Plano de Manejo do antigo aterro sanitário da SLU
As condicionantes ambientais estabelecidas para o encerramento da disposição dos resíduos domiciliares e urbanos de Belo Horizonte no aterro sanitário da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), na BR-040, situado no bairro Jardim Filadélfia, definiram que a referida área seria destinada à implantação gradual de um parque-aterro.
O objetivo dessa iniciativa é buscar a reintegração do espaço à paisagem urbana, contribuindo para a melhoria da qualidade do microclima e da vida da população, afetando positivamente a fauna e a flora nativas.
Com essa perspectiva, em maio de 2018, foi concluída a elaboração do Plano de Manejo da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos da SLU (CTRS BR-040) [1].
Sob coordenação da SLU, participação da comunidade acadêmica e de equipe multidisciplinar da Prefeitura, o plano propõe novos usos para o equipamento público, com previsão de áreas livres, espaços dedicados à prática esportiva, ao lazer ativo e contemplativo, além da introdução de hortas comunitárias, bem como a manutenção e a otimização das práticas necessárias para a estabilização do maciço desse antigo aterro. Estão previstas também outras atividades relacionadas à gestão dos resíduos sólidos urbanos.
Acesse também:
- PLANO DE MANEJO DA CENTRAL DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA SLU (CTRS BR-040)
- PROJETO DO PARQUE-ATERRO TAIOBEIRAS
- PLANO DE COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO PARQUE-ATERRO
[1] PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE. Superintendência de Limpeza Urbana (SLU). Plano de Manejo da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos da BR-040. Belo Horizonte, 2018. (publicado em PMI Energias Renováveis – PBH Ativos S.A.)