Pular para o conteúdo principal

Bolsa Moradia

criado em - atualizado em
Quatro pessoas estão sentados em um sofá. Duas crianças e dois adultos. Na parede, ao fundo deles, fotos antigas. Há, à esquerda, uma árvore de natal
Foto: Arquivo/PBH

O Programa Bolsa Moradia é direcionado para famílias removidas em decorrência de execução de obra pública; caso seja vítima de calamidade, tendo sido removida de área sem condições de retorno; caso resida em habitação precária, situada em área de risco ou em ocupação clandestina ou irregular; e caso seja família sem casa, habitando rua e viaduto do Município.
O encaminhamento para o Programa é feito pela própria Urbel, nos casos de remoção por obra e por risco geológico; e pela Subsecretaria de Assistência Social, nos casos de famílias sem casa, habitando rua e viaduto do Município.

Cabe ao beneficiário indicar uma nova moradia para vistoria e assinar um contrato com o locador, quando o imóvel é aprovado. Para a assinatura do contrato é necessária uma vistoria prévia do imóvel por um engenheiro da Urbel, com a finalidade de assegurar que a moradia não esteja em área de risco geológico; nem em faixa de servidão de rodovias, ferrovias e linhas de transmissão de energia elétrica da Cemig; e também que não tenha defeitos construtivos e condições insalubres. O valor do benefício é de R$ 800,00. 

O recibo original que comprova o pagamento do aluguel deve ser encaminhado até o dia 25 do mês. Enviar para o e-mail recibosbm@pbh.gov.br ou pessoalmente no BH Resolve (agendar em agendamentoeletronico.pbh.gov.br) ou na Urbel.

Os pedidos de vistoria de imóveis (somente para beneficiários) do Programa Bolsa Moradia devem ser feitos por mensagem pelo Whatsapp. (31) 98888-3207

Informação atualizada em janeiro de 2025

 

 

 

Bolsa Moradia