crianças e adolescentes
Roda de Conversa sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes a fim de propiciar reflexão sobre esse tema e formas de proteger as crianças e adolescentes.
Local: CRAS Vila Marçola14h30 - Combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
A ação propõe discutir com os idosos sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes que passa por ações de diversas áreas, devido à diversidade de situações nas quais essa prática pode se manifestar.
Local: CRAS Petrópolis19/5
Ação Maio Laranja no território da regional Pampulha
Atividade de orientação e mobilização sobre o tema com entrega de material informativo para população, cartazes e faixas. Bloco Percussão da Proteção; Guarda Chuva da Proteção - Intervenção arte-educativa.
Atores envolvidos na ação - CREAS (SEAS e demais serviços), Centro Pop Miguilim e
equipe AEPETI22/5
11h as 12h30 - Ação Maio Laranja Restaurante Popular da regional Barreiro
Atividade de orientação e mobilização sobre o tema com entrega de material informativo para população, cartazes e faixas. Guarda Chuva da Proteção - Intervenção arte-educativa; Bloco Percussão da Proteção.
Atores envolvidos - SEAS e CREAS
Local: Avenida Afonso Vaz de Melo, 1001 - Barreiro14h - Esquete teatral com equipe mobs: "Nós a família"
Sensibilização junto à comunidade quanto ao compromisso coletivo de cuidar e proteger crianças e adolescentes de qualquer forma de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.
Local: CRAS ConfiscoAção Maio Laranja regional Norte
Atividade de orientação e mobilização sobre o tema com entrega de material informativo para população, cartazes e faixas. Guarda Chuva da Proteção - Intervenção arte-educativa; Painel interativo - Intervenção arte-educativa; Tenda com informes.
Atores envolvidos - SEAS, CREAS, Centro Pop Miguilim, equipes AEPETI, Programa Fica Vivo, Mediação de Conflitos e demais atores
Local: imediações da passarela do metrô estação São Gabriel
A atividade será dividida em duas etapas:
-Confecção de Lambes: reflexões sobre o amor, o corpo, o cuidado, canais de denúncias diante situações de violações de direitos pelos Arte Educadores do CREAS e colagem nos tapumes próximos a Estação São Gabriel e pelo Bairro 1º de Maio;14h - Cortejo Rolê da Proteção
Participação: Bloco - Percussão da Proteção - (Centro Pop Miguilim e arte-educação SEAS/CREAS-N), Fica Vivo e Mediação de Conflitos, Esporte Esperança com algumas crianças. Equipes de Saúde Norte (GAERE/ BH DE MÃOS DADAS).23/5
10h às 12h30 - Ação Maio Laranja da regional Oeste
Atividade de orientação e mobilização sobre o tema com entrega de material informativo para população, cartazes e faixas. Guarda Chuva da Proteção - Intervenção arte-educativa; Bloco Percussão da Proteção.
Atores envolvidos na ação - CREAS (SEAS e demais serviços), Centro Pop Miguilim e equipes AEPETI
Local: Praça Leonardo GutierrezCampanha Maio Laranja - café com prosa
Local: CRAS Graça Sabóia - Morro das Pedras
24/5
Campanha Maio Laranja - café com prosa
Local: CRAS Graça Sabóia - Morro das Pedras
25/5
14h - Cortejo da Proteção
Cortejo do CRAS até a Praça do Cardoso, onde encontraremos os usuários do CRAS Vila Fátima
Local: CRAS Vila Marçola14h - Papo no Parque
Abordagem da temática com recursos da arte-educação e discussão com os adolescentes participantes sobre a importância do 18 de Maio.
Local: CREAS Barreiro14h - Esquete teatral "O medo e a coragem"
Sensibilização junto à comunidade quanto ao compromisso coletivo de cuidar e proteger crianças e adolescentes de qualquer forma de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.
Local: CRAS Confisco14h - Maio Laranja no Lagoa
Apresentação de enquete sobre o tema e rodas de conversa no formato de grupos focais
Local: CRAS Lagoa31/5
9h - Campanha de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes
Contação de história sobre a temática da exploração sexual de crianças e adolescentes.
