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Dúvidas Frequentes

atualizado em 06/05/2019 | 17:03

1) Qual o endereço, horário de atendimento, telefone e e-mail do SUCAF?

a) Para cadastros diferentes do Ramo de Engenharia:

- Presencial (para empresas da Região Metropolitana de Belo Horizonte):
Guichê do SUCAF
Unidade BH RESOLVE, situada na Av. Santos Dumont, 363 – Centro (Entrada também pela Rua dos Caetés, 342 – Centro).
Horário de atendimento: das 8h às 17h.

 

- Empresas localizadas fora de Belo Horizonte:
SUCAF / GESIC
Rua Espírito Santo, 605 – 14º andar - Bairro Centro
30.160-919 – Belo Horizonte – MG
Horário de atendimento: 08 às 17 horas.
Telefone: (31) 3277-4677
E-mail para contato: gemec@pbh.gov.br (não para enviar documentação).

 

b) Para cadastros no Ramo de Engenharia:


- SUCAF / SUDECAP – Superintendência de Desenvolvimento da Capital
Rua dos Guajajaras, 1107 - andar térreo - Bairro Centro - CEP:: 30180-100
Belo Horizonte – MG
Horário de atendimento: 8:00 as 11:30 e das 14:00 às 17:30 horas.
Contatos: Tel. (31) 3277-8186 – e-mail: sucaf@pbh.gov.br
 

2) Pode-se enviar documentos por correio?

Sim.

Ramo de Engenharia:

SUCAF / SUDECAP:
Rua dos Guajajaras, 1107 - andar térreo - Bairro Centro - CEP:: 30180-100
Belo Horizonte – MG
Horário de atendimento: 8:00 as 11:30 e das 14:00 às 17:30 horas.

 

Ramo diferente de Engenharia:

SUCAF / GESIC
Rua Espírito Santo, 605 – 14º andar - Bairro Centro
30.160-919 – Belo Horizonte – MG
Horário de atendimento: 08 às 17 horas.

(Obs.: Não aceitamos documentos por fax ou e-mail).
 

3) É possível fazer o cadastro pela Internet?

Não; ainda não é possível efetuar o cadastro via Internet. 
Na Internet estão as orientações sobre o cadastro e os formulários padronizados necessários. 
 

4) É possível acompanhar o cadastro e obter o CRC pela Internet?

Não, ainda não é possível. 
Poderemos informar a situação por e-mail, telefone.

O CRC é enviado, por correio, para as empresas localizadas fora do município de Belo Horizonte.

Empresas sediadas em Belo Horizonte retiram o CRC no SUCAF, localizado na unidade BH RESOLVE, à Av. Santos Dumont, 363 – Centro, no horário de 08 às 17 horas.

Para as empresas de Engenharia, sediadas em Belo Horizonte, o CRC deverá ser retirado no SUCAF da SUDECAP, à Rua dos Guajajaras, 1107 - andar térreo - Bairro Centro, no horário 8:00 as 11:30 e das 14:00 às 17:30 horas.

 

5) Quais serviços devem ser cadastrados no SUCAF da SUDECAP?

Os serviços relacionados às Obras e Serviços de Engenharia, que estão indicados nos Grupos 01 e 02 do item “Linhas de Fornecimento”.
 

6) Alguma certidão vencida é atualizada automaticamente no cadastro do SUCAF?

Não. A atualização dos documentos é de responsabilidade da empresa cadastrada. Portanto só haverá atualização quando o documento for encaminhado ao SUCAF.
 

7) É necessário Balanço Patrimonial para o cadastramento?

a) Para as empresas do Ramo de Engenharia, que se cadastram no SUCAF da SUDECAP  é exigido o Balanço Patrimonial.
b) Demais empresas não é exigido o Balanço no Cadastro, entretanto o mesmo poderá ser exigido nos editais de licitação/pregão eletrônico, a critério do licitante.
 

8) Qual o prazo para a renovação de documentos no SUCAF?

Os documentos (certidões) recebidos são renovados no ato da entrega, estando o sistema em funcionamento normal. Para a Renovação do CRC o prazo é maior pois requer uma reanálise do cadastro e é emitido novo CRC após a devida publicação no Diário Oficial do Município – DOM.
 

9) Quando os documentos são renovados é emitido novo CRC?

O Certificado de Registro Cadastral - CRC - emitido pelo SUCAF, tem a validade de 1 ano e na renovação de certidões vencidas não é gerado novo CRC. Novo CRC só é emitido quando é feita a sua renovação ou quando há alguma alteração nos dados da empresa, tais como Razão Social, endereço e/ou quando há inclusão de linha(s).
 

10) Quais documentos deverão ser renovados?

Todos aqueles que possuem validade própria. Acesse, no menu à esquerda, no item “Situação do Fornecedor” aqueles documentos que se encontram vencidos e os muito próximos do vencimento.
 

11) Quais documentos necessitam de autenticação?

Cópia simples: para aqueles documentos obtidos através da Internet e que possuem o respectivo endereço eletrônico para conferir sua autenticidade;

Cópia autenticada em cartório: para os demais documentos.

Obs.: No caso de atendimento presencial: apresentar o documento original acompanhado de cópia simples a ser conferida pelo atendente do SUCAF.
 

12) O protocolo de solicitação do Cadastro no SUCAF permite a participação em licitações no Município de Belo Horizonte?

Depende do que prevê o edital de cada órgão licitante.
 

13) O SUCAF poderá obter alguma certidão, não apresentada no cadastro, para a empresa interessada?

Não. Não é responsabilidade da unidade cadastradora conseguir qualquer documento faltante.
 

14) Como proceder quando há alteração no Contrato Social / Estatuto?
Acesse, no menu à esquerda, o item "Alteração de Dados".