Pular para o conteúdo principal

Plano de Mobilidade Limpa

criado em - atualizado em

O Plano de Mobilidade Limpa, uma iniciativa que prevê a redução da emissão de carbono na região Central de Belo Horizonte, integra as ações do programa Centro de Todo Mundo. Incorpora premissas de sustentabilidade e justiça social, com a adoção na frota do transporte público de ônibus elétricos e de outras fontes de energia limpa, caracterizados por não emitirem poluentes locais, melhorando a qualidade do ar em áreas urbanas. Alinha o município aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: ODS 7 (Energias Renováveis e Acessíveis), ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima) e ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis).

 

ÔNIBUS ELÉTRICO

O Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte, o PlanMob-BH 2030,  é o instrumento orientador das ações em transporte coletivo, individual e não motorizado, que deverão ser conduzidas pela Prefeitura do Município para atender às necessidades atuais e futuras de mobilidade da população de Belo Horizonte.

Dentro do PlanMob-BH, no eixo Cidade Sustentável, as metas e ações voltadas para mudança da matriz energética preveem 100% de veículos movidos a combustíveis não fósseis na frota contratada pelo município e 40% de renovação da frota de ônibus por veículos híbridos ou não movidos a derivados do petróleo.

A Prefeitura de Belo Horizonte estima a substituição de 40% da atual frota, até 2030, por ônibus com energia limpa.  Uma das opções é a inclusão na frota de ônibus elétricos, que devido à tecnologia de propulsão, garantem uma viagem eficiente e silenciosa.

 

TESTE

Em setembro de 2023, a Sumob lançou o Plano de Mobilidade Limpa, com a presença do Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Na oportunidade, foi apresentado o plano em coletiva à imprensa (veja a apresentação). Posteriormente, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Sumob,  acompanhou um teste que ocorreu entre os dias 12/10 e 15/11 de 2023, com um ônibus elétrico modelo BYD D9A, tipo Padron, cedido pela BYD à empresa operadora SM Transportes, do Grupo Saritur.  O teste abrangeu 6 das 9 regionais do município de Belo Horizonte, especialmente, a regional Centro-Sul.

Acesse os links e veja a apresentação e o relatório completo do teste.

Chamamento Chamamento Público Nº 001/2024 - SUMOB

 

Plano Local de Mobilidade Limpa (PLML)


O Plano Local de Mobilidade Limpa (PLML) foi desenvolvido para a área central de Belo Horizonte pelo Consórcio Logit/ITDP Brasil/WRI Brasil, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O objetivo é transformar a região em um território de baixa emissão de carbono, alinhado ao programa Centro de Todo Mundo, promovendo sustentabilidade, inclusão social, equidade de gênero e uma matriz de deslocamentos mais sustentável.
 

O Plano prevê ações como a melhoria do transporte público, incentivo ao uso de bicicletas e outros modos ativos, otimização da logística urbana, estímulo à integração modal e restrição à circulação de veículos poluentes.
 

Oficinas e participação social
 

Para ampliar a troca de experiências, a Sumob sediou, em 28 de maio de 2024, a Oficina do PLML, organizada pelo consórcio responsável e com apoio do Observatório da Mobilidade de Belo Horizonte (ObsMob-BH).

O encontro foi dividido em cinco grupos de trabalho:
 

GT1 – Mobilidade Ativa: integração modal e infraestrutura cicloviária;

GT2 – Mobilidade Coletiva: rede de transporte e veículos de baixa emissão;

GT3 – Circulação calma e acessibilidade universal: Zonas 30 e áreas exclusivas de pedestres;

GT4 – Mobilidade individual motorizada: bolsões de estacionamento;

GT5 – Logística urbana: ciclologística.
 

Projeto Piloto
 

A elaboração do PLML prevê a implementação de um projeto piloto em área junto ao Mercado Novo, contemplando a Rua Rio Grande do Sul, Rua Carijós, Rua Tupis, Praça Raul Soares e Avenida Olegário Maciel.

A concepção já foi concluída e está em detalhamento pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Sumob e da BHTrans.
 

Etapas do PLML
 

O Plano foi estruturado em cinco etapas:
 

Plano de Trabalho – definição de objetivos, metodologia, cronograma e equipe técnica.

Relatório Diagnóstico e Plano de Monitoramento – análise da área de abrangência, políticas públicas relacionadas, metas e indicadores.

Relatório de Levantamento de Dados e Participação Social – resultados de levantamentos em campo e atividades de engajamento social.

PLML estruturado nos 8 eixos do PlanMob-BH – propostas organizadas a partir dos eixos de Mobilidade Ativa, Coletiva, Circulação Calma, Mobilidade Individual, Logística Urbana, Cidade Sustentável, Acessibilidade Universal e Gestão/Fiscalização.

Especificação do Projeto Piloto – diretrizes e especificações necessárias para a implementação.
 

Resultados esperados:
 

Com o PLML, Belo Horizonte busca:

  • Reduzir significativamente as emissões de poluentes e gases de efeito estufa;
  • Promover inclusão social e equidade de gênero;
  • Incentivar mudanças na divisão modal das viagens rumo a padrões mais sustentáveis.

O desenvolvimento do PLML segue as diretrizes já estabelecidas no Plano Diretor, no PlanMob-BH e no programa Centro de Todo Mundo.

 

 

 


Veja também

 

- Centro de Todo Mundo

- Prefeito Fuad Noman apresenta Plano de Mobilidade Limpa