Local: CRAS Sumaré
14h - Seminário Maio Laranja | Os desafios da proteção das crianças e dos adolescentes nos ambientes virtuais
13h30 – CredenciamentoO seminário visa promover diálogos sobre os desafios e as possibilidades da proteção das crianças e dos adolescentes nos ambientes virtuais uma vez que há um aumento significativo da incidência de denúncias relacionadas ao abuso e exploração cometidos na internet nos últimos anos. Esse cenário tem provocado o Estado, a sociedade e as famílias a pensarem novas estratégias de proteção.
Marca ainda o encerramento da Campanha Maio Laranja que teve como objetivo mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de uma infância e adolescência segura e protegida do abuso e da exploração sexual. Além de destacar os 50 anos do assassinato da menina Araceli Crespo, o que nos mobiliza a seguir construindo estratégias para que nenhuma criança ou adolescente tenha que vivenciar as marcas da violência sexual ou da impunidade.
Local: Teatro Marília – Av Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia (Área Hospitalar)
Inscrições: 👆Faça sua inscrição aqui14h - PROTEJA nossas Crianças e Adolescentes
Fomentar a proteção de Crianças e Adolescentes no território, vamos receber a participação do Teatro Mobs na ação, com a enquete Crianças na Pista
Local: CRAS Vista Alegre14h - Comunidade unida, crianças e adolescentes protegidos!
Durante o Maio Laranja a proteção e o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes serão temas centrais nas Rodas de Conversa do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Idosos, Adultos e Adolescentes no CRAS Vila Cemig. Um teatro e uma oficina de reflexão acontecerão na Escola do território. Todas essas atividades culminarão em um grande cortejo na comunidade.
Local: CRAS Vila CemigMaio Laranja 2023 - Materiais para compartilhar (clique para fazer download)
CARTILHA - Maio Laranja | Mês de enfrentamento da violência e da exploração sexual de crianças e adolescentes
CARTAZ - Maio Laranja | Mês de enfrentamento da violência e da exploração sexual de crianças e adolescentes
FOLDER DIGITAL - Maio Laranja | Mês de enfrentamento da violência e da exploração sexual de crianças e adolescentes
MARCADOR - Maio Laranja | Mês de enfrentamento da violência e da exploração sexual de crianças e adolescentes
BOTTON - Maio Laranja | Mês de enfrentamento da violência e da exploração sexual de crianças e adolescentes
DIGITAIS | Cards para Redes Socias (png)Story - Maio Laranja | Mês de enfrentamento da violência e da exploração sexual de crianças e adolescentes
Card 1 - Maio Laranja | Mês de enfrentamento da violência e da exploração sexual de crianças e adolescentes
Card 2 - Maio Laranja | Mês de enfrentamento da violência e da exploração sexual de crianças e adolescentes
- Campanha 2022
Confira as ações 2022
27/4
14h - Filmes em processo: conversas, diários e memória | Coordenação de Proteção Social e Cidadania Centro-Sul
Apresentação de curta subsidiado pela Lei Aldir Blanc com comentários e debate com a produtora
2/5
14h - “Maio: Mês de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes” | CRAS Mariano de Abreu
Partindo do desconhecimento da comunidade sobre ações que podem prevenir e evitar a exploração sexual de crianças e adolescentes, a oficina abordará o tema do “Maio Laranja”. Daremos enfoque à data 18 de Maio - dia Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e ao papel do CRAS enquanto Unidade Socioassistencial que trabalha a dimensão preventiva no território. Apontaremos, inclusive, para a necessidade de denúncia de casos suspeitos aos Órgãos de Proteção e Defesa de Direitos da Infância e Juventude e maneiras de fazê-lo.
3/5
15h - Cortejo de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes | CRAS Vila Cemig
Temos o objetivo de realizar um cortejo no território para sensibilizar as famílias e comerciantes da região quanto ao fenômeno do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e suas implicações; Fortalecer a referência do equipamento no território; Organizar o cortejo de forma a sair do CRAS, passar nos comércios e chegar à Creche Comunitária para abordagem ao pais que irão buscar os filhos, com distribuição de material e orientações quanto as situações de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
5/5
14h - “Maio: Mês de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes” | CRAS Mariano de Abreu
Partindo do desconhecimento da comunidade sobre ações que podem prevenir e evitar a exploração sexual de crianças e adolescentes, a oficina abordará o tema do “Maio Laranja”. Daremos enfoque à data 18 de Maio - dia Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e ao papel do CRAS enquanto Unidade Socioassistencial que trabalha a dimensão preventiva no território. Apontaremos, inclusive, para a necessidade de denúncia de casos suspeitos aos Órgãos de Proteção e Defesa de Direitos da Infância e Juventude e maneiras de fazê-lo.
