Pular para o conteúdo principal

Garis da Prefeitura limpando vias após inundações
Foto: SLU/ PBH

Garis trabalham durante e após a chuva para amenizar efeitos das inundações

criado em - atualizado em

Os garis da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) retiraram 150 toneladas de resíduos das ruas da cidade em virtude das chuvas ocorridas na quinta e na sexta-feira, dias 23 e 24. De domingo, dia 19, até ontem, dia 24, o acumulado somava 700 toneladas. Desde o início do período chuvoso, em outubro, até sexta-feira, dia 24, o balanço já alcançava 1.974 toneladas de resíduos extras decorrentes das chuvas.

 

A atuação dos garis durante os temporais, por motivos de segurança, se dá nos intervalos em que as chuvas diminuem a intensidade, com o recolhimento prioritário de objetos descartados que poderiam obstruir as redes pluviais e agravar os alagamentos. Quando a água escoa, além do recolhimento dos resíduos, há a raspação da lama e a lavagem das vias.

 

Na noite da última sexta-feira, dia 24, as equipes de limpeza urbana atuaram, principalmente, em ruas da Vila Fátima, Aglomerado da Serra, Luxemburgo, Sion e Santo Antônio e nas avenidas Francisco Sá, Silva Lobo e Mário Werneck. Na manhã deste sábado, dia 25, os garis retomaram o trabalho, removendo os objetos descartados pelas famílias atingidas pelas inundações.

 

Na região Oeste, os esforços foram concentrados na rua Úrsula Paulino próximo à ponte do córrego Cercadinho, nas avenidas Francisco Sá e Silva Lobo, na avenida Teresa Cristina, próximo à avenida Dom João VI e à rua Calixto. Na Nordeste, os garis fazem a raspagem da lama em vias e a remoção de resíduos em ruas do bairro São Paulo, Ribeiro de Abreu, Vila são Paulo e avenida Cristiano Machado.

 

Na Pampulha, os garis atuam na Vila Suzana, no bairro Santa Terezinha e também na avenida Sebastião de Brito, no Dona Clara. Já na região Leste, o principal atendimento é na avenida dos Andradas, com a remoção de lama e objetos volumosos. Na regional Noroeste, as ocorrências de maior destaque são em vias dos bairros Caiçara, Santo André e Padre Eustáquio. Já na região Norte, a limpeza está sendo feita nas imediações da avenida Cristiano Machado, principalmente na Vila Tomaz e bairro Primeiro de Maio.

 

A limpeza prossegue em toda a cidade durante o restante do dia. Desde quinta-feira, dia 23, a SLU mantém um contingente especial pronto para atuar com medidas emergenciais nos pontos que requerem maior atenção na cidade. São 61 equipes, divididas em três turnos: 7h às 15h, 13h30 às 21h30 e das 21h30 às 5h. Cada equipe conta com um caminhão basculante e oito garis, em um total de 488 profissionais. Além destas equipes, a SLU também disponibilizou 15 caminhões para transportar resíduos de maior porte, três pá-carregadeiras e cinco caminhões pipas.