Pular para o conteúdo principal

PROJETO OUTUBRO PRATEADO

criado em - atualizado em
Outubro Prateado


Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), o acesso à educação é fundamental para o (re)encontro de cidadãos com direitos educacionais antes negados, muitas vezes devido a desafios socioeconômicos. Promover esse acesso é garantir a dignidade, reconhecendo suas identidades e potenciais, e conectando suas experiências pessoais com a educação em diferentes níveis. Ações interdisciplinares são essenciais para atender integralmente às necessidades dos educandos.


Sendo assim, o projeto “Ações 50+ na Eja: Projeto Outubro Prateado” visa apresentar as potencialidades do Centro de Referência da Pessoa Idosa (CRPI), ampliando as possibilidades de participação dos(as) estudantes no equipamento e, assim, fortalecendo as condições para um envelhecimento saudável. As oficinas a serem ofertadas nesse espaço são voltadas para os(as) educandos(as) 50+ das escolas de Educação de Jovens e Adultos e para os(as) frequentadores(as) do CRPI, todas nos âmbitos artístico-cultural e esportivo.


O motivo pelo qual esse projeto contemplará pessoas a partir de 50 anos é conscientizar e desconstruir estereótipos acerca do envelhecimento, como combate ao idadismo/etarismo e incentivo para a participação social. São ofertadas: atividades físicas e esportivas, como Academia a Céu Aberto, programa “Vida Ativa”, Academia da Cidade, Lancebol, Vôlei Adaptado, Boliche Adaptado, Lian Gong, Yoga; atividades artísticas e recreativas, como teatro, voz e violão, coral, jogos de lazer, Biodança, dança de salão, dança folclórica, artesanato, pintura em tela; e atividades de formação.

 

Foto: equipe GERJA