Pular para o conteúdo principal

OP Oeste 2001/2002

criado em - atualizado em

Urbanização das vilas São Jorge I e II, Cascalho, Bandeirantes, Leonina, Antena, Alpes


Nas vilas São Jorge I e II, Cascalho, Bandeirantes, Leonina, Antena e Alpes, regional Oeste, estão em andamento obras para ligação da Rua Estrada Nova com Rua da Pedreira; abertura dos Becos São Felix, Dona Rosa, Luiz, Santa Rita e Jacutinga; pavimentação da Rua Turano e Rua Industrial José Costa; muro de contenção da Rua Pedreira com Estrada Nova. 


Na vila São Jorge II serviços para urbanização dos becos Fernandes, Sítio, Liberdade e escadaria no Beco Santa Inês. Na Vila Cascalho execução de obras de drenagem e pavimentação dos becos Toninho, Nervosia, Chiquinho, Orozimbo, José Batista e Padim e nas Vilas Bandeirantes, Leonina, Antena, Alpes serviços para pavimentação e drenagem da Rua Aluísio de Paula e Beco Diamante. 


São investidos cerca de R$ 1 milhão neste empreendimento executado pelo Programa Vila Viva Morro das Pedras.


Confira mais informações sobre o Vila Viva Morro das Pedras

Reunindo cerca de 20 mil moradores, o Aglomerado Morro das Pedras é um dos seis locais contemplados com o Programa Vila Viva de urbanização de vilas. Assim, desde o primeiro semestre de 2008, a comunidade está sendo alvo de leque variado de obras e intervenções com recursos de R$ 119 milhões do PAC (Programa de Aceleração Econômica) do governo federal. 


O Vila Viva vai promover a requalificação urbanística, ambiental e social das sete vilas que compõem o aglomerado, com o objetivo de melhorar o padrão de vida de milhares de moradores. Dentre elas incluem-se a ampliação do saneamento básico, principalmente no que se refere ao esgotamento sanitário e coleta de lixo; a erradicação de situações de risco geológico; a recuperação de áreas de preservação ambiental e tratamento de córregos; a remoção e o reassentamento de famílias; além da construção de novas unidades habitacionais. 


O sistema viário também será reestruturado com a urbanização de dezenas de becos e ruas e a implantação de via cortando a região do aglomerado no sentido leste-oeste, fazendo a interligação das avenidas Raja Gabaglia e Barão Homem de Melo. Outra ação prevista é a remoção das moradias situadas sob as linhas de transmissão da Cemig. 


Todas as intervenções foram baseadas no Plano Global Específico (PGE) do Aglomerado Morro das Pedras, elaborado por técnicos da Urbel e concluído em 2004. O PGE é um estudo aprofundado da realidade da comunidade, abordando os eixos urbanístico, ambiental, social e da situação fundiária, com participação ativa dos moradores em todas suas etapas. 


Na época os principais problemas indicados foram: precariedade na rede viária; condições inadequadas de saneamento; necessidade de implantação e finalização de parques, inclusive o da área do "antigo Lixão" e o da "Pedreira"; carência de áreas de lazer e de reforma nas praças existentes; precariedade, adensamento e situação de risco de moradias; necessidade de implantação e reforma de postos de saúde; dificuldade de acesso às ações de saúde; pouco alcance da política preventiva de saúde; falta de creches e centros de apoio para crianças e adolescentes; carência de educação infantil; baixa escolaridade da população desempregada; falta de capacitação profissional; índice elevado de analfabetismo; dificuldade em superar o problema da violência e do tráfico de drogas.


Localização e aspectos físicos

O Aglomerado Morro das Pedras, localizado na região Oeste e a seis quilômetros do centro da cidade, é integrado por sete vilas: São Jorge I, São Jorge II, São Jorge II, Santa Sofia, Antena, Leonina e Pantanal. Com população de cerca de 20 mil pessoas, distribuídas em 5.100 domicílios, numa área de 820 mil metros quadrados, o aglomerado faz limite com os bairros São Bento, Estoril, Jardim América, Nova Granada, Grajaú, Gutierrez, Luxemburgo e Conjunto Santa Maria. As principais vias de acesso são constituídas pelas avenidas Raja Gabaglia e Barão Homem de Melo.


Atendimento à comunidade Vila Viva/PAC – Aglomerado Morro das Pedras: 
Rua José Laporte Neto, 247 A 
Bairro Estoril
Telefone: 3313-4135
Funcionamento: 2ª a 6ª feira – 8h às 12h e de 13h às 17h