Pular para o conteúdo principal

Programa de Compostagem

Montanhas de compostos orgânicos em um pátio aberto
Foto: Pedro Antônio de Oliveira
criado em - atualizado em

O Programa de Compostagem da SLU prioriza a coleta diferenciada de resíduos orgânicos nas grandes fontes geradoras, como supermercados e feiras. Esses resíduos são misturados à poda triturada e revirados com trator em pátio aberto, onde permanecem por aproximadamente quatro meses. Nesse tempo, o material é transformado em composto orgânico, por meio da decomposição dos microrganismos presentes na própria massa do resíduo. O produto gerado no processo, uma espécie de adubo semelhante ao húmus, é usado em praças e parques da cidade.


Fornecimento de adubo

Instituições públicas podem entrar em contato com a SLU para retirar gratuitamente o composto orgânico, indicado apenas para utilização em canteiros de paisagismo e urbanização em geral.

Os interessados devem enviar mensagem para comunica.slu@pbh.gov.br.

 

Visitas de estudantes e empresas

A SLU disponibiliza visita técnica à Unidade de Compostagem da BR-040, voltada sobretudo ao público universitário e a pessoas ou instituições que estejam desenvolvendo trabalhos relacionados ao reaproveitamento de resíduos orgânicos ou de podas. As visitas ocorrem quinzenalmente, às sextas-feiras, conforme cronograma de atendimento. É indispensável o prévio agendamento.

 

Entre em contato: comunica.slu@pbh.gov.br.