Pular para o conteúdo principal

Plano de Equidade (PEqui)

criado em - atualizado em

As cidades não são neutras: a forma como as pessoas vivenciam o ambiente urbano e são afetadas por ele é diferente para distintos grupos sociais, especialmente em termos de gênero.


Não é possível construir e planejar cidades mais “inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis” (ODS 11) somente com a implementação de uma melhor infraestrutura de mobilidade. É necessário associar esse planejamento a uma política de combate à desigualdade de gênero e promoção de ambientes seguros e equitativos para mulheres e meninas (ODS 5). É nesse contexto que se apresenta o Plano de Equidade do Programa Mobilidade e Inclusão Urbana em Belo Horizonte (PEqui).

 

O objetivo do PEqui é estabelecer diretrizes a serem seguidas pelos órgãos públicos e setor privado para promoção de um ambiente urbano mais seguro e inclusivo para mulheres e meninas. Sendo assim, propõem-se aqui direcionamentos para o desenvolvimento dos projetos e estudos contemplados pelo Programa de Mobilidade e Inclusão Urbana que promovam segurança em seus entornos.
 

 

ícone pdf Plano de Equidade do Programa Mobilidade e Inclusão Urbana