Pular para o conteúdo principal

Centro Pop Miguilim

atualizado em 28/08/2019 | 10:59

O Centro de Referência Especializado para Criança e do Adolescente em Situação de Rua, Centro POP Miguilim é um equipamento público do SUAS/BH que, em articulação com a rede de proteção social da cidade, tem como objetivo garantir o direito à convivência familiar de crianças e adolescentes. Representa um espaço lúdico-pedagógico com a proposta de elaborar estratégias que colaborem para a construção do processo de saída das ruas e reintegração familiar e comunitária de crianças e adolescentes com trajetória de vida nas ruas, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários do público infanto-juvenil.
 

O serviço é realizado por meio de parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC), e de uma organização da sociedade civil. As crianças e adolescentes são atendidos por uma equipe técnica que promove escuta cuidadosa e, a partir da história de vida de cada um planeja acompanhamentos individuais e a inserção nas atividades coletivas da unidade. As ações são baseadas no diálogo com os usuários e atividades que estimulam o protagonismo e a autonomia para o enfrentamento de suas vulnerabilidades e risco social e pessoal.

 

O Centro POP Miguilim oferece atividades socioeducativas, espaços de guarda de pertences, higiene pessoal, alimentação, telecentro, provisão de documento e encaminhamentos para a rede socioassistencial do município e para serviços de outras políticas públicas setoriais. O acesso pode ser espontâneo, por encaminhamentos da rede de proteção social, por busca ativa e abordagem social ou por meio de mobilização social.


 

________________________________________________________________________________________ 

Funcionamento

Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Fins de semana e feriado, das 10h às 16h.

Rua Varginha, 210 - Floresta

(31) 3277-4388