Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade - PGMQ
No âmbito da auditoria interna, a qualidade é determinada tanto pelo grau de atendimento das expectativas dos clientes, quanto pela conformidade com as normas aplicáveis. Atender as expectativas dos clientes significa prestar serviços de auditoria interna que, em última instância, protejam e agreguem valor à organização. Ao passo que manter a conformidade com as normas garante uma operação eficiente, sustentável e alinhada as melhores práticas.
O Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade – PGMQ estabelece atividades de caráter permanente destinadas a avaliar a qualidade, a produzir informações gerenciais e a promover a melhoria contínua da atividade de auditoria interna da Controladoria Geral do Município de Belo Horizonte. O PGMQ realiza a avaliação da conformidade com as Normas Internacionais para a Prática Profissional de Auditoria Interna do Instituto dos Auditores Internos (IIA) (referenciada simplesmente como “Normas” no decorrer do documento), princípios fundamentais e o código de ética. O programa também avalia a eficiência e a eficácia da atividade de Auditoria Interna e identifica oportunidades de melhoria.
- MANUAL PRÁTICO DO PGMQ
O Manual Prático PGMQ - Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade tem o objetivo de uniformizar e dar transparência aos objetivos do programa e aos processos de avaliação, monitoramento e indicadores utilizados, além de estipular datas e períodos em que essas avaliações devem acontecer.
PORTARIA CTGM/SMPOG Nº 02.2021