Pular para o conteúdo principal

Histórico

criado em - atualizado em

A Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (URBEL) é a empresa pública responsável pela implementação da Política Municipal de Habitação Popular, criada em 1983. Naquela época, pela primeira vez em sua história, a cidade incluiu entre suas prioridades a habitação para a população de baixa renda, ao considerar as vilas e favelas como parte da estrutura urbana. A partir daí, a Prefeitura passou a intervir nestes locais, de forma planejada e organizada, com o propósito de integrá-los à chamada "cidade formal".

 
Antes de 1993, as ações da Prefeitura ficavam restritas a melhorias pontuais nas comunidades e na aplicação da lei do Profavela nos assentamentos em terrenos de propriedade do município. Estas ações eram caracterizadas pela falta de planejamento integrado e da previsão de urbanização completa, o que dificultava a efetiva elevação do padrão de qualidade de vida dos moradores
 

O Sistema Municipal de Habitação Popular vigente foi criado na década de 90 do século passado. Ele representou um avanço na luta pela moradia popular em nossa cidade. Sua conquista foi fruto da pressão e mobilização dos movimentos sociais e populares de luta pela habitação e reforma urbana, em parceria com gestores públicos, técnicos, urbanistas e especialistas no assunto. O sistema é constituído por um órgão executor, que é a URBEL; pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (SMOBI), e por instâncias participativas e deliberativas como o Conselho Municipal de Habitação e a Conferência Municipal de Habitação.