Pular para o conteúdo principal

Símbolos de Acessibilidade

criado em - atualizado em

A inclusão social tem ganhado cada vez mais destaque no cenário mundial. Com isso, os símbolos de acessibilidade passam a ser de extrema importância, pois, por meio deles é mais fácil identificar locais adaptados, melhor preparados e que podem ser utilizados com autonomia e segurança.


A ONU (Organização das Nações Unidas), com o objetivo de unificar os símbolos de acessibilidade, com uma identidade visual específica para cada, propôs uma forma mais fácil de entendimento para todas as pessoas, a informação sobre os espaços e as ofertas de acessibilidades.


Para a criação dos símbolos, um grupo composto por organizações da sociedade civil, juntamente com as organizações de pessoas com deficiência, de diferentes países, foram consultadas para que chegassem a um consenso global.


No Brasil, a Norma Brasileira de Regulamentação, NBR 9050/2020, foi criada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e trata exclusivamente sobre Acessibilidades, orientando de forma técnica as regras a serem observadas na execução da acessibilidade, ou seja, desde os símbolos que devem ser seguidos no Brasil, até às adaptações em edificações.


Vamos conhecer um pouco sobre os símbolos de acessibilidade, que favorecem a autonomia das pessoas com deficiência para acessar serviços, espaços diversos, conteúdos didáticos etc, de forma digna, independente, equitativa e com segurança.


Os símbolos acessíveis vão abranger o universo das pessoas com mobilidade reduzida, com deficiência física, com deficiência visual, com deficiência auditiva, nanismo, ostomizadas, autistas, dentre outras.


Vamos divulgar, e juntos, tornar Belo Horizonte uma cidade mais equitativa.

 

Símbolos de Acessibilidade - Janeiro | Braile
Símbolos de Acessibilidade - Fevereiro | Doenças Raras
Símbolos de Acessibilidade - Março | Símbolo Internacional de Acesso (SIA)
Símbolos de Acessibilidade - Abril | Acessível em Língua Brasileira de Sinais
Símbolos de Acessibilidade - Maio | Símbolo de Baixa Visão
Símbolos de Acessibilidade - Junho | Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Símbolos de Acessibilidade - Julho | Audio Descrição - AD

 

LAÇOS DE CONSCIENTIZAÇÃO

Vocês conhecem o significado dos lacinhos que dão cor aos meses do ano?

Laço é um nó liso, nem tão apertado e nem tão frouxo, que se desamarra facilmente. No sentido figurado, laço pode ser entendido como uma relação entre pessoas. É um símbolo presente em campanhas de conscientização social, que simboliza solidariedade, manifestação, informação e alerta e que apresenta, de forma sutil, quem apoia ou se identifica com algo.


Um mês, uma cor, um símbolo. Entidades e organizações adotaram o laço e a cor como alerta para a prevenção de doenças ou para dar visibilidade às lutas das pessoas com deficiência.


O primeiro laço que representou uma causa na história foi o amarelo, no ano de 1917. Naquele tempo, seu uso era uma forma de as mulheres demonstrarem devoção a alguém na cavalaria. Posteriormente, tornou-se uma representação de saudades e de pedidos de volta para casa. Nos anos 1990, o laço surgiu com os ativistas da luta contra a AIDS, servindo como uma maneira de conscientizar e alertar a população sobre a doença.


Ao longo dos anos, a definição das cores dos laços de fita para os movimentos da saúde aconteceu, muitas vezes, de forma inicialmente isolada e sem conhecimento de instituição internacional.


Por isso, em muitos casos, a mesma cor foi adotada por movimentos diferentes, alguns, inclusive, com reconhecimento internacional.

 

Vamos conhecer, a cada mês, os laços que se referem às pessoas com deficiência e o que eles representam.


Ajudem a divulgar! Pessoas conscientes contribuem para uma sociedade mais equitativa!

 

Laços de Conscientização | Janeiro
Laços de Conscientização | Fevereiro
Laços de Conscientização | Março