Belo Horizonte possui mais de 500 Pontos Limpos instalados em lugares antes prejudicados pelas deposições clandestinas. O objetivo desse serviço oferecido pela Prefeitura é eliminar focos de descarte irregular de resíduos na cidade, evitando o aparecimento de insetos e roedores e as consequentes doenças, além de proporcionar melhorias no aspecto dos locais atendidos e na qualidade de vida das pessoas.
Antes da instalação de uma placa indicativa de Ponto Limpo, são realizadas intervenções educativas e de recuperação da área degradada, como limpeza e pintura de muros e de meios-fios. Em muitas situações, escolas e centros de saúde, bem como associações comunitárias, têm estabelecido parcerias com a SLU no intuito de fortalecer o comprometimento coletivo no combate às deposições clandestinas.
Após as intervenções da SLU, é importante que os cidadãos se apropriem do espaço revitalizado e cuidem dele para que ninguém volte a jogar lixo e entulho na área limpa.
Acesse aqui a PORTARIA CONJUNTA SLU/SMMA/SMSP/ SMPU Nº 001/2025, que institui a Comissão Permanente visando à eliminação de pontos críticos de deposições clandestinas de resíduos sólidos e estabelece a criação do Programa Ponto Limpo.