Pular para o conteúdo principal

ORÇAMENTO TEMÁTICO ODS

criado em - atualizado em

Como uma das estratégias para o monitoramento local dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a gestão municipal elaborou o Orçamento Temático dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Orçamento ODS), que apresenta o alinhamento das políticas públicas municipais expressas no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) com as metas estabelecidas pela agenda ODS.

 

A elaboração do Orçamento Temático ODS tem por finalidade identificar, no orçamento público municipal, os gastos realizados com as ações associadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com vistas a propiciar o monitoramento permanente da alocação de recursos, contribuir para o alcance das metas estabelecidas pelas Nações Unidas, bem como para aprimorar a transparência em relação aos gastos públicos. Além disso, o Orçamento ODS pode ser comparado com os demais Orçamentos Temáticos elaborados pela PBH como, por exemplo, o Orçamento da Criança e do Adolescente, permitindo análises mais refinadas do gasto público municipal.

 

A descrição da metodologia de elaboração do Orçamento Temático ODS está registrada na Nota Técnica.

 

O detalhamento da execução financeira da PBH por ODS está disponível para geração de relatórios no Módulo Orçamento Temático do SOF, e para acesso público no painel interativo: