Descarte de outros materiais - Produtos eletrônicos
A logística reversa é o sistema que promove o retorno do produto pós-consumo ao próprio setor empresarial responsável pela sua importação, fabricação, distribuição e comercialização. Ou seja: quem produz, importa ou vende o bem de consumo precisa recolher de volta.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei 12.305/10, estabelece que o descarte de eletroeletrônicos em desuso, incluindo produtos de informática, deve ser objeto de logística reversa.
O objetivo é a reinserção dos resíduos nos próprios processos produtivos (ou de terceiros), permitindo a reutilização/reciclagem, ou então a destinação final adequada, sem ônus ao serviço público de limpeza.
Pesquise em sua região e entregue pilhas, baterias, lâmpadas, eletrodomésticos e equipamentos de informática no lugar certo. Com certeza, você encontrará diversas lojas e muitos pontos de recolhimento gratuito desses produtos. Mas nunca elimine esses materiais em locais inadequados.
Praticar a logística reversa é essencial para a preservação do meio ambiente. Vamos cuidar do planeta. Ele é a nossa casa.
Clique aqui para acessar o portal da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), órgão que reúne empresas licenciadas em Minas Gerais que praticam a logística reversa. Em "Mais informações", é possível encontrar alguns links de estabelecimentos que recebem esse tipo de resíduo.
Acesse também:
Outros resíduos atendidos pela logística reversa
Saiba mais sobre a logística reversa
Informações
- Coleta domiciliar
- Coleta seletiva
- Reciclagem de entulho
- Serviços de limpeza
- Plano Municipal de Resíduos Sólidos
- Descarte de pequenos volumes
- Descarte especiais
- Destinação e tratamento
- Alternativas para o tratamento do lixo
- Colabore com a limpeza
- Pesquisas
- Números da Limpeza Urbana
- Programa de Integridade
- LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS – LGPD