Pular para o conteúdo principal

Símbolos de Acessibilidade

criado em 29/03/2023 - atualizado em 21/09/2023 | 15:40

A inclusão social tem ganhado cada vez mais destaque no cenário mundial. Com isso, os símbolos de acessibilidade passam a ser de extrema importância, pois, por meio deles é mais fácil identificar locais adaptados, melhor preparados e que podem ser utilizados com autonomia e segurança.


A ONU (Organização das Nações Unidas), com o objetivo de unificar os símbolos de acessibilidade, com uma identidade visual específica para cada, propôs uma forma mais fácil de entendimento para todas as pessoas, a informação sobre os espaços e as ofertas de acessibilidades.


Para a criação dos símbolos, um grupo composto por organizações da sociedade civil, juntamente com as organizações de pessoas com deficiência, de diferentes países, foram consultadas para que chegassem a um consenso global.


No Brasil, a Norma Brasileira de Regulamentação, NBR 9050/2020, foi criada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e trata exclusivamente sobre Acessibilidades, orientando de forma técnica as regras a serem observadas na execução da acessibilidade, ou seja, desde os símbolos que devem ser seguidos no Brasil, até às adaptações em edificações.


Vamos conhecer um pouco sobre os símbolos de acessibilidade, que favorecem a autonomia das pessoas com deficiência para acessar serviços, espaços diversos, conteúdos didáticos etc, de forma digna, independente, equitativa e com segurança.


Os símbolos acessíveis vão abranger o universo das pessoas com mobilidade reduzida, com deficiência física, com deficiência visual, com deficiência auditiva, nanismo, ostomizadas, autistas, dentre outras.


Vamos divulgar, e juntos, tornar Belo Horizonte uma cidade mais equitativa.