Pular para o conteúdo principal

Material Educativo

atualizado em 21/05/2021 | 09:47

REVISTA

A Revista SLU reúne artigos escritos por especialistas da Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte (SLU) com abordagem voltada à gestão de resíduos. A proposta da publicação é informar as ações realizadas pelo órgão e servir como registro e fonte de pesquisa a estudantes e ao público diverso que se interessar pelo tema.

 

Nesta primeira edição, confira, entre outros textos, um pouco dos 100 anos de história da disposição final de resíduos sólidos em Belo Horizonte e os avanços e desafios do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da capital (PMGIRS-BH).

 

Não deixe de ler também “Desenvolvimento tecnológico na gestão de resíduos”, que trata dos impactos ambientais frente ao aumento progressivo da quantidade e da diversidade de resíduos ao longo do tempo, e “Arqueologia do lixo de Belo Horizonte”, um trabalho investigativo que busca revelar peculiaridades do lixo que produzimos e descartamos na cidade durante as décadas passadas.

 

Revista SLU - março de 2021

 

REVISTA SLU - Nº 1 | EDIÇÃO DE MARÇO DE 2021

 

VÍDEO INSTITUCIONAL | ANTIGO ATERRO SANITÁRIO DE BH

Central de Tratamento de Resíduos Sólidos da SLU PBH

 

A Central de Tratamento de Resíduos Sólidos da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) foi Inaugurada em 17 de fevereiro de 1975, às margens da rodovia BR-040, na região Noroeste de Belo Horizonte. Funcionam no local uma Central de Aproveitamento Energético do Biogás, uma Estação de Reciclagem de Entulho, a Unidade de Compostagem, a Unidade de Recebimento de Pneus e uma Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes. Desde dezembro de 2007, quando a capacidade do aterro foi esgotada, o local não recebe mais o lixo da capital. Atualmente os resíduos gerados são destinados ao aterro sanitário licenciado da Central de Tratamentos de Resíduos Macaúbas, em Sabará, na Região Metropolitana de BH.

CLIQUE E ASSISTA AO VÍDEO.

 

PEÇAS GRÁFICAS INFORMATIVAS PARA ESTUDANTES E EDUCADORES

A SLU realiza, durante o ano todo, campanhas educativas com o objetivo de sensibilizar o cidadão a respeito do correto descarte de resíduos. Nessas ações, são distribuídos diversos materiais informativos para fortalecer o processo de engajamento e mudança de comportamento.

Veja alguns deles. Clique nos títulos dos materiais para baixá-los.

 

Este material traz dicas importantes para evitar que os garis se firam com objetos cortantes. O folheto inclui orientações sobre o descarte de seringas, espetos, vidros quebrados e latas com bordas pontiagudas. Sugestão de impressão: em papel tamanho A4, é possível reproduzir dois folhetos frente e verso.

FOLHETO PROTEJA OS GARIS

 

Este material traz orientações sobre o que você pode separar para a coleta seletiva entre os diversos tipos de papel, metal, plástico e vidro. Nele é possível conhecer também alguns resíduos que não são apropriados para a coleta seletiva. Sugestão de impressão: em papel tamanho A4, é possível reproduzir dois folhetos frente e verso.

FOLHETO COLETA SELETIVA 

 

Este material serve para informar a respeito do novo programa de recolhimento de resíduos recicláveis de Belo Horizonte em que os equipamentos coletores passaram a ser verdes. Um contêiner é destinado ao recebimento de papel, metal e plástico e um outro somente para o vidro. Sugestão de impressão: em papel tamanho A3, frente e verso. Em seguida, basta realizar a dobradura.

FOLDER PONTO VERDE

 

Este material traz orientações sobre o que você pode separar para a coleta seletiva entre os diversos tipos de papel, metal, plástico e vidro. Nele é possível conhecer também alguns resíduos que não são apropriados para o descarte nesse serviço. Além disso, há recomendações sobre a prática dos 3Rs (Reduzir, Reutilizar, Reciclar), tão importante nos dias atuais. O folder pode ser utilizado em comunidades e condomínios. Há um campo específico onde é possível anotar, como lembrete, o dia do recolhimento dos recicláveis em sua região. Sugestão de impressão: em papel tamanho A4, frente e verso.

