Pular para o conteúdo principal

SISTEMA DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL

atualizado em 29/11/2019 | 16:04

NUDEC


O Núcleo de Defesa Civil (NUDEC) é um importante elo do Sistema Municipal de Defesa Civil. É formado por cidadãos de cada comunidade que, através do trabalho voluntário e solidário, contribuem com ações preventivas nas áreas de risco, além de orientar e prestar socorro imediato quando ocorrem situações de calamidade e emergência.

Em Belo Horizonte, os NUDEC’s desempenham, ao lado da Prefeitura, relevante papel no trabalho preventivo nas áreas de risco geológico.

Existem 49 núcleos organizados, com total de 420 voluntários, abrangendo 56 comunidades de todas as regiões da cidade. Os integrantes dos NUDEC’s recebem capacitação técnica da Cia Ubanizadora de Belo Horizonte - URBEL. Eles são instruídos a identificar os tipos de risco geológico e os agentes (lixo, corte inadequado de barrancos, lançamento de água em encostas e outros) que agravam as situações de instabilidade. Também aprendem como agir e orientar os moradores nos períodos de chuvas intensas e prolongadas, sendo capazes de identificar indícios de trincas nas moradias, movimentação de terreno e elevação do nível das águas de córregos e ribeirões.


NAC



O Núcleo de Alerta de Chuva (NAC) é outro importante elo do Sistema de Defesa Civil. Formado por moradores e pessoas que trabalham em áreas de risco, alagamento e inundação, os cerca de 400 voluntários, tem um papel importante no alerta, monitoramento e orientação em caso de chuvas fortes.  São pessoas que recebem os alertas de chuvas emitidos pela Defesa Civil e transmitem para a comunidade. Durante o ano, participam de atividades de capacitação oferecida pela Defesa Civil e Urbel, cujas formação e reciclagem são ministradas pelo Corpo de Bombeiros.