Pular para o conteúdo principal

Centralidade Waldomiro Lobo

criado em - atualizado em

PLANO PARA A CENTRALIDADE WALDOMIRO LOBO

 

O Plano Diretor de Belo Horizonte, Lei nº 11.181/19, identificou “porções do território municipal onde se pretende direcionar maior adensamento construtivo e populacional e promover a concentração de atividades econômicas” (Belo Horizonte/MG, 2019) com o objetivo de democratizar o acesso à infraestrutura urbana de qualidade, distribuir no território as atividades e os investimentos, estimular e qualificar novos pólos de desenvolvimento econômico, aproximar moradia das áreas de trabalho, serviços e lazer, mitigar riscos ambientais e atender às premissas de desenvolvimento sustentável. Essas porções foram classificadas como Centralidades Regionais - áreas junto aos grandes corredores de transporte coletivo - e Centralidades Locais - vias de comércio e serviços locais, com presença de transporte coletivo.

 

Embora identificadas como potencialmente capazes de induzirem o desenvolvimento urbano sustentável do entorno, as centralidades enfrentam problemas diversos que impedem ou dificultam efetivar esse papel.

 

Com vistas à reversão desse quadro e pretendendo potencializar e estruturar a rede de centralidades, foi instituído o Plano de Qualificação das Centralidades - PQC, por meio da Portaria  Conjunta SMPU/SMOBI/URBEL/SUDECAP/BHTRANS/SUMOB/FMC/SMMA N° 015/2022.

 

No segundo semestre de 2022, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com a equipe técnica da  Subsecretaria de Planejamento Urbano (SUPLAN), contratou uma consultoria técnica para o desenvolvimento de um estudo que reuniu estratégias para promover a requalificação das Centralidades de Belo Horizonte com base nas diretrizes e critérios estabelecidos no Plano Diretor, bem como na Deliberação Normativa do Conselho Municipal de Política Urbana que definiu diretrizes para as áreas das centralidades (DN/COMPUR 01/2021).

 

Esta iniciativa serviu e servirá como base para a implementação de outras ações concretas, com a participação da comunidade local e de diversos parceiros, visando a qualificação desta e de outras centralidades, buscando um desenvolvimento urbano mais compacto, sustentável e resiliente da cidade de Belo Horizonte.

 

A Centralidade Waldomiro Lobo foi escolhida como projeto piloto para elaboração do Plano em função de suas características urbanísticas, que a tornam um centro econômico relevante dentro da Regional Administrativa Norte, além de ser um eixo de articulação importante entre Belo Horizonte e a Região Metropolitana. O Plano é composto por 5 relatórios sendo eles: