Pular para o conteúdo principal

Centro Especializado de Atendimento à Mulher – Benvinda

criado em 04/04/2019 - atualizado em 11/05/2022 | 15:02

Foto de uma sala do Centro de Atendimento à Mulher Benvida, com mesas e cadeiras para atendimento. Em uma parede ao fundo há um standart com o escrito BENVINDA

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança  Alimentar e Cidadania celebra os 25 anos de atuação do Centro Especializado de Atendimento à Mulher -Benvinda.

 

Em 1996 o CEAM Benvinda iniciou seus atendimentos, como projeto piloto, que funcionava no Centro de  Apoio e Convivência Gameleira, na Regional Oeste sendo à época batizado como Benvinda - Centro de Apoio à Mulher. Foi criado a partir das reivindicações dos movimentos de mulheres da cidade, sob o mote  “Quem ama não mata”, amplamente difundido nas décadas de 1980 e 1990.

 

A unidade está vinculada à Diretoria de Políticas para as Mulheres, da Subsecretaria de Direitos de Cidadania, que atua como coordenadora e articuladora da pauta dos direitos das mulheres na Prefeitura de Belo Horizonte. Funciona atualmente em sede própria no bairro Santa Teresa.

 

O CEAM Benvinda desenvolve o acompanhamento das mulheres considerando a sua autonomia e contribuindo  na construção de estratégias para o rompimento das situações de violência doméstica e familiar com base  no gênero, por meio de ações preventivas e emancipatórias embasadas na garantia de direitos. Oferece atendimento psicossocial, não  compondo em seu escopo a oferta de atendimento psicológico clínico.

 

 

Ícone de PDFCEAM Benvinda | 25 anos de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica

 

 

Saiba mais no Portal de Serviços.

Contato

Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Endereço: Rua Hermilo Alves, 34 - Santa Tereza (prox. a Avenida do Contorno)

Tel.: (31) 3277-4380 | (31) 98873-2036

Email: ceambenvinda@pbh.gov.br

Principais linhas de ônibus: 9103 / 9210 / SC01 / SC03