Pular para o conteúdo principal

OP Noroeste 2003/2004

criado em - atualizado em

Ruas da Vila Pedreira Prado Lopes
 

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza obras para urbanização de ruas na Vila Pedreira Prado Lopes, regional Noroeste. 

São executados serviços para alargamento da ruas Escravo Isidoro (entre rua Serra Negra e Praça Santa Cruz) e Guapé (entre rua Pedro Lessa e Praça Santa Cruz), abertura da rua São Lourenço (entre a rua Serra Negra e rua do Campinho), ligação da rua do Campinho com a rua São Lourenço (entre Praça Santa Cruz e a rua São Lourenço) e urbanização da Praça Santa Cruz. Além disso, estão em construção 32 unidades habitacionais.

São investidos cerca de R$ 2,5 neste empreendimento que é executado pelo Programa Vila Viva Pedreira Prado Lopes.


Mais informações sobre o Vila Viva Pedreira Prado Lopes

Ruas da Vila Pedreira Prado Lopes.jpg

A Pedreira Prado Lopes, localizada na região Noroeste da capital, é um dos 12 locais beneficiados pelo Programa Vila Viva. As intervenções, que estão beneficiando 9 mil moradores, contam com recursos da ordem de R$49 milhões do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e foram norteadas pelo PGE – Plano Global Específico, elaborado pelos técnicos da Urbel em 1998.


O PGE é um estudo aprofundado da realidade da comunidade, abordando os eixos urbanístico, ambiental, social e da situação fundiária, com participação ativa dos moradores em todas as suas etapas. Na época, foram apontados problemas como o ambiente insalubre, a pobreza e exclusão social, a violência, a infra-estrutura básica insuficiente, a precariedade habitacional e a dificuldade de acesso.


O padrão de ocupação da Pedreira é extremamente denso, com um forte processo de crescimento vertical. O sistema de esgoto é precário com redes deterioradas e escoamento a céu aberto. O abastecimento de água é interrompido com freqüência nas partes mais altas da vila. Além disso, existem extensas áreas com afloramentos rochosos sujeitas a desmoronamentos e escorregamentos, o que faz com que muitas moradias estejam em área de risco. 


O acesso viário na Pedreira é precário principalmente devido às obstruções, escassez de vias e pavimentação deteriorada. Os baixos níveis salariais e do grau de instrução, além de problemas sociais como a marginalidade e a criminalidade agravam a situação da vila.


Escritório da Urbel no canteiro de obras da Pedreira Prado Lopes
Endereço: Rua Escravo Isidoro, 251
Fone: 3442-6589
Funcionamento: De 8h às 17h, de 2ª feira a 6ª feira.


Urbanização da Vila da Paz/Coqueiral / Vila Califórnia

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza obras de urbanização na Vila Califórnia, empreendimento este que foi escolhido pela comunidade no Orçamento Participativo 2003/2004.

Está em execução a canalização do córrego da Vila e urbanização da Avenida Avaí.

Este empreendimento é executado com recursos do PAC Califórnia.