O grupo de Teatro de Mobilização Social (MOBS), vinculado à Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC), presta um serviço público ao município, realizando atividades artísticas por meio de esquetes teatrais e intervenções artísticas. Atua nos equipamentos da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, além de espaços públicos como ruas, praças e demais territórios que apresentem situações de vulnerabilidade e risco social e pessoal. O trabalho busca informar e estimular a participação da população em campanhas voltadas à proteção dos direitos de todos os cidadão.
As atividades do grupo são realizadas de forma lúdica, com humor e vocabulário acessível, o que facilita o entendimento e o diálogo com o público alvo. Desta forma, o MOBS, leva aos usuários e técnicos, informações e reflexões sobre as políticas públicas da SMASAC, formas de acesso aos serviços e benefícios sociassistenciais, bem como situações de combate às violações de direitos. Além de prevenção e proteção, são apresentados conteúdos de forma estratégica, possibilitando o fortalecimento dos núcleos familiares e comunitários.
Referência nacional na execução deste serviço, grupo também já participou de conferências no estado, além de fóruns e eventos nacionais. Em 2019, completa 25 anos em atividades e consta em sua trajetória mais de 2.500 apresentações e público estimado de 300 mil pessoas. A cada nova demanda, o grupo realiza pesquisas, visitas, escutando gestores, técnicos e usuários, para criar suas intervenções e construir as cenas, de forma eficaz, com o conteúdo dessa política.
O elenco atual é composto pelos atores Andréa Rodrigues, André Maurício, Camilo Lélis, Fernanda Araújo e Janaina Starling.
Conheça mais sobre o grupo.
Contato:
Sede do Grupo – Casa dos Conselhos
Rua Estrela do Sul, 156 – Santa Tereza
3277-9009 - teatromobs@pbh.gov.br
- Esquetes do repertório do grupo
- “CRIANÇAS NA PISTA”: aborda a temática da exploração do trabalho infanto-juvenil nas ruas e suas conseqüências prejudiciais ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente, usando como exemplo o ciclo da pobreza vivido por uma família de ambulantes.
Ficha técnica:
Direção Gladys Rodrigues
Criação Teatro MOBS
Cenário e adereços: Ana Gastellois
Figurino: Adriana Gontijo.- “SUAS - NOSSO TEMPO EM CONSTRUÇÃO”: apresenta de forma lúdica e didática o Sistema Único da Assistência Social-SUAS. O esquete vem sendo apresentado em eventos de capacitação de trabalhadores, lideranças e usuários da Política de Assistência Social.
Ficha técnica:
Direção: Gladys Rodrigues
Criação: MOBS.- “NÓS, A FAMÌLIA”: aborda temas como casamento, desemprego, abuso sexual de crianças, gravidez na adolescência. O esquete é bastante requisitado em fóruns, capacitação de educadores e seminários com o tema da família e seus novos arranjos familiares.
Ficha Técnica:
Direção: Glaydes Rodrigues
Criação: MOBS.- “A PRÓXIMA PORTA”: inspirado no Estatuto do Idoso, é composto por relatos de idosos e familiares em situação de vulnerabilidade social.
Ficha Técnica:
Criação e direção: MOBS.- “CONVERSA BÁSICA”: destaca o trabalho da equipe de Proteção Social Básica, informando aos usuários, aos trabalhadores e as entidades parceiras sobre suas funções e serviços.
Ficha Técnica:
Criação e direção: MOBS.- “O NOME DELA”: aborda alguns estereótipos da mulher contemporânea, como a ditadura da beleza e do corpo e a jornada tripla que grande parte das mulheres vive, promovendo uma reflexão sobre a situação da mulher na sociedade e qual seu verdadeiro papel.
Ficha técnica:
Criação e Direção: MOBS
Texto – Camilo Lélis- “UM LUGAR NO CORAÇÃO”: o objetivo é sensibilizar e estimular a população de Belo Horizonte a participar como voluntária do serviço “Família Acolhedora”.
Ficha Técnica:
Texto e Direção: Fernando Limoeiro.- “PONTO DE ENCONTRO”: coloca em evidência os direitos do público usuário da Assistência Social, como Benefício de Prestação Continuada-BPC, Benefícios Eventuais e o Programa Bolsa Família.
Ficha Técnica
Criação e Direção: MOBS- “OS COZINHEIROS”: apresentada em oficinas para cantineiras municipais, dentro das ações do “ Projeto Esquadrão da Alimentação”, aborda a importância de procedimentos de culinária saudável, boa convivência e utilização de equipamentos de proteção.
Ficha Técnica:
Criação e Direção: MOBS
Texto: Janaina Starling.-“ESQUADRÃO ALIMENTAÇÃO”: apresentada para crianças de escolas municipais, dentro do Projeto “Esquadrão da Alimentação” visa estimular a adoção de uma alimentação saudável e métodos de higiene.
Ficha Técnica:
Criação e Direção: MOBS em parceria com a Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional.-“A TABERNA”: Esquete que se passa na idade média, numa Taberna onde as consequências de uma má alimentação para a saúde são mostradas de forma cômica e interativa.
Ficha técnica:
Criação e Texto: Grupo Parangolé.
Adaptação e direção: MOBS.-“O MEDO E A CORAGEM”: Baseado no livro “O Medo e a Coragem”, da atriz Janaína Starling, a esquete é uma contação em versos, de forma lúdica, de uma criança que sofreu abuso sexual, mas conseguiu reagir e pedir ajuda. Visa chamar a atenção para esse mal que assola o nosso país e estimular as crianças a pedirem ajuda aos amigos e parentes, bem como a usar o disque 100. Adequado à crianças de 6 a 8 anos.
Ficha técnica:
Texto: Janaína Starling
Criação e direção: Andréa Rodrigues e Camilo Lélis.-“A ALEGRIA E A TRISTEZA”: Baseado no livro “A alegria e a tristeza” , da atriz Janaína Starling, a esquete é uma contação da história de um menino alegre e amado, que um dia descobriu a tristeza e a exclusão que o bullying pode provocar nas crianças. Para superar o trauma, só mesmo a amizade, o respeito e o amor das outras pessoas e dele para consigo mesmo. A esquete aborda o tema bullying com as crianças de uma forma lúdica e poética. Faixa etária de 6 a 10 anos.
Ficha Técnica:
Texto: Janaina Starling
Criação e Direção: Fernanda Araújo e André Maurício.- Intervenções
Intervenções :
- “TEMPOS SOMBRIOS”: aborda os tempos atuais, o retrocessos e perdas de direitos ocorridos, ressaltando a importância de políticas públicas para as minorias.
Ficha Técnica:
Criação e Direção – Teatro MOBS.-“HOMENAGEM A ELAS”: esquete criada para denunciar o alto número de feminicídios e a postura julgadora da sociedade, culpando as vítimas pela violência que sofrem.
Ficha Técnica:
Criação e Direção - MOBS.- Visando atender a situações específicas, a equipe poderá produzir uma esquete ou contar com a intervenção dos “JORNALISTAS MALUCOS”. Esta esquete poderá abordar temas diversos, sendo adaptada à demanda que for apresentada a equipe.