Pular para o conteúdo principal

PBH inicia plantio de 2 mil mudas para revitalizar área de bota-fora no Granja Werneck
Divulgação/PBH

PBH inicia plantio de 2 mil mudas para revitalizar área de bota-fora no Granja Werneck

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte inicia nesta terça-feira (9), a partir das 9h, o plantio de cerca de 2 mil mudas na Estrada do Sanatório, no Bairro Granja Werneck, Regional Norte, em área historicamente utilizada como bota-fora. O projeto visa transformar esse espaço urbano degradado em uma futura Rota de Flores, melhorando a paisagem e a qualidade ambiental da região.

Atualmente, a área sofre com acúmulo de resíduos e entulhos, o que atrai animais peçonhentos e aumenta o risco de doenças, representando um perigo à saúde pública. Com o cercamento e a preparação do terreno, já em andamento, a iniciativa busca revitalizar o espaço, promovendo segurança, bem-estar e valorização ambiental para a comunidade local.

O plantio simbólico das primeiras mudas será realizado com a participação da comunidade e de alunos de escolas próximas. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar os moradores sobre a importância de cuidar do ambiente e incentivar a adoção do projeto. Equipes da Subsecretaria de Fiscalização da Secretaria Municipal de Política Urbana (SMPU) já iniciaram blitzen educativas para conscientizar a população sobre os impactos do descarte irregular e apresentar a ação.

O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), em parceria com a SMPU, Administração Regional Norte, e tem o apoio da SLU, responsável pela limpeza da área. O plantio ocorrerá em três áreas ao longo da estrada, com o Metrô BH responsável pelo cercamento e instalação de placas informativas, enquanto a SLU fará a limpeza prévia e manutenção periódica. Haverá ainda interface com brigadas de incêndio para apoio em eventuais focos de fogo.

“Estamos muito felizes com a concretização desse projeto, com a união de vários esforços e uma frente de trabalho grande, envolvendo vários atores. O que está acontecendo é um presente para a cidade, que vai transformar a área com histórico de deposição clandestina e criminalidade em uma rota de preservação ambiental”, destaca a gerente de Acompanhamento de Ações Fiscais da SMPU, Nayara Menezes.

O secretário de Meio Ambiente, João Paulo Menna Barreto, ressalta que a ação é importantíssima também para a continuidade da intensa arborização de Belo Horizonte. “Estamos seguindo nossa meta, por determinação do prefeito Álvaro Damião, de plantar 50 mil novas árvores na cidade, neste ano”.

Combate aos bota-foras

A iniciativa integra as ações de combate às grandes áreas de deposição irregular de entulho da construção civil na cidade, que vêm sendo intensificadas nos últimos anos. De janeiro a setembro de 2025 foram realizadas 1.749 ações de fiscalização contra depósitos irregulares, três vezes mais que em 2024, sendo a maior parte dos materiais descartados irregularmente resíduos de construção civil (RCC).

Segundo o subsecretário José Mauro Gomes, a equipe Limpa Belô, criada em 2024, com dez fiscais, monitora obras, caçambas e realiza blitzen educativas. Desde 2021, a estratégia resultou na redução de 44% dos locais de grandes áreas de deposição irregular de entulho da construção civil , de 165 para 92 pontos críticos, com destaque para o Novo Anel, que eliminou 22 dos 29 pontos de descarte irregular.

Educação e conscientização ambiental

Paralelamente, o programa Fiscalizar e Educar orienta a população sobre o descarte correto de resíduos, destacando que os domiciliares devem ser descartados apenas pela coleta regular, enquanto grandes volumes devem ser levados às Uniadades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs) ou recolhidos por empresas licenciadas. A cidade conta com 35 URPVs.

Penalidades e denúncias

O descarte irregular é considerado infração ambiental grave, com multa de R$ 2.006,56 a R$ 16.052,73, e o responsável pelo transporte deve comprovar a destinação adequada. Denúncias podem ser feitas pelo Portal de Serviços da PBH, no PBH APP ou pelo telefone 156.