FEITO PARA VOCÊ
O MOVE Amazonas integra o Programa Mobilidade e Inclusão Urbana da Prefeitura de Belo Horizonte e representa um dos maiores investimentos da capital em mobilidade nos últimos anos. Previsto para entrar em operação em 2030, o projeto está em fase de desenvolvimento, com estudos técnicos e projetos de infraestrutura em andamento, incluindo faixas exclusivas para ônibus, novas estações e melhorias urbanísticas.
A iniciativa tem como eixo principal a Avenida Amazonas, uma das mais importantes da cidade, e busca oferecer uma solução estruturada de transporte público coletivo para o Vetor Oeste de Belo Horizonte e a Região Metropolitana, com destaque para o Barreiro e o município de Contagem (Distrito Industrial).
Ao todo, o projeto contempla 39,7 km de intervenções viárias, sendo 8,64 km nas avenidas Amazonas e Olegário Maciel, com solução em Bus Rapid Transit (BRT). Os demais trechos correspondem a vias de acesso às regiões de captação de viagens, além de 8,65 km de “Bolsões de Caminhabilidade”, áreas que receberão intervenções urbanísticas, paisagísticas e de acessibilidade para qualificar os deslocamentos a pé e a integração com o transporte público.
Entre os principais objetivos do MOVE Amazonas estão a garantia de prioridade ao transporte coletivo no sistema viário, o aumento da velocidade operacional dos ônibus com consequente redução no tempo de viagem, a melhoria da integração entre diferentes modos de transporte, a oferta de mais conforto e segurança nos locais de embarque e desembarque, a ampliação da caminhabilidade e da acessibilidade e a otimização da operação do sistema, reduzindo custos e aumentando a eficiência.
O projeto é financiado pelo Banco Mundial (BIRD) e está sendo desenvolvido pelo Consórcio Oficina-ITDP-PITMEN-GPA&A, contratado pela Prefeitura de Belo Horizonte em março de 2025. O prazo de execução é de 26 meses.
TIRE SUAS DÚVIDAS
Perguntas e respostas
- ACESSIBILIDADE
As estações da Avenida Amazonas terão acessibilidade universal? As catracas serão acessíveis para todos?
Sim, as estações de transferência, terminais e pontos de conexão do MOVE BH Amazonas seguirão os princípios do desenho universal e as normas técnicas de acessibilidade, garantindo acesso igualitário a todas as pessoas.
- BAIRROS
Quais bairros serão contemplados pelo MOVE BH Amazonas?
Os bairros atendidos pelo BRT serão Centro, Barro Preto, Santo Agostinho, Prado, Barroca, Alto Barroca, Gameleira, Nova Gameleira, Cabana Pai Tomás, Jardinópolis, Madre Gertrudes, Custodinha e Camargos. Além disso, serão propostas faixas exclusivas para ônibus nos bairros da região do Barreiro, visando a melhoria da operação dos serviços alimentadores.
Há estudos de circulação viária para o bairro Prado?
Uma análise de circulação viária para o bairro Prado (Regional Oeste) está prevista para absorver parte do trânsito da Av. Amazonas com a implantação MOVE BH Amazonas. Esse é um dos itens que serão debatidos com a população.
Serão criadas linhas de transporte coletivo? Se sim, quais linhas e itinerários?
Os estudos de demanda e rede de transporte para o corredor do MOVE BH Amazonas e áreas próximas estão em andamento. Eles definirão as alterações nos itinerários e novos atendimentos.
- BRT E NÃO VLT
Por que optar por um BRT, e não por um VLT?
A escolha pelo BRT foi baseada em vários fatores:
1. Continuidade: o BRT já foi implantado em outros corredores de Belo Horizonte (Antônio Carlos, Cristiano Machado, Pedro I e Vilarinho). Por isso, um novo corredor de BRT irá garantir integração entre eles.
2. Viabilidade: o BRT tem menor custo, possui prazo de implantação mais curto e se adapta melhor à topografia da cidade. Além disso, a tecnologia VLT atende demandas de transporte moderadas nos corredores, variando de 5.000 a 14.000 passageiros por hora, por sentido. A demanda do corredor Amazonas é superior. Outro fator de decisão é que sistemas de VLT operam com declividades de até 7% e a Av. Amazonas possui alguns trechos com cerca de 10% de declividade.
