16 December 2024 -
A agenda formativa “Diálogos Interculturais: tecendo pedagogias para o reconhecimento, a valorização e a reparação da história e das culturas indígenas no espaço escolar”, articulada pela Gerência das Relações Étnico-Raciais (Gerer), ocorreu, em 22 de outubro. O evento reuniu, no Auditório Neidson Rodrigues, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), mais de 300 educadores(as), representantes dos Núcleos de Estudos das Relações Étnicos-Raciais (Nerer), de todas as Diretorias Regionais (Dires).
Evento promove valorização e reparação histórico-cultural indígena
#paratodosverem: fotografia colorida de uma mesa, composta por cinco professores(as). A mesa é decorada com livros e uma faixa, na qual está escrito: “Somos todos iguais nas diferenças!”
Foto: Acervo da Gerer/Smed.
Eles(as) tiveram a oportunidade de assistir à palestra do doutorando Angelo Pataxó e dialogar com as experiências de professores(as) indígenas dos povos Xakriabá e Pataxó, do curso Formação Intercultural para Educadores Indígenas (Fiei), da FaE/UFMG, e professores(as) da Rede Municipal de Educação (Creche Esperança e Escola Municipal Pedro Aleixo).
Agenda formativa teve participação de docentes da UFMG e da UFSB
#paratodosverem: fotografia colorida de decorações que representam a cultura indígena. Há desenhos, uma boneca e um chocalho.
Foto: Acervo da Gerer/Smed.
A atividade foi resultado de uma parceria com a Fiei/UFMG e possibilitou reflexão sobre a efetivação da Lei nº 11.645/08 e suas diretrizes, que tratam da Educação das Relações Étnico-Raciais e da História e Culturas Indígenas. Angelo Pataxó, professor e mestre em Relações Étnico-Raciais pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), ressalta a relevância da prática: “É muito importante falar sobre nossas lutas e resistências, socializando também um pouco dos nossos saberes e fazeres. Acredito que o espaço escolar é um dos melhores lugares para discutirmos essa cultura, especialmente por sermos os povos originários.”
Formação contou com a presença de 300 profissionais da Educação
#paratodosverem: fotografia colorida de uma mesa, composta por cinco professores(as). A mesa é decorada com livros e uma faixa, na qual está escrito: “Somos todos iguais nas diferenças!” Foto: Acervo da Gerer/Smed.