- Como saber se existe coleta domiciliar de lixo na minha rua?
Basta acessar pbh.gov.br/
coletadomiciliar e inserir o nome da rua ou avenida. No mesmo link, é possível saber os dias e o turno de recolhimento (período da manhã ou da noite).
- Qualquer tipo de resíduo é recolhido na coleta domiciliar rotineira em Belo Horizonte?
Não. Entulho como poda e restos de obra, remédios, produtos químicos, resíduos volumosos (pneus, eletroeletrônicos e móveis velhos) não são recolhidos. Ou seja: materiais tóxicos, infectantes e perigosos não são aceitos na coleta domiciliar rotineira. Acesse as Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs), em pbh.gov.br/urpvs, para saber o que pode ser recebido gratuitamente nesses locais.
Importante: jamais descarte, para a coleta domiciliar, embalagens contendo líquidos, pois elas podem se romper durante a compactação, e o conteúdo do recipiente atingir o gari, molhando sua roupa ou causando problemas ainda maiores a esse profissional. Colabore, sendo um cidadão consciente.
- Por que o caminhão da coleta de lixo não passa em algumas localidades?
A coleta domiciliar porta a porta abrange 100% da extensão das vias formalmente urbanizadas. O recolhimento de resíduos ocorre diariamente, de segunda a sábado, em algumas localidades, e em outras, de maneira alternada, às segundas, quartas e sextas-feiras, ou ainda: às terças, às quintas-feiras e aos sábados. A coleta pode ser noturna ou diurna.
Em determinadas vias que não oferecem segurança para o tráfego de caminhões, o recolhimento de resíduos é feito na rua ou avenida mais próxima. Assim, o cidadão deverá levar seus resíduos, devidamente embalados, a esse ponto mais próximo de confinamento de lixo. Ou, em alguns casos, os próprios garis vão até as portas das casas dessas vias que não recebem caminhões e buscam os sacos de resíduos, levando-os até o veículo.
- Eu posso descartar um animal morto de pequeno porte na coleta domiciliar?
Sim. Ele deve ser exposto na calçada no dia de recolhimento, devidamente acondicionado em uma embalagem segura. Saiba mais, acessando o serviço “Coleta de Animal Morto - Pequeno Porte”, no Portal de Serviços da Prefeitura.
- Por que a coleta domiciliar é feita à noite em alguns lugares?
O recolhimento de resíduos domiciliares é realizado a partir das 20h em quase 90 bairros de Belo Horizonte. Nesse caso, o cidadão precisa colocar o lixo na calçada, devidamente acondicionado, somente entre as 19h e as 20h, para evitar que ele fique muito tempo exposto em vias públicas. Nesses locais, a SLU optou por executar a coleta noturna considerando diversas vantagens:
- O serviço torna-se mais ágil, pois o tráfego de automóveis e motos nesse horário é bem menor. Com isso, há também a redução do consumo de combustível dos caminhões.
- O impacto da presença dos veículos da SLU no trânsito é reduzido durante o percurso entre os bairros da capital e o aterro sanitário.
- Os garis não ficam expostos ao sol e às temperaturas extremas de calor.
- Os profissionais trabalham com mais segurança, livres da intensa movimentação de carros e ônibus, o que representa a diminuição dos riscos de acidente.
- A cidade amanhece mais limpa.
Além disso, em áreas onde há comércio e presença de pedestres, como no hipercentro, sacos de lixo na calçada, durante o dia, podem significar obstáculos e perigo à população.
- Em Belo Horizonte, existe coleta seletiva?
Sim. Na capital, existem duas modalidades de coleta seletiva: a porta a porta, em que o caminhão passa recolhendo os recicláveis nas residências ou no comércio, e a ponto a ponto, quando o cidadão leva os resíduos (papel, metal, plástico, isopor e vidro) a um coletor instalado em local público.
Para saber os bairros atendidos pela coleta seletiva porta a porta e os locais de entrega voluntária, acesse pbh.gov.br/coletaseletiva.
- A Prefeitura recolhe entulho?
- Nesse caso, o cidadão é quem deve levar os resíduos volumosos não tóxicos que produzir até as Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs), que são equipamentos públicos destinados a aceitar entulho, poda e terra, até o limite diário de 1m³ por viagem, assim como pneus, colchões e móveis velhos.Para saber os endereços dessas unidades, acesse pbh.gov.br/urpvs.
- O que são resíduos sólidos especiais?
São os resíduos que, por seu volume, peso, grau de periculosidade ou degradabilidade, ou por outras especificidades, exigem procedimentos especiais para seu gerenciamento, desde o momento da geração até sua destinação final, considerando os impactos negativos e os riscos à saúde e ao meio ambiente.
Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Lei Municipal 10.534/2012, a responsabilidade pela coleta, pelo transporte, pelo tratamento e pela destinação final dos resíduos sólidos especiais é do gerador.
- Quais resíduos a SLU não recolhe?
- - Resíduos de serviços de saúde;
- Agrotóxicos, seus resíduos e suas embalagens;
- Lodos e lamas oriundos de estações de tratamento de água, de esgotos sanitários, de fossas sépticas ou postos de lubrificação de veículos e resíduos provenientes de caixas de gordura ou outros produtos pastosos, que exalem odores desagradáveis;
- Resíduos químicos em geral;
- Resíduos sólidos de materiais bélicos e de explosivos;
- Rejeitos radioativos;
- Demais resíduos Classe I – Perigosos, em função de suas características de toxicidade, corrosividade, reatividade, inflamabilidade, patogenicidade ou explosividade, tais como os patogênicos, os mutagênicos, os teratogênicos, os poluentes, os bioacumulativos e congêneres.É importante destacar que lâmpadas, pilhas e baterias, assim como eletroeletrônicos, devem ser objetos de logística reversa.A logística reversa é o sistema que promove o retorno do produto pós-consumo ao próprio setor empresarial responsável pela sua importação, fabricação, distribuição e comercialização. Ou seja: quem produz, importa ou vende o bem de consumo precisa recolhê-lo de volta.
- Onde devemos descartar medicamentos?
O descarte de medicamentos vencidos ou dentro da validade pode ser feito em um dos Centros de Saúde de Belo Horizonte. Não jogue esses produtos em qualquer lugar.
Informe seu endereço no campo específico neste link.