Pular para o conteúdo principal

Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa

criado em - atualizado em

A Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SMMA, apresenta os resultados do seu 7º Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), referente aos anos de 2014 a 2022, bem como traz as atualizações a partir de 2009, com o objetivo de estabelecer o perfil de emissões da cidade em uma projeção temporal na mesma base metodológica atualmente adotada. O presente relatório apresenta um histórico dos inventários no município, a descrição da metodologia e a apresentação dos principais resultados.
 

Neste relatório, qualquer cidadão, incluindo o Poder Público e também os especialistas técnicos, que planejam ações de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, pode ter acesso aos principais índices e suas origens: transporte, fontes de resíduos e fontes estacionárias. E ainda conseguirá acompanhar as alterações, principalmente aquelas decorrentes de ações de controle das emissões de gases de efeito estufa.
 

O inventário de GEE é um instrumento fundamental para se conhecer o nível de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e suas principais fontes. Trata-se de um documento indispensável para a análise das questões relacionadas à intensificação do efeito estufa, possibilitando gerar informações propositivas para uma política municipal de mudanças climáticas e para um plano de ação para redução das emissões dos GEE no município.
 

O Inventário de Emissões Diretas e Indiretas de Gases de Efeito Estufa de Belo Horizonte tem como objetivo realizar o levantamento das fontes e reportar as emissões e remoções dos GEE resultantes das atividades antrópicas.
 

Ele utiliza a Plataforma Climas, software desenvolvido pela Way Carbon com orientação geral do Global Protocol for Community - Scale GHG Emissions (GPC 2014), documento que compila as diretrizes gerais para confecção de inventários municipais de emissões de GEE.
 

O GPC 2014 compartilha da terminologia de diversos programas internacionais de reporte de emissões, entre eles o C40 Cities Climate Leadership Group, o International Local Government GHG Emissions Analysis Protocol (IEAP-ICLEI) e o GHG Protocol Corporate Accounting and Reporting Standard2.