Pular para o conteúdo principal

Cadastro Único

atualizado em 18/07/2019 | 12:43

O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda, que são aquelas que possuem renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar total até três salários mínimos.
 

O CadÚnico é um cadastro bastante completo. Nele são registradas informações sobre as características da família e identificação de cada pessoa, documentação, escolaridade, renda, se possui alguma deficiência e características do domicílio, despesas mensais , e pertencimento a Grupos Populacionais tradicionais e Específicos, entre outros.
 

A partir de 2003, o Cadastro Único se tornou o principal instrumento para o acesso às diversas políticas públicas que utilizam suas informações para identificar e selecionar as beneficiárias e beneficiários de cada programa social como: Programa Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Tarifa Social de Água, Isenção da Taxa de Inscrição em Concursos Públicos, IDJOVEM, Carteira do Idoso, e muitos outros.
 

O Cadastro Único é de responsabilidade compartilhada entre o governo federal, os estados, os municípios e o Distrito Federal e está regulamentado pelo Decreto Federal nº 6.135, de 26 de junho de 2007. 
 

Para se inscrever no CadÚnico, é necessário procurar um dos equipamentos de Assistência Social que realizam o cadastramento. Veja os endereços e mais informações em: Portal de Serviços.