Pular para o conteúdo principal

Descarte de outros materiais - Pneus

criado em - atualizado em

Pneus

pneus.jpg

 

Em Belo Horizonte, os pneus inservíveis possuem lugar certo para serem descartados. A Unidade de Recebimento de Pneus (URP) da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) é o local ideal para evitar que eles sejam deixados em lotes vagos, beiras de estrada e cursos d’água. Os pneumáticos podem levar milhares de anos para entrar em decomposição e, quando descartados em lugares inadequados, além de poluir o meio ambiente, podem acumular água, servindo como criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A URP, localizada na Central de Tratamento de Resíduos Sólidos da BR-040, no km 531, no bairro Jardim Filadélfia, conta com uma área coberta de 200 m² e capacidade para guardar até quatro mil pneus usados. Esses resíduos permanecem temporariamente armazenados no espaço, sendo posteriormente encaminhados para destinação final, em atendimento aos critérios legais, conforme legislação aplicável.
 
Os pneumáticos podem ser reaproveitados como combustível alternativo na indústria de cimento, na fabricação de solas de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, vasos para flores, pisos, tapetes para automóveis, entre outras finalidades. A unidade existe desde fevereiro de 2007 e aceita gratuitamente qualquer quantidade de pneus.


O cidadão também pode entregar até quatro pneus, por dia, a uma Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV)

Importante: a SLU não realiza doação ou venda dos pneus recebidos.

 

O telefone da URP é 3277-9299. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.