9/5
9h - Bate Papo - CAMPANHA EXPLORAÇÃO SEXUAL | CRAS Alto Vera Cruz
Promovendo conhecimento a respeito da Rede de Proteção e dos Canais de Denúncia
14h - “Oficina Tai Dai – O papel de cada um no Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes” | CRAS Mariano de Abreu
Partindo do desconhecimento da comunidade sobre ações que podem prevenir e evitar a exploração sexual de crianças e adolescentes, a oficina abordará o tema do “Maio Laranja”. Daremos enfoque à data 18 de Maio - dia Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e ao papel do CRAS enquanto Unidade Socioassistencial que trabalha a dimensão preventiva no território. Apontaremos, inclusive, para a necessidade de denúncia de casos suspeitos aos Órgãos de Proteção e Defesa de Direitos da Infância e Juventude e maneiras de fazê-lo.
12/5
9h - Roda de Conversa | CRAS Zilah Spósito
Roda de Conversa sobre o tema Maio Laranja e confecção de materiais socioeducativos que serão distribuídos no cortejo a ser realizado no dia 18 de maio.
14h - Roda de Conversa | SCFV: Crianças, Jovens e Idosos (Regional Norte)
Roda de Conversa sobre o tema Maio Laranja e confecção de materiais socioeducativos que serão distribuídos no cortejo a ser realizado no dia 18 de maio.
14h - “Oficina Tai Dai – O papel de cada um no Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes” | CRAS Mariano de Abreu
Partindo do desconhecimento da comunidade sobre ações que podem prevenir e evitar a exploração sexual de crianças e adolescentes, a oficina abordará o tema do “Maio Laranja”. Daremos enfoque à data 18 de Maio - dia Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e ao papel do CRAS enquanto Unidade Socioassistencial que trabalha a dimensão preventiva no território. Apontaremos, inclusive, para a necessidade de denúncia de casos suspeitos aos Órgãos de Proteção e Defesa de Direitos da Infância e Juventude e maneiras de fazê-lo.
16/5
14h - Roda de Conversa | CRAS Zilah Spósito
Roda de Conversa sobre o tema Maio Laranja e confecção de materiais socioeducativos que serão distribuídos no cortejo a ser realizado no dia 18 de maio.
17/5
14h - Oficina Cuidando e protegendo nossas crianças | CRAS Vila Marçola
Roda de conversa sobre o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e as formas de encaminhamento.
14h - Roda de Conversa | CRAS Santa Rita de Cássia
Conversa aberta sobre o tema “Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Raça, Gênero e Saúde Mental”.
18/5
9h às 11h - Blitz educativa | CONSELHO TUTELAR NOROESTE
Blitz educativa com distribuição de material informativo em frente à Coordenadoria Administrativa da Regional Noroeste.
Local: Rua Peçanha, 144 - Carlos Prates8h - Acolhida Coletiva - Informações para proteger! | Coordenação de Proteção Social e Cidadania Nordeste
Acolhida Coletiva na recepção da DRAS Nordeste, onde será explanado sobre a temática "Maio Laranja".
9h - + Proteção para as crianças do Petrópolis | CRAS Petrópolis
Sensibilização para denúncia de situações de violência contra criança e adolescente.
9h - Intervenção | CREAS Norte
A atividade conta com intervenções da arte educação na recepção da Regional para trabalhar a temática. Será utilizado estêncil, colagem e canetinhas propondo a participação dos usuários na confecção de cartazes e mural sobre o combate a violência sexual de crianças e adolescentes.
12h - BLITZ LARANJA | CREAS Centro-Sul
Blitz e tenda com os técnicos do PAEFI e Serviço Especializado de Abordagem Social orientando a população sobre dúvidas em relação ao tema. Os arte educadores estarão presentes na confecção de Lambe Lambe com frases coletadas dos técnicos e da população.
