Pular para o conteúdo principal

Programa Maior Cuidado

criado em - atualizado em
Imagem gráfica com fundo branco, com o texto ao centro com letras na cor verde, a frase Programa Maior Cuidado, sendo a palavra MAIOR tendo grande destaque na gravura.

O Programa Maior Cuidado tem como objetivo apoiar as famílias no cuidado com os idosos e aumentar a qualidade de vida de todos. Na prática, os cuidadores realizam atendimento domiciliar a pessoas idosas dependentes e semidependentes. Os profissionais atendem aos idosos em casa, em dias e horários definidos por equipe multidisciplinar, de acordo com o grau de dependência de cada pessoa, e têm como norte a prevenção da exclusão e do isolamento. 


O trabalho busca dar apoio às famílias na rotina de cuidado a idosos inseridos no Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) que, por sua condição social e de saúde, precisam de cuidados constantes. O foco é, também, a garantia do acesso a direitos e evitar a ocorrência de situações que possam fragilizar e romper os vínculos familiares e sociais dos usuários.


Durante a permanência na residência, o profissional volta sua atenção integralmente para o idoso assistido. Atividades de higiene, alimentação e locomoção, mudança de posição de pessoas acamadas e controle de horário de medicamentos fazem parte da rotina do cuidador. Ele é a pessoa que acompanha o idoso em atividades de lazer e em consultas médicas.

 


Melhor relacionamento 

As ações do Programa Maior Cuidado ainda ampliam e dão qualidade ao relacionamento entre os idosos e suas famílias, física e emocionalmente. Elas não substituem as responsabilidades ou cuidados familiares, mas os complementam e evitam que o idoso precise ser acolhido em instituições de longa permanência, já que os laços familiares são fortalecidos e a carga diária do cuidado é dividida com o cuidador profissional.



Saiba mais no Portal de Serviços