Pular para o conteúdo principal

SUCAF - CADASTRO DE FORNECEDORES

criado em - atualizado em

 

O cadastro no SUCAF – Sistema Único de Cadastro de
Fornecedores e suas devidas atualizações, somente deverão
ser efetuados pelo Portal de Serviços da PBH, observando o
seu ramo de atividade.
Não serão aceitas solicitações por e-mail.

 


Para isto, siga as etapas:
 

1 - Acesse o Portal de Serviços da PBH, pesquise pelo termo "Fornecedor" e em seguida, tecla "Enter".
 

2 - Escolha o SERVIÇO desejado no SUCAF, conforme o ramo de atividade de sua empresa:

 

a) Ramo diferente de Engenharia, selecione um dos itens:
Fornecedor – Cadastro
Fornecedor – Atualização de Documentos no Cadastro
Fornecedor – Alteração de Dados Cadastrais e/ou Inclusão de Linhas
Fornecedor – Renovação do Certificado de Registro Cadastral
Fornecedor – Consulta Sistema Único de Cadastro
Fornecedor – Recurso Contra Indeferimentos no Cadastro

 

b) Ramo de Engenharia, selecione um dos itens:
Fornecedor do Ramo de Engenharia - Cadastro
Fornecedor do Ramo de Engenharia - Atualização de Documentos no Cadastro
Fornecedor do Ramo de Engenharia - Alteração de Dados Cadastrais e/ou Inclusão de Linhas
Fornecedor do Ramo de Engenharia - Renovação do Certificado de Registro Cadastral

 

Para se autenticar com segurança no SERVIÇO, é necessário que o representante da empresa se cadastre previamente no Atendimento Eletrônico GovBr, via acesso único do Governo Federal.


 

Criado com o objetivo de facilitar o relacionamento da Administração da Prefeitura de Belo Horizonte com os fornecedores, o Sistema Único de Cadastro de Fornecedores (SUCAF) possibilita o registro de pessoas jurídicas interessadas em fornecer serviços e produtos para a Administração Direta e entidades da Administração Indireta do Município de Belo Horizonte. O cadastramento é condição obrigatória para os interessados em manter contratos de fornecimento e participar das concorrências. 

O SUCAF cria, na Prefeitura de Belo Horizonte, um banco de dados que propicia informações capazes de tornar as contratações mais vantajosas e transparentes. Os fornecedores ganham com a racionalização do processo de cadastro, pois o banco de dados é único para toda a administração municipal. Também são gerados ganhos de desburocratização e agilização dos processos. 
 

ACESSAR SITUAÇÃO NO SUCAF
 

VANTAGENS:

Racionaliza o processo de cadastro do fornecedor, porque é único, ou seja, uma vez cadastrado num órgão, estará cadastrado em todos os demais.
 

Desburocratiza e agiliza os processos licitatórios, pois os documentos constantes no SUCAF e com data de validade em vigor, não precisarão ser apresentados nas licitações.
 

Moderniza e democratiza o cadastro e as consultas, pois permite o acesso do fornecedor interessado em qualquer parte do mundo, utilizando o que há de mais moderno em tecnologia de informação.
 

Universaliza o acesso à informação, disponibilizando "online", as informações pertinentes ao fornecedor/prestador de serviço cadastrado, para todas as unidades de Compras das órgãos da administrações direta e indireta da Prefeitura de Belo Horizonte.
 

Reduz o custo de cadastro/manutenção do cadastro tanto para o fornecedor quanto para a Prefeitura de Belo Horizonte: para aquele, porque se cadastrará apenas num órgão, porque não terá de reproduzir os documentos e autenticá-los para cada cadastro, para cada licitação, não correrá o risco de ser inabilitado porque se esqueceu de inserir um documento exigido no edital; para a PBH, porque não terá de replicar várias estruturas de cadastro, com espaço, móveis, equipamentos e recursos humanos.