Local: Praça Sete de Setembro - Centro17h às 20h - Apresentação da Banda da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte com interação dos mascotes e abordagem educativa
Local: Estação Vilarinho - Avenida Vilarinho, 36 - Vila Cloris.
19/5
14h - Atividade Coletiva - Cuidando e Protegendo nossas crianças e adolescentes | CRAS Vila Marçola
Roda de Conversa sobre o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e as formas de encaminhamento.
14h - Oficina de Sensibilização sobre o "18 de Maio" | CRAS Lagoa
Oficinas de reflexão relacionadas ao tema.
16h - BLITZ LARANJA NA SAVASSI
Será realizada uma blitz com entrega de materiais; haverá tenda de orientações e confecção de lambe-lambe.
Local: próximo à Feirinha da Savassi20/5
14h - Cortejo "Faça Bonito: proteja nossas crianças e adolescentes" | CRAS Novo Aarão Reis - Brasilina Maria de Oliveira
Exibição da esquete "O Medo e a Coragem" seguida de bate papo com as famílias sobre o tema "Proteja nossas crianças e adolescentes". Durante o bate papo, serão produzidas flores amarelas, símbolo da campanha, com os participantes.
14h - Rua de Lazer | CONSELHO TUTELAR NORDESTE
Rua de lazer com pula-pula, cama-elástica, piscina de bolinhas, carrinho de pipoca, carrinho de algodão doce a ser realizada na Avenida Bernardo Vasconcelos. Haverá apresentação do grupo de percussão da Escola Municipal Honorina Rabello, também dos Doutores da Alegria e pintura com técnicas de graffiti sobre o tema Maio Laranja, enquanto a equipe de Conselheiros Tutelares e voluntários distribuirão materiais sobre a campanha e sobre os Conselhos Tutelares.
Local: Rua Ibertioga (nº 188 a 192) - Bairro Santa Cruz17h às 20h - Apresentação da Banda da GCMBH com interação dos mascotes e abordagem educativa
Local: Viashopping Barreiro (em frente a Praça de Alimentação): Av. Afonso Vaz de Melo, 640 - Barreiro - Belo Horizonte
18h - BLITZ LARANJA NO CENTRO
Será realizada uma blitz com entrega de materiais; haverá tenda de orientações e confecção de lambe-lambe.
23/5
14h - Cortejo | CRAS Vila Maria
Cortejo nas ruas do território, a comunidade realizará cartazes, instrumentos musicais, carro de som , com o objetivo de mostrar à sociedade que a denúncia é um compromisso coletivo, cuidar para que a população infanto-juvenil tenha uma vida plena e com a garantia do direito ao desenvolvimento sexual saudável, sem violência.
24/5
9h e 15h- Maio Laranja - Amadureça esta ideia: Todos Contra Exploração Sexual Infantil | CRAS Jardim Felicidade
Oficina que tem o objetivo de fortalecer e orientar as crianças e os adolescentes para o enfrentamento da Exploração Sexual Infantil.
Local: Escola Municipal Florestan Fernandes | Rua Pau Ferro, 360 - Solimões
25/5
14h - Proteger é Amar | CRAS Vila Fátima
Uma tarde atividades no CRAS Vila Fátima com crianças e adolescentes do Projeto Providencia e Escola Municipal Vila Fazendinha que residem no território do CRAS.
9h e 15h- Maio Laranja - Amadureça esta ideia: Todos Contra Exploração Sexual Infantil | CRAS Jardim Felicidade
Oficina que tem o objetivo de fortalecer e orientar as crianças e os adolescentes para o enfrentamento da Exploração Sexual Infantil.
Local: Escola Municipal Jardim Felicidade | Rua Expedicionário Jésus Ramos, 250 - Jardim Felicidade
26/5
14h - Atividade Coletiva "Maio Laranja" | CRAS Sumaré
Roda de conversa sobre a temática.
13h - Campanha Maio Laranja | CRAS Lagoa
Cortejo; atividades lúdicas/recreativas em praça pública; panfletagem.
