Pular para o conteúdo principal

OBRAS PARA PREVENÇÃO DE ENCHENTES

criado em - atualizado em

BH contra enchentes

 

Conheça cada uma das obras que vão melhorar a vida em diversas regiões de BH


Obras em Vilas, Favelas e nos Bairros da Cidade

Programa Gestão de Risco Geológico-Geotécnico: A Prefeitura já conclui 184 obras com objetivo de mitigar o risco geológico em vilas, favelas e nos bairros da cidade. Atualmente, mais de 80 obras estão em andamento. A Prefeitura está investindo mais de 118 milhões de reais, beneficiando mais de 245 mil pessoas.
 

Encosta

 

 

Obras na região da Avenida Cristiano Machado

Ribeirão do Onça: Essa é a primeira etapa de uma obra que vai evitar inundações na avenida Cristiano Machado, próximo à Estação São Gabriel. Vai ser feito um canal paralelo ao Ribeirão do Onça. A obra vai do cruzamento da avenida Cristiano Machado com a avenida Risoleta Neves até a Estação. São 286 metros de canal. A previsão de entrega é até dezembro de 2023. A Prefeitura está investindo 45 milhões de reais.

homens trabalham em construção

 

 

Praça das Águas: Construção de estrutura no encontro do Ribeirão Pampulha e Córrego Cachoeirinha, Praça das Águas. É a primeira etapa de uma obra que vai receber e amortecer as águas que vêm dos ribeirões Pampulha, Onça e Córrego Cachoeirinha. A previsão de entrega é para o 2º semestre de 2024. A Prefeitura está investindo 68 milhões de reais.
 

Vista aérea do Ribeirão Pampulha

 

 

Ribeirão Pampulha: Foram iniciadas as obras da segunda etapa de um canal paralelo ao canal existente do Ribeirão Pampulha, na pista Centro Bairro da avenida Cristiano Machado. A Prefeitura está investindo 139,7 milhões de reais.
 

Ribeirão Pampulha - Foto: Rogério França

 

 

Importantes obras na região do Barreiro


Córregos Olaria e Jatobá: A Prefeitura faz a obra de tratamento de fundo de vale dos córregos Olaria e Jatobá, na região do Barreiro. Além disso, está construindo uma bacia de detenção de cheias muito importante para conter as águas nos dias de muita chuva. A bacia vai reter 70 milhões de litros de água. A previsão de entrega é até dezembro de 2023. E a Prefeitura está investindo 73 milhões de reais.
 

Vista aérea

 

 

Córrego Túnel Camarões: A Prefeitura iniciou a terceira etapa da implantação do sistema de esgoto e do tratamento de fundo de vale na bacia do Córrego Túnel Camarões. Além disso, faz a urbanização entre a rua Antônio Eustáquio Piazza e a avenida Tereza Cristina. A previsão da Prefeitura é entregar a obra no 1º semestre de 2024 e estão sendo investidos 5 milhões de reais.
 

Máquinas trabalham na beira de um rio

 

 

 

Obras na região de Venda Nova para reduzir as enchentes na Vilarinho

Grandes reservatórios - Vilarinho: A Prefeitura está construindo dois reservatórios – Vilarinho 2 e Nado 1 – para reduzir as inundações recorrentes na avenida Vilarinho e rua Dr. Álvaro Camargos. Os dois reservatórios armazenam, cada um deles, mais de 115 milhões de litros de água. A previsão da Prefeitura é entregar o reservatório 2 no segundo semestre de 2024 e o reservatório 1 no segundo semestre de 2025. A prefeitura está investindo 150 milhões de reais.
 

Visão de grande obra com máquinas pesadas

 

 

Esgotamento sanitário no Córrego Marimbondo: Já estão sendo finalizadas as obras de instalação de novo esgotamento sanitário no bairro Santa Mônica. A previsão da Prefeitura é entregar a obra até dezembro de 2023 e estão sendo investidos 14 milhões de reais.
 

Obra do córrego

 

 

Obras na Regional Oeste para reduzir inundações na avenida Teresa Cristina


Córrego Ferrugem: A Prefeitura está implantando uma nova bacia e fazendo obras complementares no Córrego Ferrugem, na Vila Sport Club, na avenida Amazonas. A nova bacia de detenção (B5) terá capacidade para armazenar 274 milhões de litros de água. A previsão de entrega é para o 2º semestre de 2024, mas este ano a bacia já vai estar funcionando. A Prefeitura está investindo 66 milhões de reais.
 

Córrego Ferrugem

 

 

A Regional Leste também recebe uma grande obra

Sistema de drenagem do Córrego Santa Inês: Neste ano começaram as obras para melhorar o sistema de macrodrenagem do Córrego Santa Inês. Serão mais de 800 metros de canalização, com início a partir da rua Conceição do Pará e término junto à canalização do Ribeirão Arrudas. A previsão de entrega é para o 1º semestre de 2024 e a Prefeitura está investindo 22 milhões de reais do Fundo Municipal de Saneamento.
 

Córrego Santa Inês

 

 

182 obras de contenção de encostas já estão concluídas

Obras de contenção de encostas coordenadas pela Urbel, Sudecap e Suzurb
 

Das 200 encostas previstas inicialmente no Programa de Gestão de Risco Geológico-Geotécnico da Prefeitura de Belo Horizonte, lançado em 2022 pelo prefeito Fuad Noman para mitigar os riscos geológicos na capital e dar mais segurança e tranquilidade para as famílias que vivem nas áreas de risco, 182 obras já estão concluídas. 


Mais locais foram incluídos no Programa e atualmente mais 80 obras estão em andamento. Quando todas as obras estiverem concluídas, mais de 245 mil pessoas serão beneficiadas.