Pular para o conteúdo principal

BENEFÍCIO DE CONTROLE

criado em - atualizado em

O registro dos benefícios do controle é fundamental para evidenciar a importância do órgão de controle na Administração Pública, à medida que demonstra o quanto a atuação integrada das funções de controle, em especial, da atividade de auditoria interna, contribui para o aperfeiçoamento da Gestão Pública. Esse registro possibilita ainda uma prestação de contas à sociedade dos resultados alcançados e, consequentemente, dos recursos empregados na atividade de controle e, não menos importante, serve como ferramenta motivacional para os auditores de controle interno, que têm a oportunidade de ver o impacto positivo de sua atuação no aprimoramento da Gestão Pública.

 

Normativo:
- Portaria CTGM 022/2018, de 04 de outubro de 2018

MANUAL DE CONTABILIZAÇÃO DE BENEFÍCIOS SUAUDI

Manual de Contabilização de Benefícios Outubro de 2021

O Manual de Contabilização de Benefícios apresenta de forma clara e objetiva a importância do órgão expôr para a Administração Pública os seus resultados, criando regras e parâmetros de medições e apurações. De forma hipotética, são apresentados exemplos de possíveis resultados e de como seriam medidos os seus benefícios.

icone pdf Manual de Contabilização de Benefícios SUAUDI

O benefício pode ser tipificado como financeiro ou qualitativo.

Benefício: impacto positivo resultante das ações de controle interno.

 

Benefício financeiro: benefício passível de representação monetária e demonstrado por documentação comprobatória, podendo ser classificado como:

 

Benefício Qualitativo: benefício não passível de representação monetária, que resulta do impacto positivo na gestão de forma estruturante, tal como melhoria gerencial, melhoria nos procedimentos de controle interno, aprimoramento de normativos e processos, dentre outros.

 

Benefício Potencial: é aquele decorrente de orientação e/ou recomendação cujo cumprimento, pela unidade auditada, ainda não foi verificado.

 

Benefício Efetivo: é aquele concretizado em decorrência das ações de controle interno, com real impacto na gestão pública.

 

RESULTADOS

201820192020
202120222023