3. Contratos: a mudança para o VLT tornaria o processo mais lento tendo em vista contratos de transporte público vigentes até 2028.
4. Conexão: alguns terminais, como Barreiro e Diamante, estão distantes do corredor Amazonas, o que dificultaria a extensão dos trilhos de um VLT.
- DESAPROPRIAÇÃO E VAGAS DE ESTACIONAMENTO
Vão desapropriar imóveis para fazer a faixa do MOVE BH Amazonas?
O projeto do MOVE BH Amazonas tem como premissa evitar desapropriações. Todas as alternativas de desenho serão exploradas com foco de que não haja impactos negativos para os comerciantes e moradores da região.
O projeto vai retirar vagas de estacionamento?
Na Avenida Amazonas, o estacionamento já é proibido em todo o trecho do projeto, exceto em locais específicos e fora dos horários de pico, além de operações de carga e descarga. Nas outras vias, a regulamentação de estacionamento e carga será avaliada durante a elaboração dos projetos do MOVE BH Amazonas.
- FUNCIONAMENTO NOTURNO
Os terminais e estações do MOVE BH Amazonas vão funcionar à noite? Se não, como os passageiros vão se deslocar?
Os terminais, pontos de conexão e estações do MOVE BH Amazonas seguirão o mesmo padrão do sistema MOVE atual. A rede noturna terá uma oferta de transporte ajustada à demanda específica desse período, garantindo o deslocamento dos passageiros mesmo fora do horário de operação regular.
Se os pontos de conexão e estações do BRT estiverem fechados, haverá linhas operando nas faixas mistas e pontos de parada à direita?
Sim, assim como nos corredores do MOVE, onde as estações fecham à noite e os ônibus operam nas faixas mistas com pontos de parada convencionais, o MOVE BH Amazonas também avaliará a melhor solução para a operação noturna, considerando suas características físicas e operacionais.
- INTEGRAÇÃO
Haverá mudanças no trajeto das linhas de ônibus que passam pela Avenida?
Sim, os trajetos das linhas de ônibus serão reestruturados. Isso será definido durante os estudos, que vão analisar a demanda e simular o tráfego. O objetivo é criar um sistema de transporte mais eficiente e integrado, que atenda melhor às necessidades da população.
Todas as informações serão compartilhadas com a população, e as sugestões dos moradores serão ouvidas para garantir um projeto que funcione para todos.
O MOVE BH Amazonas vai passar pelo centro de Belo Horizonte?
Sim, o MOVE BH Amazonas começará no hipercentro de Belo Horizonte e seguirá pela Avenida Amazonas até próximo à divisa com Contagem. Os estudos definirão onde nessa região haverá uma transição das faixas exclusivas à esquerda (junto ao canteiro central) para as faixas da direita.
As linhas de ônibus metropolitanas vão mudar?
Sim, as linhas metropolitanas que passam pela Avenida Amazonas serão reorganizadas, assim como as municipais. Além disso, novas linhas metropolitanas serão criadas para atender melhor a população, seguindo as diretrizes do Estado de Minas Gerais, responsável pelo sistema de transporte metropolitano.
Estão previstos outros corredores de BRT e terminais além da Avenida Amazonas?
Sim, estão previstos projetos para as vias do Barreiro e de Contagem, que vão integrar as linhas do MOVE BH Amazonas aos terminais Diamante e Barreiro, além de novos terminais necessários para o sistema. Pelo menos um terminal municipal será construído ao longo do corredor Amazonas e os estudos podem indicar a necessidade de mais infraestruturas.
Os projetos e obras da rede metropolitana serão responsabilidade do Estado de Minas Gerais e dos municípios envolvidos. Já foram firmados acordos com Contagem e o Estado para garantir a integração do projeto.
- O BRT
Como está o andamento das obras do MOVE BH Amazonas e quais são os próximos passos?
O projeto do MOVE BH Amazonas está dividido em duas etapas:
1. Estudos e Projetos: etapa em andamento com previsão de conclusão em agosto de 2027.
2. Implantação das Obras: um novo processo licitatório será feito em 2027 para a execução do projeto com estimativa de três anos de obra (2028 – 2030).
