Pular para o conteúdo principal

Inclusão Digital

criado em - atualizado em
Internet e tecnologia ao alcance de todos

A Prefeitura de Belo Horizonte busca, através da Inclusão Digital, incluir de maneira ampla e massiva a população de Belo Horizonte e de forma prioritária os cidadãos residentes nas 218 vilas, favelas e conjuntos habitacionais. Para garantir a redução da desigualdade social e digital, as ações da iniciativa asseguram que a tecnologia chegue às áreas em situação de vulnerabilidade, com acesso gratuito à internet, dispositivos tecnológicos e conhecimentos necessários para utilizá-la.

 

Desta forma, por meio da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte - Prodabel, a Inclusão Digital é desenvolvida em três pilares: conectividade, dispositivos e capacitação.

 

 

Contribua doando equipamentos

 

celular e tablet

 

Dê um destino nobre para o seu celular ou tablet usados, que serão recondicionados e doados para que algum morador da cidade tenha acesso à internet e aos cursos de capacitação da Prefeitura de Belo Horizonte, mas que não possua em casa nenhum tipo de dispositivo eletrônico para fazer conexão.

 

Para doar vá até a Unidade de Inclusão Digital da Prodabel, localizada na rua José Clemente Pereira, 440 – bairro Ipiranga em Belo Horizonte.

 

 

CONECTIVIDADE

WI-FI GRATUITO

O pilar conectividade propicia conexão às pessoas digitalmente excluídas, através do acesso gratuito à internet com sinal wi-fi mantido pela Prefeitura. Com a iniciativa Vila + Conectada, é prevista a instalação de mais de 2.000 pontos de acesso em todas as vilas e favelas do município.

 

O projeto já levou pontos de internet para todas as 218 vilas, favelas e conjuntos habitacionais. Belo Horizonte já registra, ao todo, mais 4.100 pontos ativos em todo o município e mais de 1.200.000 pessoas já usaram o serviço.

 

Confira os locais públicos de acesso gratuito à Internet em Belo Horizonte.

Locais públicos de acesso gratuito

 

TELECENTROS - CENTROS DE INFORMÁTICA GRATUITA

Belo Horizonte possui mais de 100 espaços com acesso gratuito a computadores ligados à internet, com entrada livre à população. Esses locais são reconhecidos como Pontos de Inclusão Digital e possuem de 10 a 20 microcomputadores que, além de possibilitar aos cidadãos que realizem atividades cotidianas como envio e-mails, pagamento de contas, emissão de 2ª via de documentos, proporcionam também a oportunidade de realizar os cursos de tecnologia gratuitos na Plataforma EaD da PBH.

 

Os Pontos de Inclusão Digital estão implantados em diversos locais como: Bibliotecas, Órgãos da Prefeitura, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros Culturais de Belo Horizonte, Organizações da Sociedade Civil (OSC), entre outros.

 

Encontre um centro de informática próximo de você.

Telecentros

 

DISPOSITIVOS

DISPONIBILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS

A Inclusão Digital busca garantir também a disponibilização de equipamentos eletrônicos novos ou recondicionados à população carente. Para isso, a Prodabel realiza o recondicionamento de dispositivos substituídos da própria prefeitura ou recebidos por meio de doação, colocando-os em condição de pleno funcionamento.


O processo de doação de dispositivos recondicionados prevê até o final do ano de 2024 cerca de 10.000 computadores entregues para famílias e instituições sociais e mais de 50.000 dispositivos para alunos da rede municipal.

 

Até janeiro de 2024, foram doados 1.354 dispositivos recondicionados para pessoas físicas residentes de vilas e favelas  e 1.495 para pessoas jurídicas com finalidade social.

 

CRC - CENTRO DE RECONDICIONAMENTO DE COMPUTADORES

O Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) é a unidade da Prodabel responsável por receber equipamentos eletrônicos que podem ser recondicionados e disponibilizados, em plena condição de uso, a quem precisa.


O CRC permite maior alcance da inclusão digital na capital também, com a instalação e manutenção dos Pontos de Inclusão Digital com espaços de acesso gratuito a computadores ligados à internet..  


A PBH pode dar um novo destino a computadores, notebooks, smartphones ou tablets que estão em desuso. Eles serão recondicionados e destinados para que mais pessoas tenham acesso à internet e aos cursos de capacitação da Prefeitura de Belo Horizonte. 


Para doar entre em contato pelo telefone 3277-4771 ou e-mail: inclusaodigital@pbh.gov.br . Se preferir, compareça na Unidade de Inclusão Digital da Prodabel, localizada na rua José Clemente Pereira, 440 – bairro Ipiranga em Belo Horizonte.

CAPACITAÇÃO

CURSOS GRATUITOS

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Prodabel, garante ao cidadão diversos cursos gratuitos (on-line e presenciais).  Serão ofertadas mais de 15.000 capacitações até o final de 2024 para cursos de tecnologia, empreendedorismo digital, gestão ambiental de resíduos eletroeletrônicos e oficinas itinerantes de inclusão digital em unidade móvel.

 

Até janeiro de 2024, 11.752 certificados foram emitidos, com quantidade expressiva de mulheres, jovens e idosos.


Cursos EaD: 
Introdução às novas tecnologias
Ferramentas para home office
Planilhas eletrônicas
Criação de sites
Programação Web 1 - HTML e CSS
Programação Web 2 - Introdução à lógica de programação e Javascript
Programação Web 3 - Banco de dados MySQL
Programação Web 4 – PHP
Empreendedorismo digital
Educação ambiental e resíduos eletroeletrônicos


Cursos Presenciais:
Montagem e Manutenção de computadores
Informática aplicada no mercado de trabalho
Informática Básica
Introdução à Robótica

 

UNIDADE MÓVEL DE INCLUSÃO

A Unidade Móvel de Inclusão Digital é estruturada em uma carreta equipada com duas salas de aula, cada sala conta com 10 computadores conectados à internet e impressoras. A unidade circula nos bairros de Belo Horizonte para ofertar cursos de informática, oficinas e disponibilizar acesso à internet aos moradores.

Em 2023 a unidade participa do MOVIMENTO BELO HORIZONTE MAIS FELIZ, com oficinas de Informática Básica, Pilotagem de Drone e Robótica.