Pular para o conteúdo principal

Mediação

criado em - atualizado em

A ideia de criar o Núcleo de Mediação da SUCOR surgiu em 2017, através do projeto “Ampliação de Mecanismos Consensuais em Matéria Disciplinar”. O principal objetivo do projeto era diminuir os mecanismos punitivos com a utilização de instrumentos pedagógicos e consensuais na solução de conflitos e infrações disciplinares.

Após a capacitação teórica de servidores da Subcontroladoria de Correição, foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica nº. 004/2017, entre a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB/MG) e o Município de Belo Horizonte, por intermédio da Controladoria-Geral do Município (CTGM).

Para a capacitação prática foram selecionados cinco servidores, todos membros de Comissões Disciplinares da SUCOR: Ana Carolina Mafia Diório; Camila Cristina Rodrigues Vieira; Claudia Gomes Ligocki; Gabriela Escobar Aleixo e Marcus Vinícius Araújo Murad.

Os servidores, durante três anos (2018 a 2020), realizaram estágio supervisionado junto ao Núcleo de Mediação e Conciliação da OAB/MG. Importante ressaltar a efetividade desse estágio, considerando que a meta estabelecida para o Núcleo de Mediação era de 10% de acordos ao ano e, nos três anos seguintes, obtivemos 18%, 11% e 29% de acordos. Ao final do estágio, os servidores receberam certificação da OAB/MG.

Com a certificação recebida, continuamos o importante trabalho de mediação no âmbito da SUCOR.  Objetivamos, principalmente, resolver com efetividade os conflitos nos órgãos da PBH; reduzir o número de processos administrativos disciplinares instaurados; aprimorar o comportamento dos agentes públicos e, por fim, trazer maior eficiência para o campo da gestão de pessoas.

 

Contato

Email: mediacao.sucor@pbh.gov.br
Telefone: (31) 3246-0190