Bolsa Moradia
O Programa Bolsa Moradia é direcionado para famílias removidas em decorrência de execução de obra pública; caso seja vítima de calamidade, tendo sido removida de área sem condições de retorno; caso resida em habitação precária, situada em área de risco ou em ocupação clandestina ou irregular; e caso seja família sem casa, habitando rua e viaduto do Município.
O encaminhamento para o Programa é feito pela própria Urbel, nos casos de remoção por obra e por risco geológico; e pela Subsecretaria de Assistência Social, nos casos de famílias sem casa, habitando rua e viaduto do Município.
Cabe ao beneficiário indicar uma nova moradia para vistoria e assinar um contrato com o locador, quando o imóvel é aprovado. Para a assinatura do contrato é necessária uma vistoria prévia do imóvel por um engenheiro da Urbel, com a finalidade de assegurar que a moradia não esteja em área de risco geológico; nem em faixa de servidão de rodovias, ferrovias e linhas de transmissão de energia elétrica da Cemig; e também que não tenha defeitos construtivos e condições insalubres. O valor do benefício é de R$ 800,00.
O recibo original que comprova o pagamento do aluguel deve ser encaminhado até o dia 25 do mês. Enviar para o e-mail recibosbm@pbh.gov.br
Os pedidos de vistoria de imóveis (somente para beneficiários) do Programa Bolsa Moradia devem ser feitos por mensagem pelo Whatsapp. (31) 98888-3207
Informação atualizada em janeiro de 2025