Pular para o conteúdo principal

Planos de Ação de Emergência das Barragens da PBH

criado em - atualizado em

Planos de Ação de Emergência - PAE

 

Atendendo às determinações estabelecidas pelas Portarias nº 03/2019 e 08/2023, publicadas pelo Instituto Mineiro de Gestão de Águas - IGAM em atendimento à Política Nacional de Segurança de Barragens, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura - SMOBI viabilizou, por consultoria externa especializada, a elaboração dos Planos de Segurança de Barragens - PSB das barragens de controle de cheias: Pampulha, Córregos Bonsucesso, Engenho Nogueira, Santa Lúcia, Parque Primeiro de Maio e Parque Lagoa do Nado. Além do PSB, as referidas portarias determinam a realização de inspeções periódicas e monitoramento das barragens, o que vem sendo realizado pela PBH desde 2015, antes mesmo das exigências do IGAM.

 

Os Planos de Ação de Emergência - PAE são documentos que compõem o PSB das barragens da PBH, devendo os mesmos estarem disponíveis para consulta, conforme exigido, e podem ser acessados pelos links abaixo.
 

- PAE - Barragem Bonsucesso 

- PAE - Barragem Santa Lúcia

- PAE - Barragem Engenho Nogueira

- PAE - Barragem Lagoa do Nado

- PAE - Barragem da Pampulha

- PAE - Barragem Primeiro de Maio

 

A PBH vem adotando medidas e realizando procedimentos que visam atender à legislação vigente, garantir os níveis adequados de segurança e a operação adequada das barragens de controle de cheias do município de Belo Horizonte.