Coleta seletiva
ATENÇÃO!
Coleta seletiva volta a ser realizada em Belo Horizonte
A Prefeitura informa que o serviço de coleta seletiva da capital foi retomado no dia 9 de novembro do ano passado. O recolhimento porta a porta está ocorrendo nos mesmos dias e horários estabelecidos.
Neste momento, mais do que nunca, o apoio da população é fundamental. A sugestão é que as pessoas higienizem os resíduos antes de descartá-los para a coleta e, se possível, deixem os materiais recicláveis guardados por uma semana, em local seguro, como forma de ampliar a descontaminação.
Com relação ao recolhimento ponto a ponto, é indispensável a utilização correta dos equipamentos de Ponto Verde, evitando o descarte de qualquer outro resíduo que não seja o reciclável no interior dos coletores. As máscaras devem ser eliminadas somente na coleta domiciliar convencional, de maneira bem-acondicionada, de preferência em sacos duplos, para não contaminar os garis e as outras pessoas.
Não deposite nos equipamentos coletores materiais tóxicos e infectantes, resíduos de saúde e orgânicos. Cuide da limpeza do local. A SLU pede aos cidadãos que obedeçam aos dias e horários de disposição dos recicláveis nas calçadas dos bairros atendidos pela coleta seletiva porta a porta.
DICAS IMPORTANTES
- Nos Pontos Verdes da Prefeitura, há um coletor exclusivo para vidro e outro para papel, metal e plástico. Use-os corretamente;
- Preserve os equipamentos da coleta seletiva instalados pela cidade;
- Nunca misture o lixo domiciliar ao reciclável;
- Não coloque resíduos orgânicos e os não recicláveis próximos ao coletor;
- Ponha o lixo comum na calçada de sua residência ou de seu comércio, bem-lacrado, somente nos dias e horários de recolhimento;
- Não jogue entulho no Ponto Verde. Móveis velhos, restos de obras, pneus, poda e outros resíduos volumosos não tóxicos devem ser levados para uma Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV). Veja os endereços aqui;
- Por causa da pandemia de coronavírus, higienize os materiais em casa;
- Guarde os resíduos em local seguro por, pelo menos, uma semana para ampliar a descontaminação;
- Descarte os resíduos recicláveis somente dentro do equipamento coletor;
- Ao manusear os recicláveis, use máscara e luvas;
- Lave bem as mãos e use álcool 70%.
Coleta seletiva é um processo que consiste na separação e no recolhimento dos resíduos descartados por moradores da cidade. Reciclagem é a utilização, como matéria-prima, de um produto que seria considerado lixo. Belo Horizonte é beneficiada por duas modalidades de coleta seletiva: a ponto a ponto e a porta a porta.
Coleta seletiva ponto a ponto
Nesse tipo de coleta, são instalados contêineres na cor verde em diversos pontos da cidade para que o cidadão possa descartar os resíduos recicláveis. Em um coletor, é descartado apenas o vidro. No outro, o papel, o metal e o plástico. São os chamados Pontos Verdes.
Clique e confira os endereços.
Coleta seletiva porta a porta
Na coleta porta a porta, os materiais recicláveis são separados pelos moradores e colocados na calçada para ser coletados pelas equipes da SLU. Atualmente o serviço está presente em 45 bairros da capital. É realizada uma vez por semana. O material deve ser acondicionado em sacos plásticos, de preferência transparentes, e dispostos em frente ao local da coleta (no passeio), a partir das 8h.
Clique e confira os bairros atendidos pela coleta seletiva porta a porta.
Todos os materiais recicláveis recolhidos pela coleta seletiva são destinados às associações ou cooperativas de catadores e trabalhadores com materiais recicláveis, participantes do Fórum Municipal Lixo e Cidadania.
Informações
- Coleta domiciliar
- Coleta seletiva
- Reciclagem de entulho
- Serviços de limpeza
- Plano Municipal de Resíduos Sólidos
- Descarte de pequenos volumes
- Descarte especiais
- Destinação e tratamento
- Alternativas para o tratamento do lixo
- Colabore com a limpeza
- Pesquisas
- Números da Limpeza Urbana
- LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS – LGPD