Pular para o conteúdo principal

Plano de Mobilidade Limpa

criado em - atualizado em

O Plano de Mobilidade Limpa, uma iniciativa que prevê a redução da emissão de carbono na região Central de Belo Horizonte, integra as ações do programa Centro de Todo Mundo. Incorpora premissas de sustentabilidade e justiça social, com a adoção na frota do transporte público de ônibus elétricos e de outras fontes de energia limpa, caracterizados por não emitirem poluentes locais, melhorando a qualidade do ar em áreas urbanas. Alinha o município aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: ODS 7 (Energias Renováveis e Acessíveis), ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima) e ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis).

 

PLANMOB-BH 2030

 

O Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte, o PlanMob-BH 2030,  é o instrumento orientador das ações em transporte coletivo, individual e não motorizado, que deverão ser conduzidas pela Prefeitura do Município para atender às necessidades atuais e futuras de mobilidade da população de Belo Horizonte.

 

Dentro do PlanMob-BH, no eixo Cidade Sustentável, as metas e ações voltadas para mudança da matriz energética preveem 100% de veículos movidos a combustíveis não fósseis na frota contratada pelo município e 40% de renovação da frota de ônibus por veículos híbridos ou não movidos a derivados do petróleo.

 

ÔNIBUS ELÉTRICO

 

A Prefeitura de Belo Horizonte estima a substituição de 40% da atual frota, até 2030, por ônibus com energia limpa.  Uma das opções é a inclusão na frota de ônibus elétricos, que devido à tecnologia de propulsão, garantem uma viagem eficiente e silenciosa.

 

TESTE

 

Em setembro de 2023, a Sumob lançou o Plano de Mobilidade Limpa, com a presença do Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Na oportunidade, foi apresentado o plano em coletiva à imprensa (veja a apresentação). Posteriormente, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Sumob,  acompanhou um teste que ocorreu entre os dias 12/10 e 15/11 de 2023, com um ônibus elétrico modelo BYD D9A, tipo Padron, cedido pela BYD à empresa operadora SM Transportes, do Grupo Saritur.  O teste abrangeu 6 das 9 regionais do município de Belo Horizonte, especialmente, a regional Centro-Sul.

 

Acesse os links e veja a apresentação e o relatório completo do teste.

 

Chamamento Público

 

Saiba mais:

 

- Centro de Todo Mundo

 

Notícias relacionadas:

 

- Prefeito Fuad Noman apresenta Plano de Mobilidade Limpa