Pular para o conteúdo principal

Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa

criado em - atualizado em

A Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SMMA, apresenta os resultados do 8º Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), referente aos anos de 2014 a 2023, bem como traz as atualizações a partir de 2009, com o objetivo de estabelecer o perfil de emissões da cidade em uma projeção temporal na mesma base metodológica atualmente adotada. O presente relatório apresenta um histórico dos inventários no município, a descrição da metodologia e a apresentação dos principais resultados.
 

Para esta oitava edição, a SMMA elaborou apenas os cálculos, sem montar um relatório. Todos os dados sobre as emissões de gases de efeito estufa na capital mineira podem ser acompanhadas no painel, que se encontra ao final desta página, e que é atualizado em tempo real.

 

Neste painel, qualquer cidadão, incluindo o Poder Público e também os especialistas técnicos, que planejam ações de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, pode ter acesso aos principais índices e suas origens: transporte, fontes de resíduos e fontes estacionárias.

 

O inventário de GEE é um instrumento fundamental para se conhecer o nível de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e suas principais fontes. Trata-se de um documento indispensável para a análise das questões relacionadas à intensificação do efeito estufa, possibilitando gerar informações propositivas para uma política municipal de mudanças climáticas e para um plano de ação para redução das emissões dos GEE no município.
 

O Inventário de Emissões Diretas e Indiretas de Gases de Efeito Estufa de Belo Horizonte tem como objetivo realizar o levantamento das fontes e reportar as emissões e remoções dos GEE resultantes das atividades antrópicas.
 

Ele utiliza a Plataforma Climas, software desenvolvido pela Way Carbon com orientação geral do Global Protocol for Community - Scale GHG Emissions (GPC 2014), documento que compila as diretrizes gerais para confecção de inventários municipais de emissões de GEE.
 

O GPC 2014 compartilha da terminologia de diversos programas internacionais de reporte de emissões, entre eles o C40 Cities Climate Leadership Group, o International Local Government GHG Emissions Analysis Protocol (IEAP-ICLEI) e o GHG Protocol Corporate Accounting and Reporting Standard2.

 

Acompanhe abaixo os dados atualizados do Painel de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE):