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Aluno Auditor

criado em 23/02/2018 - atualizado em 08/07/2021 | 14:16

 

Em virtude da pandemia do Corona Vírus, os Programas e Projetos da Ouvidoria permanecerão suspensos no ano de 2021, em razão do distanciamento social imposto.

 

AUDITORIA

TAREFA ESPECIAL

DISCUSSÃO

DESAFIO

MONITORAMENTO

DOCUMENTOS

 


O Projeto Aluno Auditor foi lançado em outubro de 2017. Desenvolvido pela Controladoria Geral do Município e pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), o projeto tem por objetivo provocar nos estudantes reflexões sobre a importância da participação dos cidadãos e do controle social na vida pública. Além disso, busca estimular o desenvolvimento de ações que contribuam para a formação da cidadania das crianças e jovens estudantes.

 

Fruto de uma de cooperação técnica firmada entre a Controladoria Geral do Município e a Controladoria Geral do Distrito Federal, o Projeto Aluno Auditor utiliza a metodologia de auditoria como instrumento central para que os próprios estudantes identifiquem problemas em suas escolas, avaliem suas causas e busquem soluções. Ao participar do projeto, professores, estudantes e colaboradores das instituições são estimulados a pensar sobre as causas e as soluções de problemas que surgem no contexto escolar.


A iniciativa visa proporcionar uma experiência pedagógica que permita ao aluno/cidadão reconhecer que sua participação no acompanhamento da execução da política pública está diretamente relacionada com a qualidade do serviço público prestado.

 

Em 2017, foi realizada uma versão piloto do projeto em nove escolas da rede municipal de ensino, uma em cada regional do município de Belo Horizonte. Houve bastante engajamento de toda a comunidade escolar – estudantes, professores, monitores, diretores etc. – no desenvolvimento das ações, culminando em resultados positivos que atingiram o objetivo proposto, o que proporcionou a continuidade e a ampliação do projeto para 2018. Em 2019, ele será realizado em 27 escolas da Rede Municipal de Educação.

 

 

ESCOLAS PARTICIPANTES DO PROJETO ALUNO AUDITOR: EDIÇÃO 2019

REGIONAIS

ESCOLAS PARTICIPANTES

BARREIRO

E. M. DINORAH MAGALHÃES FABRI

E. M. ELOY HERALDO DE LIMA

E.M. SOLAR RUBI 

E.M. DULCE MARIA HOMEM

CENTRO SUL

E.M. PAULO MENDES CAMPOS

E.M. MARCONI

E.M.MARIA DAS NEVES

LESTE

E.M. ISRAEL PINHEIRO

E.M. PROFESSOR LOURENÇO DE OLIVEIRA

E.M. FERNANDO DIAS COSTA

NORTE

E.M. ACADÊMICO VIVALDI MOREIRA

E.M. HILDA RABELLO MATTA

E.M. TRISTÃO DA CUNHA

NORDESTE

E.M. GOVERNADOR CARLOS LACERDA

E.M. PROFESSOR PAULO FREIRE

E.M. PROFESSORA ACIDÁLIA LOTT

NOROESTE

E.M. BELO HORIZONTE

E.M. MARIA DE REZENDE COSTA

E.M. PADRE EDEIMAR MASSOTE

OESTE

E.M. PADRE HENRIQUE BRANDÃO

E.M. PREFEITO AMINTHAS DE BARROS

PAMPULHA

E.M. DOM ORIONE 

E.M. MARIA DE MAGALHÃES PINTO 

E.M. PROFESSOR AMILCAR MARTINS 

VENDA NOVA

E.M. DEPUTADO RENATO AZEREDO

E.M. PROFESSOR PEDRO GUERRA

E.M. DORA TOMICH LAENDER

CRONOGRAMA 2019

AÇÃO

DATA/PERÍODO

01

Apresentações da peça de teatro - Lançamento projetos de Protagonismo Estudantil

02/05/2019 e 03/05/2019

02

Formação das equipes coordenadoras do projeto

29/05/2019

03

Formação dos alunos auditores

05/08/2019 a 16/08/2019

04

Realização das auditorias pelos alunos nas escolas participantes

05/08/2019 a 16/08/2019

05

Elaboração dos relatórios preliminares

12/09/2019 – 27/09/2019

06

Entrega da tarefa especial (vídeo)

12/09/2019 – 20/09/2019

07

Discussão entre alunos e professores/monitores para apresentação das propostas de melhoria/soluções para os achados

01/10/2019 – 25/10/2019

08

Elaboração dos relatórios conclusivos

29/10/2019 – 20/11/2019

09

Entrega do Desafio

29/10/2019 – 01/11/2019

10

Evento de encerramento PAA 2019

21/11/2019 a 29/11/2019*

* Será definido o dia da realização da ação dentro do período previsto, sendo comunicado oportunamente.

APLICATIVO MONITORANDO A CIDADE

Coleta de dados para ação cidadã

Monitorando a Cidade é uma plataforma de coleta de dados para que grupos de cidadãos conheçam e busquem transformar sua realidade social. Mais do que isso, é um processo coletivo que visa discutir questões críticas, obter informações para melhor compreendê-las e dialogar com atores locais para desenvolver soluções.