27/5
16h - Maio Laranja - Rede de Proteção do Taquaril | CRAS Taquaril
Ação na Praça com atividades culturais, informações e divulgação da temática pelos profissionais técnicos dos serviços; distribuição de material informativo.
9h30 - Conversando sobre o combate ao abuso e exploração sexual infantojunvenil e combate ao trabalho infantil | CRAS Vista Alegre
Campanha informativa, com o as famílias residentes na área de abrangência do CRAS Vista Alegre, com o objetivo de prevenir e combater o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e combate ao trabalho infantil, para que os participantes possam ser multiplicadores da proteção no território.
28/5
9h - Rua de Lazer com intervenções culturais que trata do tema, distribuição de materiais e atividades manuais | CRAS Vila Biquinhas
Evento aberto à população, com a oferta de oficinas, panfletagem, brincadeiras, biblioteca ambulante, pintura de rosto, cama elástica, intervenções/esquetes teatrais dos Arte Educadores do CREAS abordando o tema, além de atrações locais e serviços do CRAS Vila Biquinhas e Programa Esporte Esperança - SMEL.
31/5
9h às 12h - A Prefeitura de Belo Horizonte no enfrentamento da violência e exploração sexual de crianças e adolescentes: Diálogos para uma atuação profissional
Evento voltado para servidores municipais. Acesse o Seminário.
Atividades da Rede
4/5 - Audiência Pública na Câmara Municipal de BH. Sugestão de participação dos adolescentes
11/5 - Audiência Pública na Assembleia Legislativa
Materiais Informativos
- Cartilha - Seja agente de proteção!
- Card para Redes Sociais - Maio Laranja PBH (png)
- Folder - Quem Sabe Denuncia!
- Cartaz - Seja um agente de proteção: denuncie!
- Marcador de página - Seja um agente de proteção: denuncie!
- Jornal do Ônibus - Seja um agente de proteção: denuncie!
- Campanha 2021
Clique para acessar os materiais preparados pela Prefeitura de Belo Horizonte para informação e conscientização sobre o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes em 2021.
Cartilha Orientativa PBH - FAÇA BONITO | PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES
WEBNÁRIO - MAIO LARANJA | 17 de maio de 2021
Convite para evento virtual | Programação para evento virtual
Confira a transmissão na íntegra.- Campanha 2020
► [ARQUIVO] Material de campanha - 2020
Cartilha informativo
Vídeo para compartilhar em grupos | Gif para compartilhar nas redes sociais
Faça Bonito - Faça parte da campanha nacional no Facebook:
1º Passo - Clique na imagem acima. Você será encaminhado para o site onde poderá apoiar a campanha.
2º Passo - Na plataforma, você fará login na sua conta do Facebook ou será conectado automaticamente.
Após se conectar e ver como ficará sua foto, clique em "Adicionar ao Facebook".
3º Passo - Uma nova janela será aberta. Clique em > Crie Twibbon para Facebook
Pronto! Agora todos sabem que você apoia os direitos de crianças e adolescentes e está na luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
- Proteja-se na internet (SaferNet)
Cidadão Digital:
Programa da SaferNet Brasil em parceria com o Facebook que realiza, de maneira gratuita, atividades sobre cidadania digital e combate à violência na internet com adolescentes entre 13 e 17 anos. Estão abertas inscrições para escolas e instituições sem fins lucrativos que desejem receber ações:
- Inscrição para receber ações do Cidadão Digital: http://bit.ly/CD_escolas21
- Site Cidadão Digital: cidadaodigital.org.br
Material educativo:
- Vídeo para adolescentes sobre vazamento de Fotos Íntimas: https://www.instagram.com/tv/
CHvcs3wsjjV/ - Campanha contra Sextorsão, SaferNet Brasil: http://www.safernet.org.br/
sextorsao/stop-sextortion.html
Canais SaferNet:
- Canal de Ajuda SaferNet Brasil: https://canaldeajuda.org.br/
- Serviço de orientação sobre crimes e violações dos Direitos Humanos na internet, de forma anônima e sigilosa
- Canal de Denúncias SaferNet Brasil: http://denuncie.org.br/ (Serviço de recebimento de denúncias anônimas de crimes e violações contra os Direitos Humanos na Internet)