Quem são os responsáveis pelos Estudos e Projetos do MOVE BH Amazonas?
A responsabilidade por esta etapa do projeto é do consórcio composto pelas seguintes empresas: Oficina Engenheiros Consultores Associados LTDA., Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil), Pitmen Consultores LTDA. e Gustavo Penna Arquiteto & Associados.
A Prefeitura elaborou o Relatório de Impacto na Infraestrutura Urbana de Circulação (RIC) ou outro estudo para analisar os impactos urbanísticos e ambientais nos bairros próximos à Av. Amazonas com a implantação do MOVE BH Amazonas?
Sim, o empreendimento MOVE BH Amazonas passou pelo licenciamento urbanístico e recebeu o Parecer de Licenciamento Urbanístico (PLU) nº 1010/22 em 14 de fevereiro de 2023. Como parte do processo, foi elaborado o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), que inclui 38 condicionantes para mitigar impactos urbanísticos, ambientais e outros, inclusive durante a execução das obras.
- TEMPO DE VIAGEM
O tempo de viagem dos ônibus na Avenida Amazonas vai melhorar? Como isso será feito?
Sim, o projeto visa reduzir o tempo de viagem para quem usar o MOVE BH Amazonas. Isso será alcançado com:
Menos linhas e ônibus circulando no corredor;
Linhas diretas dos terminais de integração para o centro e área hospitalar;
Mais ônibus partindo dos terminais, diminuindo o tempo de espera;
Embarque rápido nas estações, com pagamento antecipado;
Faixas exclusivas para aumentar a velocidade dos ônibus.
Quem precisar trocar de ônibus nos terminais terá viagens mais longas? O que o passageiro ganha com isso?
O sistema tronco-alimentado compensa o tempo gasto na troca de ônibus com ganhos como:
Menos ônibus no corredor, aumentando a velocidade;
Linhas diretas dos terminais para o centro, área hospitalar e outros destinos de grande demanda;
Mais ônibus partindo dos terminais, reduzindo o tempo de espera;
Embarque rápido nas estações, com pagamento antecipado.
Além disso, o sistema amplia o acesso a áreas da cidade que antes não eram atendidas, facilitando o deslocamento. O MOVE BH Amazonas também se conectará aos corredores Antônio Carlos e Cristiano Machado, ampliando ainda mais a mobilidade na cidade.
- TRÁFEGO
A avenida Amazonas vai ficar mais congestionada com a faixa do BRT?
A tendência é que o trânsito melhore com a diminuição do fluxo de ônibus. Isso significa menos congestionamentos, menos acidentes e deslocamentos mais rápidos e seguros.
Quantas faixas serão para o trânsito misto?
A proposta é manter duas faixas por sentido para o trânsito misto (carros, motos, etc.) na Avenida Amazonas, além de uma faixa exclusiva para o BRT no canteiro central.
- PARTICIPAÇÃO POPULAR
A opinião da comunidade local será considerada no desenvolvimento do projeto?
Sim. O projeto prevê a realização de reuniões com instituições representantes da sociedade civil organizada e com as comunidades diretamente envolvidas e impactadas. Também será promovida uma consulta pública. Essas iniciativas têm como objetivo recolher e registrar contribuições da população para o aprimoramento do projeto.
Fale Conosco
Gostaria de esclarecer alguma dúvida não respondida na página de Perguntas e Respostas, ou deseja enviar sugestões sobre o projeto? CLIQUE AQUI e entre em contato conosco.
Próximos Eventos
- Audiência pública para apresentação do MOVE Amazonas para a comunidade
Dia 18/10/2025, das 8h às 14h30
Auditório do CEFET - Avenida Amazonas, 5.253 - Nova Suissa
Quero fazer minha inscrição
Documentos
Acesse a apresentação sobre MOVE Amazonas e saiba mais
Notícias
Move Amazonas é tema de reunião extraordinária do Comurb Publicado em 23/9
Projeto do Move Amazonas é apresentado à população Publicado em 11/8
Implantação do Move Amazonas será debatida com a população na CRTT Publicado em 7/8
Criação do BRT Amazonas será debatida na 20ª Reunião do Observatório da Mobilidade Publicado em 24/6