FOLDER COLETA SELETIVA COM CATADORES

 

Este material traz orientações sobre o retorno da coleta seletiva na cidade após a interrupção do serviço ocasionada pela pandemia de coronavírus. Nele há recomendações sobre as formas corretas de acondicionamento dos resíduos e ainda cuidados para este período de enfrentamento à covid-19. O folder pode ser utilizado em comunidades e condomínios. Há um campo específico onde é possível anotar, como lembrete, o dia do recolhimento dos recicláveis em sua região. Sugestão de impressão: em papel tamanho A4, frente e verso. Logo em seguida, aplicar o recorte. Cada folha rende duas unidades do folheto.

FOLHETO A COLETA SELETIVA VOLTOU

 

Este material orienta o cidadão sobre a importância do cumprimento dos dias e horários adequados para a exposição dos resíduos domiciliares nas vias públicas. Sugestão de impressão: em papel tamanho A4, é possível reproduzir um folder frente e verso.

 

FOLDER COLETA TEM DIA E HORA | REGIÕES: BARREIRO, CENTRO-SUL E OESTE

 

FOLDER COLETA TEM DIA E HORA | REGIÕES: LESTE, NORDESTE E NOROESTE

 

FOLDER COLETA TEM DIA E HORA | REGIÕES: NORTE, PAMPULHA E VENDA NOVA

 

Este material explica, de forma rápida e objetiva, as novidades do recolhimento de recicláveis (papel, metal, plástico e vidro) na capital e ainda instrui o cidadão a respeito de quais resíduos ele pode separar e destinar aos novos Pontos Verdes. Há um campo específico onde é possível indicar, para a comunidade ou para o condomínio, o endereço mais próximo dos coletores. Sugestão de impressão: em papel tamanho A3.

CARTAZ PONTOS VERDES

 

Este material traz orientações a respeito do correto descarte de variados tipos de resíduos. Além disso, nele é possível encontrar a relação completa das Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs) da Prefeitura para onde devem ser levados materiais não tóxicos que não são recolhidos pela coleta domiciliar rotineira, como móveis velhos, pneus, restos de obra e podas. Sugestão de impressão: em papel tamanho A4, é possível reproduzir um folder frente e verso.

FOLDER CADA RESÍDUO TEM SEU LUGAR CERTO

 

Este material esclarece o que é o projeto Ponto Limpo e ainda traz orientações a respeito do correto acondicionamento e descarte de resíduos, com destaque para alguns cuidados especiais durante a pandemia. Além disso, nele é possível encontrar a relação completa das Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs) da Prefeitura para onde devem ser levados materiais não tóxicos que não são recolhidos pela coleta domiciliar rotineira, como móveis velhos, pneus, restos de obra e podas. Sugestão de impressão: em papel tamanho A4, é possível reproduzir um folder frente e verso.

FOLDER PONTO LIMPO

 

Este material traz informações específicas sobre as Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs) da Prefeitura para onde devem ser levados materiais não tóxicos que não são recolhidos pela coleta domiciliar rotineira, como móveis velhos, pneus, restos de obra e podas. Saiba o que pode ser entregue gratuitamente nessas unidades e os dias e horários de funcionamento do serviço. Sugestão de impressão: em papel tamanho A4, é possível reproduzir um folder frente e verso.

FOLDER URPV

 

Este material é um alerta para a preservação dos cursos d'água da cidade a partir do cuidado simples, mas importante, de nunca descartar resíduos em córregos, rios e nascentes. No folheto, há recomendações para se evitar o uso excessivo do plástico, além de orientações sobre a destinação correta do lixo das residências e do comércio nos dias e horários adequados de coleta, bem como a entrega de produtos tóxicos, como óleos, lâmpadas, pilhas, baterias e eletroeletrônicos, nos postos gratuitos de recebimento, por meio da chamada logística reversa. Sugestão de impressão: em papel tamanho A4, frente e verso. Logo em seguida, aplicar o recorte. Cada folha rende duas unidades do folheto.

FOLHETO LIMPEZA DE CÓRREGOS