Pular para o conteúdo principal

Centro Municipal de Agroecologia e Educação Ambiental para Resíduos Orgânicos (Cemar)

criado em - atualizado em
Centro Municipal de Agroecologia e Educação Ambiental para Resíduos Orgânicos (Cemar)
Arte: SLU

O local onde funcionava a antiga Estação de Reciclagem de Entulho da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), no bairro Estoril, deu lugar ao Centro Municipal de Agroecologia e Educação Ambiental para Resíduos Orgânicos (Cemar) – um novo espaço de convivência para a comunidade. O Centro ocupa uma área que, desde a desativação da estação, em 2012, estava degradada e com erosões.

 

O Cemar possui jardins, pomares, estufas, viveiros de mudas e plantas medicinais, pista de caminhada e uma academia a céu aberto. No local são produzidos alimentos, sementes e insumos que podem ser usados nos sistemas agroecológicos da cidade.

 

Outra novidade é o jardim sensorial, formado por plantas com características que despertam outros sentidos além do paladar, como o tato e o olfato. O jardim tem uma proposta inclusiva com os canteiros mais altos para facilitar o acesso aos cadeirantes. O Centro abriga também um projeto educativo, focado nas boas práticas relacionadas à alimentação e aos resíduos orgânicos.

 

A recuperação do terreno foi feita pela Prefeitura, com a contenção da erosão e a limpeza das canaletas de drenagem. A pista de caminhada também já está pronta. O empreendimento é uma parceria entre a SLU, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, por meio da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional do município.

 

Toda a produção e as oficinas educativas apresentam como premissa o ciclo do resíduo orgânico, desde o plantio do alimento até a destinação do lixo gerado. Por meio de oficinas, é ministrada a compostagem, um processo em que os restos dos alimentos são transformados em composto orgânico usado como adubo. Qualquer pessoa pode produzir esse material no próprio domicílio.

  

A compostagem contribui significativamente para uma menor geração de lixo na cidade, pois metade dos resíduos coletados pela SLU são orgânicos. O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Belo Horizonte inclui ações de educação ambiental para minimizar a geração desse lixo. Por isso é tão necessário disseminar a compostagem doméstica.

 

Oficinas sobre hortas suspensas, hortas verticais e plantio de mudas em pequenos espaços são outros exemplos de atividades que são ofertadas. Assim, é trabalhada com a população uma nova relação com o alimento, para se evitar embalagens em excesso e reduzir a geração de resíduos, diminuindo os impactos ambientais.