Pular para o conteúdo principal

Atenção ao Migrante

criado em - atualizado em

Serviço de Atenção Ao Migrante

 

A Atenção ao Migrante é oferecida a famílias e indivíduos que estejam vivenciando situação de migração no município de Belo Horizonte. O objetivo do serviço é evitar o agravamento da situação de migração e a consequente permanência dos indivíduos e das famílias nas rua. São oferecidas escuta qualificada, orientações, realização de encaminhamentos para a rede socioassistencial, além da concessão do benefício passagem intermunicipal e interestadual, dentre outras atividades.  

O atendimento conta com uma equipe técnica que promove uma atenção especializada com orientações e encaminhamentos para a rede socioassistencial, além de articulação e fomento de uma rede de proteção social nas cidades de origem dos cidadãos. 
 

Os usuários são encaminhados para as unidades de acolhimento institucional, em caráter temporário. Além da oferta de vagas nos abrigos, há a concessão do benefício de passagem intermunicipal e interestadual para os cidadãos retornarem às suas cidades de origem. A passagem de ônibus é concedida após uma análise da equipe responsável que faz contatos com familiares ou outras pessoas do convívio do cidadão migrante, na sua cidade. A equipe de assistência social do município de destino é comunicada para garantir o atendimento local do usuário e também de sua família.
 

O público migrante atendido pela Subsecretaria de Assistência Social é bastante diverso. Os fluxos migratórios podem ser motivados por diversas circunstâncias e se destaca no cotidiano do atendimento a migração econômica ou pelo rompimento dos vínculos familiares ou comunitários.

 

Saiba mais no Portal de Serviços

 


Onde solicitar?

Atendimento presencial  no BH Resolve
Avenida Santos Dumont, 363 - Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.