Pular para o conteúdo principal

Coleta seletiva

atualizado em 14/01/2021 | 18:48

ATENÇÃO!

Coleta seletiva volta a ser realizada em Belo Horizonte

A Prefeitura informa que o serviço de coleta seletiva da capital foi retomado no dia 9 de novembro do ano passado. O recolhimento porta a porta está ocorrendo nos mesmos dias e horários estabelecidos.

 

Neste momento, mais do que nunca, o apoio da população é fundamental. A sugestão é que as pessoas higienizem os resíduos antes de descartá-los para a coleta e, se possível, deixem os materiais recicláveis guardados por uma semana, em local seguro, como forma de ampliar a descontaminação.

 

Com relação ao recolhimento ponto a ponto, é indispensável a utilização correta dos equipamentos de Ponto Verde, evitando o descarte de qualquer outro resíduo que não seja o reciclável no interior dos coletores. As máscaras devem ser eliminadas somente na coleta domiciliar convencional, de maneira bem-acondicionada, de preferência em sacos duplos, para não contaminar os garis e as outras pessoas. 

 

Não deposite nos equipamentos coletores materiais tóxicos e infectantes, resíduos de saúde e orgânicos. Cuide da limpeza do local. A SLU pede aos cidadãos que obedeçam aos dias e horários de disposição dos recicláveis nas calçadas dos bairros atendidos pela coleta seletiva porta a porta.

 

DICAS IMPORTANTES

 

- Nos Pontos Verdes da Prefeitura, há um coletor exclusivo para vidro e outro para papel, metal e plástico. Use-os corretamente;

- Preserve os equipamentos da coleta seletiva instalados pela cidade;

- Nunca misture o lixo domiciliar ao reciclável;

- Não coloque resíduos orgânicos e os não recicláveis próximos ao coletor;

- Ponha o lixo comum na calçada de sua residência ou de seu comércio, bem-lacrado, somente nos dias e horários de recolhimento;

- Não jogue entulho no Ponto Verde. Móveis velhos, restos de obras, pneus, poda e outros resíduos volumosos não tóxicos devem ser levados para uma Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV). Veja os endereços aqui;

- Por causa da pandemia de coronavírus, higienize os materiais em casa;

- Guarde os resíduos em local seguro por, pelo menos, uma semana para ampliar a descontaminação;

- Descarte os resíduos recicláveis somente dentro do equipamento coletor;

- Ao manusear os recicláveis, use máscara e luvas;

- Lave bem as mãos e use álcool 70%.

 

Coleta seletiva é um processo que consiste na separação e no recolhimento dos resíduos descartados por moradores da cidade. Reciclagem é a utilização, como matéria-prima, de um produto que seria considerado lixo. Belo Horizonte é beneficiada por duas modalidades de coleta seletiva: a ponto a ponto e a porta a porta.

 

Coleta seletiva ponto a ponto

Nesse tipo de coleta, são instalados contêineres na cor verde em diversos pontos da cidade para que o cidadão possa descartar os resíduos recicláveis. Em um coletor, é descartado apenas o vidro. No outro, o papel, o metal e o plástico. São os chamados Pontos Verdes.

Clique e confira os endereços.

 

Coleta seletiva porta a porta 

Na coleta porta a porta, os materiais recicláveis são separados pelos moradores e colocados na calçada para ser coletados pelas equipes da SLU. Atualmente o serviço está presente em 45 bairros da capital. É realizada uma vez por semana. O material deve ser acondicionado em sacos plásticos, de preferência transparentes, e dispostos em frente ao local da coleta (no passeio), a partir das 8h.
 

Clique e confira os bairros atendidos pela coleta seletiva porta a porta.
                                                                                                                   
Todos os materiais recicláveis recolhidos pela coleta seletiva são destinados às associações ou cooperativas de catadores e trabalhadores com materiais recicláveis, participantes do Fórum Municipal Lixo e Cidadania.