Pular para o conteúdo principal

Implantação do Move Amazonas será debatida com a população
Divulgação/PBH

Implantação do Move Amazonas será debatida com a população

criado em - atualizado em

Na próxima segunda-feira (11), das 8h30 às 12h30, haverá reunião ordinária presencial da  Comissão Regional de Transportes e Trânsito (CRTT) de Belo Horizonte para a apresentação dos estudos preliminares do Move Amazonas. O encontro no Auditório JK da Prefeitura (Avenida Afonso Pena, 1.212, Centro) também terá o objetivo de promover a escuta ativa da população.

O evento é aberto ao público e os interessados em participar devem fazer inscrição por este link. As reuniões ordinárias acontecem bimestralmente com as dez regionais administrativas da cidade para o acompanhamento das demandas das CRTTs, treinamentos, apresentações de propostas sobre transportes e trânsito, além de manter os representantes das comunidades atualizados sobre as ações da BHTrans. Todos os moradores podem participar e têm direito a voz, mas só os representantes eleitos podem votar.

De acordo com Rafael Murta, superintendente da Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob), o evento é uma oportunidade para detalhamentos deste projeto tão importante para a cidade. “A participação popular nas discussões sobre o Move Amazonas, juntamente com os grupos técnicos organizados, contribuirá para a elaboração do projeto”, diz.

Mobilidade e inclusão

A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou os estudos para o desenvolvimento dos projetos do Move Amazonas, parte do Programa Mobilidade e Inclusão Urbana da Prefeitura de Belo Horizonte. Em 26 de junho foi realizada a 20ª Reunião do Observatório da Mobilidade de Belo Horizonte, de uma série para debater o projeto, com participação de representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMUR), Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob), Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smobi), Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e do Consórcio responsável pela elaboração dos estudos e projetos (Oficina Consultores, GPAA, Pitmen e ITDP). 

MOVE Amazonas 

O Move Amazonas está previsto para entrar em operação em 2030. O projeto está sendo desenvolvido com estudos técnicos de infraestrutura, como faixas exclusivas e novas estações. A proposta da PBH é implantar uma solução de mobilidade urbana estruturada no transporte público coletivo para o atendimento ao Vetor Oeste da cidade e da região metropolitana, tendo como principal eixo viário a Avenida Amazonas.

A iniciativa contempla a implantação de tratamentos viários e equipamentos urbanos nas vias que compõem o projeto, visando priorizar a circulação dos ônibus municipais e metropolitanos no sistema viário e oferecer soluções de conforto e segurança à população nos pontos de embarque e desembarque dos serviços de TPC, incluindo o acesso a estes locais.

O sistema viário compreende o tratamento de uma extensão de 39,7 quilômetros de vias, sendo 8,64 quilômetros (21%) das avenidas Amazonas e Olegário Maciel. Os outros 31 quilômetros são de vias de acesso às regiões de captação de viagens nas regiões do Barreiro e de Contagem (Distrito Industrial).

Nesta extensão há 8,65 quilômetros de vias contíguas aos eixos de transporte coletivo em bairros e centralidades locais, denominados "Bolsões de Caminhabilidade", para os quais foi estabelecida a necessidade de implantação de tratamentos urbanísticos, paisagísticos e de acessibilidade.

CRTT

A CRTT é a instância de participação popular regional de caráter consultivo, sugestivo, opinativo e informativo do sistema de transporte e trânsito de Belo Horizonte e atua nas nove regionais, promovendo a interação entre a comunidade e o Poder Executivo Municipal. É coordenada pela BHTrans, por meio da Assessoria de Mobilização Social, para assegurar à população o acesso à informação e a participação no processo de elaboração, debate, sugestão, implantação, desenvolvimento e manutenção das políticas públicas de transportes e trânsito.