Pular para o conteúdo principal

Move Amazonas é tema de reunião extraordinária do Comurb
Breno Pataro

Move Amazonas é tema de reunião extraordinária do Comurb

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMUR), realiza nesta quinta-feira (25) a 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (Comurb). O encontro é aberto ao público e acontecerá de forma virtual, pela plataforma Microsoft Teams, das 9h às 12h. As inscrições podem ser feitas até 14h desta quarta-feira (24) por esse link.

Na ocasião, será apresentada a proposta preliminar do Move BH Amazonas, projeto de mobilidade urbana que tem como objetivo estruturar o transporte público coletivo no Vetor Oeste da capital e da região metropolitana. A iniciativa prevê melhorias para tornar o trânsito mais eficiente, sustentável e capaz de atender às demandas da população, tendo como principal eixo viário a Avenida Amazonas.

A reunião contará também com um momento de escuta ativa dos conselheiros do Comurb, que poderão contribuir com sugestões e apontamentos para o desenvolvimento do projeto. De acordo com Guilherme Willer, secretário municipal de Mobilidade Urbana, será uma oportunidade de aprofundar neste projeto tão importante para a cidade. “A participação dos conselheiros nas discussões sobre o BRT contribuirá para a elaboração do projeto”.

Para informações adicionais, acesse a página da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

Estudos

A Prefeitura já iniciou os estudos para o desenvolvimento dos projetos do Move Amazonas, parte do Programa Mobilidade e Inclusão Urbana da Prefeitura de Belo Horizonte.  No dia 11 de agosto, o projeto foi apresentado na reunião ordinária da Comissão Regional de Transportes e Trânsito (CRTT) de Belo Horizonte. No dia 26 de junho, aconteceu a 20ª Reunião do Observatório da Mobilidade de Belo Horizonte.

O Move Amazonas está previsto para entrar em operação em 2030 e está sendo desenvolvido com estudos técnicos e de infraestrutura em andamento, como faixas exclusivas e novas estações. O sistema viário contemplado no projeto compreende o tratamento de uma extensão de 39,7 quilômetros de vias, sendo 8,64 quilômetros (21%) das avenidas Amazonas e Olegário Maciel, com solução em Bus Rapid Transit (BRT).

Os demais 31 quilômetros são de vias de acesso às regiões de captação de viagens nas importantes regiões do Barreiro e do vizinho município de Contagem (Distrito Industrial). Nesta extensão há 8,65 quilômetros de vias contíguas aos eixos de transporte coletivo, em bairros e centralidades locais, denominados "Bolsões de Caminhabilidade".