10 December 2025 -
A Comissão Permanente de Apoio ao Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (Copagress), vinculada à Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), promove nesta quinta-feira (11) o 2º Seminário de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, reunindo especialistas, gestores públicos municipais, estaduais e instituições do setor.
A Copagress é formada por representantes das áreas de saúde, saneamento, meio ambiente, pesquisa, além de associações e conselhos profissionais. A programação inclui debates sobre atualização de normativas, inovações tecnológicas, logística reversa, economia circular, biossegurança e impactos da gestão dos resíduos de serviços de saúde nas mudanças climáticas.
Um dos destaques do seminário será a apresentação da experiência de Belo Horizonte na gestão de resíduos de serviços de saúde, com a participação de representantes das secretarias municipais de Saúde e Meio Ambiente, da SLU e das equipes de fiscalização da Prefeitura. O panorama da gestão desses resíduos em Minas Gerais, assim como seus avanços e desafios, será apresentado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
Outro tema relevante será a Economia Circular e a Logística Reversa na gestão dos resíduos de serviços de saúde, que será apresentado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. O seminário também contará com cases da Fundação Ezequiel Dias, Hemominas e Santa Casa, além de painéis sobre educação, mobilização social, biossegurança, tecnologias de tratamento e critérios técnicos para autoclavação.
Para a presidente da Copagress, Andrea Fróes, o seminário reforça princípios como logística reversa, economia circular e adaptação às mudanças climáticas, além de destacar o papel de catadores e garis no processo. “O objetivo é promover integração entre todos os segmentos envolvidos no gerenciamento, estimulando reflexões e a incorporação de inovações em consonância com as atualizações recentes da legislação e normativas sobre o tema", afirma.
A Copagress tem como principais atribuições acompanhar, apoiar tecnicamente e contribuir para a implantação, implementação, avaliação e atualização da Política de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde em Belo Horizonte.
Além do apoio da SLU e da Semad, o evento tem patrocínio da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) Nacional, Abes-MG, Sindicato das Empresas de Coleta (Sindilurb) e Crea-MG.
A programação completa do 2º Seminário de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde está disponível neste link.
