Pular para o conteúdo principal

Reduzir, Reutilizar e Reciclar

criado em - atualizado em

Os 3 Rs compõem o princípio norteador do Programa de Coleta Seletiva da Prefeitura de Belo Horizonte.
 

Mais do que coletar materiais para ser reciclados, o objetivo do programa consiste na promoção de uma mudança de hábito de toda a população no que diz respeito ao consumo responsável e ao combate ao desperdício, questões que, cada vez mais, estão presentes na vida cotidiana de cada cidadão.
 

Veja como aplicar o princípio dos 3 Rs na sua vida:

 


Reduzir

Consiste basicamente em diminuir a quantidade de lixo gerado, desperdiçando menos e consumindo só o necessário, sem exageros.

 

O que posso fazer para reduzir?
 

- A prática de reduzir já pode estar presente logo no ato do consumo. Antes de ir ao supermercado, faça uma lista do que você precisa, isso ajuda a diminuir o excesso de compras por impulso. Observe se a embalagem do produto comprado pode ser reaproveitada ou reciclada, e dê preferência ao refil. Observe se a quantidade de alimentos levados é compatível com o consumo em sua casa, para certificar-se de que eles não vão apodrecer ou passar do prazo de validade.
 

- Escolha produtos com menos embalagens. Muitas vezes, vemos uma caixa contendo vários pacotes de biscoito, que por sua vez contêm porções individuais separadas em saquinhos, por exemplo: há mesmo necessidade de tanta embalagem? Para biscoitos e cereais, uma boa dica é a compra de produtos a granel. Na hora de embalar, utilize o mínimo de sacolinhas plásticas necessárias. Leve sua própria sacola de compras.
 

- Sempre que possível, prefira usar pratos, copos, xícaras e talheres não descartáveis, que podem ser lavados e reutilizados inúmeras vezes. Pela mesma razão, evite consumir em lojas de fast-foods, que oferecem canudos, sachês de temperos e saquinhos com guardanapos.
 

- Um hábito muito comum, hoje em dia, é o uso exagerado do papel. Pense bem se você precisa mesmo imprimir tudo, em vez de salvar as informações no computador, ou gastar uma folha inteira de caderno para anotar um telefone ou um recado curto, por exemplo.

 

 

Reutilizar

Consiste em dar novos usos a materiais que, muitas vezes, são considerados inúteis e são jogados fora.
 

O que posso fazer para reutilizar?
 

- Use o verso do papel impresso como papel de rascunho. Potes de plástico, vidro ou até de metal podem ser lavados e usados para guardar alimentos ou objetos. Latinhas de refrigerante podem virar porta-lápis. Embalagens longa vida podem virar vasinhos de plantas. Garrafas PET podem servir para uma infinidade de coisas: porta-lápis, pesos de papel, bijuterias e castiçais. Peças eletrônicas, CDs estragados, retalhos de pano ou papel, tampinhas de refrigerante, papelões, isopores, praticamente todos os tipos de materiais, podem virar outra coisa – útil ou apenas decorativa – quando se usa a criatividade.
 

- Desde que em bom estado, até restos de alimentos podem ser reutilizados. Tortas de legumes com as sobras da salada e bolinhos com as sobras do arroz são boas opções. Experimente fazer um suco com a casca do abacaxi ou utilizar talos de verduras em tortas ou sopas.
 

 

Reciclar

Consiste em utilizar materiais que seriam descartados como matéria-prima para a fabricação de outros produtos.
 

A reciclagem é um processo industrial que difere da reutilização, por possibilitar o aproveitamento de grandes volumes de materiais e a produção de produtos efetivamente novos. Muitos setores da indústria papeleira já utilizam o papel reciclado em vários de seus produtos. Latas de alumínio são transformadas em latas novas do mesmo alumínio. O vidro pode se tornar um vidro idêntico ao original, sem perda de material.
 

Exatamente por ser uma atividade industrial, a reciclagem não é algo que se faça em casa, como a redução e a reutilização de produtos. Mas, para que a indústria da reciclagem funcione, a participação de cada cidadão é fundamental.
 

O que posso fazer para reciclar?
 

Participe da coleta seletiva. Mesmo que seu endereço ainda não seja atendido pela coleta seletiva porta a porta, você pode separar os materiais e levá-los a um dos locais de entrega voluntária disponíveis na cidade, ou, quem sabe, entrar em contato com alguma associação ou cooperativa de catadores para combinar a entrega. O essencial é você separar os materiais recicláveis do lixo comum, acondicioná-los limpos e secos, em saco plástico, e não deixá-los serem levados para o aterro como lixo comum.

 

Clique aqui para saber mais sobre a coleta seletiva porta a porta e a ponto a ponto (Pontos Verdes).