Pular para o conteúdo principal

Gestão de Custos

criado em - atualizado em

A Gestão de Custos permite que a administração pública avalie a utilização dos recursos alocados e os resultados atingidos.  A melhoria no desempenho de uma organização governamental requer sistemas de informações gerenciais que dêem sustentação aos processos decisórios, contemplando medidas de resultado e custo para obtê-los. A Gestão de Custos é uma forma de aprimorar o processo de planejamento das metas buscando a eficiência do gasto público.

 

A adoção de novas práticas de gestão pública, priorizando a mensuração de custos, auxilia a transformação de paradigmas atualmente existentes sobre o papel e a importância do setor público na gestão eficiente dos recursos arrecadados.

 

É necessário ir além da gestão de custos, integrando e uniformizando diversos instrumentos de controle de forma a subsidiar a tomada de decisão com o objetivo de melhorar os níveis de eficiência, eficácia e efetividade da gestão na administração pública. Pautada nos princípios de que a gestão pública deve garantir a qualidade da informação, transparência e eficiência dos gastos públicos, observa-se a relevância da aplicação da gestão de custos no setor público.