Aluno Auditor
Em virtude da pandemia do Corona Vírus, os Programas e Projetos da Ouvidoria permanecerão suspensos no ano de 2021, em razão do distanciamento social imposto.
AUDITORIA | TAREFA ESPECIAL | DISCUSSÃO |
DESAFIO | MONITORAMENTO | DOCUMENTOS |
O Projeto Aluno Auditor foi lançado em outubro de 2017. Desenvolvido pela Controladoria Geral do Município e pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), o projeto tem por objetivo provocar nos estudantes reflexões sobre a importância da participação dos cidadãos e do controle social na vida pública. Além disso, busca estimular o desenvolvimento de ações que contribuam para a formação da cidadania das crianças e jovens estudantes.
Fruto de uma de cooperação técnica firmada entre a Controladoria Geral do Município e a Controladoria Geral do Distrito Federal, o Projeto Aluno Auditor utiliza a metodologia de auditoria como instrumento central para que os próprios estudantes identifiquem problemas em suas escolas, avaliem suas causas e busquem soluções. Ao participar do projeto, professores, estudantes e colaboradores das instituições são estimulados a pensar sobre as causas e as soluções de problemas que surgem no contexto escolar.
A iniciativa visa proporcionar uma experiência pedagógica que permita ao aluno/cidadão reconhecer que sua participação no acompanhamento da execução da política pública está diretamente relacionada com a qualidade do serviço público prestado.
Em 2017, foi realizada uma versão piloto do projeto em nove escolas da rede municipal de ensino, uma em cada regional do município de Belo Horizonte. Houve bastante engajamento de toda a comunidade escolar – estudantes, professores, monitores, diretores etc. – no desenvolvimento das ações, culminando em resultados positivos que atingiram o objetivo proposto, o que proporcionou a continuidade e a ampliação do projeto para 2018. Em 2019, ele será realizado em 27 escolas da Rede Municipal de Educação.
- ESCOLAS PARTICIPANTES DO PROJETO ALUNO AUDITOR: EDIÇÃO 2019
REGIONAIS
ESCOLAS PARTICIPANTES
BARREIRO
E. M. DINORAH MAGALHÃES FABRI
E. M. ELOY HERALDO DE LIMA
E.M. SOLAR RUBI
E.M. DULCE MARIA HOMEM
CENTRO SUL
E.M. PAULO MENDES CAMPOS
E.M. MARCONI
E.M.MARIA DAS NEVES
LESTE
E.M. ISRAEL PINHEIRO
E.M. PROFESSOR LOURENÇO DE OLIVEIRA
E.M. FERNANDO DIAS COSTA
NORTE
E.M. ACADÊMICO VIVALDI MOREIRA
E.M. HILDA RABELLO MATTA
E.M. TRISTÃO DA CUNHA
NORDESTE
E.M. GOVERNADOR CARLOS LACERDA
E.M. PROFESSOR PAULO FREIRE
E.M. PROFESSORA ACIDÁLIA LOTT
NOROESTE
E.M. BELO HORIZONTE
E.M. MARIA DE REZENDE COSTA
E.M. PADRE EDEIMAR MASSOTE
OESTE
E.M. PADRE HENRIQUE BRANDÃO
E.M. PREFEITO AMINTHAS DE BARROS
PAMPULHA
E.M. DOM ORIONE
E.M. MARIA DE MAGALHÃES PINTO
E.M. PROFESSOR AMILCAR MARTINS
VENDA NOVA
E.M. DEPUTADO RENATO AZEREDO
E.M. PROFESSOR PEDRO GUERRA
E.M. DORA TOMICH LAENDER
- CRONOGRAMA 2019
Nº
AÇÃO
DATA/PERÍODO
01
Apresentações da peça de teatro - Lançamento projetos de Protagonismo Estudantil
02/05/2019 e 03/05/2019
02
Formação das equipes coordenadoras do projeto
29/05/2019
03
Formação dos alunos auditores
05/08/2019 a 16/08/2019
04
Realização das auditorias pelos alunos nas escolas participantes
05/08/2019 a 16/08/2019
05
Elaboração dos relatórios preliminares
12/09/2019 – 27/09/2019
06
Entrega da tarefa especial (vídeo)
12/09/2019 – 20/09/2019
07
Discussão entre alunos e professores/monitores para apresentação das propostas de melhoria/soluções para os achados
01/10/2019 – 25/10/2019
08
Elaboração dos relatórios conclusivos
29/10/2019 – 20/11/2019
09
Entrega do Desafio
29/10/2019 – 01/11/2019
10
Evento de encerramento PAA 2019
21/11/2019 a 29/11/2019*
* Será definido o dia da realização da ação dentro do período previsto, sendo comunicado oportunamente.
- APLICATIVO MONITORANDO A CIDADE
Coleta de dados para ação cidadã
Monitorando a Cidade é uma plataforma de coleta de dados para que grupos de cidadãos conheçam e busquem transformar sua realidade social. Mais do que isso, é um processo coletivo que visa discutir questões críticas, obter informações para melhor compreendê-las e dialogar com atores locais para desenvolver soluções.