Conheça cada uma das obras que vão melhorar a vida em diversas regiões de BH
Obras em Vilas, Favelas e nos Bairros da Cidade
Programa Gestão de Risco Geológico-Geotécnico: A Prefeitura já conclui 184 obras com objetivo de mitigar o risco geológico em vilas, favelas e nos bairros da cidade. Atualmente, mais de 80 obras estão em andamento. A Prefeitura está investindo mais de 118 milhões de reais, beneficiando mais de 245 mil pessoas.
Obras na região da Avenida Cristiano Machado
Ribeirão do Onça: Essa é a primeira etapa de uma obra que vai evitar inundações na avenida Cristiano Machado, próximo à Estação São Gabriel. Vai ser feito um canal paralelo ao Ribeirão do Onça. A obra vai do cruzamento da avenida Cristiano Machado com a avenida Risoleta Neves até a Estação. São 286 metros de canal. A previsão de entrega é até dezembro de 2023. A Prefeitura está investindo 45 milhões de reais.
Praça das Águas: Construção de estrutura no encontro do Ribeirão Pampulha e Córrego Cachoeirinha, Praça das Águas. É a primeira etapa de uma obra que vai receber e amortecer as águas que vêm dos ribeirões Pampulha, Onça e Córrego Cachoeirinha. A previsão de entrega é para o 2º semestre de 2024. A Prefeitura está investindo 68 milhões de reais.
Ribeirão Pampulha: Foram iniciadas as obras da segunda etapa de um canal paralelo ao canal existente do Ribeirão Pampulha, na pista Centro Bairro da avenida Cristiano Machado. A Prefeitura está investindo 139,7 milhões de reais.
Importantes obras na região do Barreiro
Córregos Olaria e Jatobá: A Prefeitura faz a obra de tratamento de fundo de vale dos córregos Olaria e Jatobá, na região do Barreiro. Além disso, está construindo uma bacia de detenção de cheias muito importante para conter as águas nos dias de muita chuva. A bacia vai reter 70 milhões de litros de água. A previsão de entrega é até dezembro de 2023. E a Prefeitura está investindo 73 milhões de reais.
Córrego Túnel Camarões: A Prefeitura iniciou a terceira etapa da implantação do sistema de esgoto e do tratamento de fundo de vale na bacia do Córrego Túnel Camarões. Além disso, faz a urbanização entre a rua Antônio Eustáquio Piazza e a avenida Tereza Cristina. A previsão da Prefeitura é entregar a obra no 1º semestre de 2024 e estão sendo investidos 5 milhões de reais.
Obras na região de Venda Nova para reduzir as enchentes na Vilarinho
Grandes reservatórios - Vilarinho: A Prefeitura está construindo dois reservatórios – Vilarinho 2 e Nado 1 – para reduzir as inundações recorrentes na avenida Vilarinho e rua Dr. Álvaro Camargos. Os dois reservatórios armazenam, cada um deles, mais de 115 milhões de litros de água. A previsão da Prefeitura é entregar o reservatório 2 no segundo semestre de 2024 e o reservatório 1 no segundo semestre de 2025. A prefeitura está investindo 150 milhões de reais.
Esgotamento sanitário no Córrego Marimbondo: Já estão sendo finalizadas as obras de instalação de novo esgotamento sanitário no bairro Santa Mônica. A previsão da Prefeitura é entregar a obra até dezembro de 2023 e estão sendo investidos 14 milhões de reais.
Obras na Regional Oeste para reduzir inundações na avenida Teresa Cristina
Córrego Ferrugem: A Prefeitura está implantando uma nova bacia e fazendo obras complementares no Córrego Ferrugem, na Vila Sport Club, na avenida Amazonas. A nova bacia de detenção (B5) terá capacidade para armazenar 274 milhões de litros de água. A previsão de entrega é para o 2º semestre de 2024, mas este ano a bacia já vai estar funcionando. A Prefeitura está investindo 66 milhões de reais.
A Regional Leste também recebe uma grande obra
Sistema de drenagem do Córrego Santa Inês: Neste ano começaram as obras para melhorar o sistema de macrodrenagem do Córrego Santa Inês. Serão mais de 800 metros de canalização, com início a partir da rua Conceição do Pará e término junto à canalização do Ribeirão Arrudas. A previsão de entrega é para o 1º semestre de 2024 e a Prefeitura está investindo 22 milhões de reais do Fundo Municipal de Saneamento.
182 obras de contenção de encostas já estão concluídas
Obras de contenção de encostas coordenadas pela Urbel, Sudecap e Suzurb
Das 200 encostas previstas inicialmente no Programa de Gestão de Risco Geológico-Geotécnico da Prefeitura de Belo Horizonte, lançado em 2022 pelo prefeito Fuad Noman para mitigar os riscos geológicos na capital e dar mais segurança e tranquilidade para as famílias que vivem nas áreas de risco, 182 obras já estão concluídas.
Mais locais foram incluídos no Programa e atualmente mais 80 obras estão em andamento. Quando todas as obras estiverem concluídas, mais de 245 mil pessoas serão beneficiadas.